Drivfit, S.A.

Drivfit - Cobrança indevida

Vinicius Gomes
Vinicius Gomes apresentou a reclamação
3 de novembro 2023
Prezado, venho por meio deste canal manifestar minha reclamação à Drivfit/Bluwalk Lda em relação à uma cobrança abusiva de alegado "dano" de uma viatura alugada para fins de atividade TVDE. No dia 18/03/2022 eu levantei a viatura Opel Grandland 60-XU-31 na oficina MCoutinho (no Porto) sendo que conduzi esta somente por 19 dias (cerca de 4.000km), tendo feito a devolução da mesma no dia 05/04/2022 (troquei por outra viatura). Acontece que na devolução me foi cobrado um valor indevido de 199,00€ por um "alegado" dano na parte interna da porta dianteira, pois bem aos fatos:
1) ao mencionado dano fica evidente em foto (anexa) tratar-se de um desgaste de utilização de longo prazo pois tal estado não seria possível em uma utilização tão curta (19 dias de aluguer);
2) a fornecedora do serviço jamais apresentou prova de que este dano não existisse no momento do levantamento da viatura. O ônus do prova nunca foi apresentado por eles, mesmo que eu tenha solicitado por e-mail e telefone mais de uma vez. Ressalto que no ocasião do levantamento da viatura o inspetor sr Vitor Seabra me disse que "não valia a pena relatar mais danos" uma vez que o relatório de entrega "só têm 20 campos" para relatar/detalhar danos (e essa viatura já tinha mais do que 20 danos prévios) logo seria TECNICAMENTE IMPOSSÍVEL discriminar todos os danos já existentes no relatório no momento do levantamento da viatura (anexo);
3) por último reforço que a prática de cobrar "pequenos" danos dos motoristas é conhecida na praça e abusiva por parte da empresa. O valor pago nestes danos não são aplicados em reparos, é apenas mais uma fonte de renda do fornecedor, descaracterizando a atividade principal que é o aluguer para TVDE (sendo carros que rodam 1500 a 2000 km/semana, é óbvio que haverá pequenos desgastes, que deveriam estar na "conta" do aluguer semanal). Logo, se estes valores cobrados por danos de cada motorista fossem de fato aplicados em reparos, não haveriam danos a apontar no relatório de levantamento de viaturas usadas.

Ressalto que já havia publicado esta reclamação no "Livro de Reclamções" de número ROR00000000044649222 em Outubro de 2022 e até agora não tive nenhuma resposta (segue status em análise). Total DESCASO por parte da empresa.

Desta forma peço a revisão desta cobrança com a devolução do valor.
Agradeço a atenção, com os melhores cumprimentos.
Data de ocorrência: 3 de novembro 2023
Drivfit
8 de novembro 2023
Caro Vinicius,

Esperamos que este email o encontre bem.

Acusamos a receção da sua reclamação, à qual prestamos a máxima atenção.

Relativamente à situação que nos reportou e após analise da mesma, informamos que por parte da Drivfit todos os procedimentos para resolução do tema em causa foram ativos, efetuados e devidamente transmitidos para a empresa em questão.

Solicitamos desta forma que verifique a resposta / informação presente na reclamação efetuada na outra plataforma.

Com a mais elevada estima, vamos dar esta reclamação como encerrada e estamos disponíveis a recebê-lo de novo numa futura oportunidade.

Uma vez mais às as nossas mais sinceras desculpas por qualquer inconveniente causado, tanto como na demora como na interação.

Equipa Drivfit
Vinicius Gomes
Vinicius Gomes avaliou a marca
23 de novembro 2023

Problema resolvido após reclamação no Portal da Queixa. Me devolveram o valor injustamente cobrado integralmente, assumiram o erro e pediram desculpas. O único pormenor deste caso todo fooi que, eu já havia registado a reclamação 1 ano atrás no "Livro de Reclamações Online" e nada havia acontecido... não entendo porque não tratam os problemas também por aquele canal, mas enfim, RESOLVIDO!