E-REDES Marca Recomendada
E-REDES - Distribuição de Eletricidade, S.A.

• Rua Camilo Castelo Branco, 43

E-REDES - Cobrança indevida de serviço não solicitado

Abel Fernando Pinto
Abel Pinto apresentou a reclamação
6 de março 2024
Sou proprietário de uma garagem box sita na Rua Padre Baltazar, 29 D GR8, na Costa da Caparica. Existe um quadro comum onde estão instalados todos os contadores das 12 garagens. No passado mês de Janeiro a E-Redes marcou-me uma contagem especial alegando o motivo de não conseguir aceder ao contador, estranhei a alegação e contactei via telefone questionando se só não tinham acesso ao meu contador, visto estarem os 12 contadores no mesmo quadro e só não tiveram acesso ao meu. A funcionária que me atendeu não soube dar-me uma explicação. O técnico que foi fazer a leitura, só fez a leitura do meu contador e também não me soube explicar a razão de só o meu contador necessitar de ser lido; mais, o referido técnico afirmou-me que a contagem especial não seria paga. Em 2024-02-13 recebi a factura onde a SU Electricidade me cobrou 7,51€ + IVA, no total de 9,24€ pela leitura. Fui informado pela SU Electricidade que este valor foi cobrado por solicitação da E-Redes.
Data de ocorrência: 6 de março 2024
6 de março 2024
Caro(a) Abel Fernando Pinto,

Estamos a analisar a situação que nos apresentou.

Entraremos em contacto consigo com a maior brevidade possível.

14 de março 2024
Caro Sr. Abel Fernando Pinto,

Informamos que esclarecemos a situação que nos reportou, através do email n.º 100065599577 de 14-13-2024.

Após o encerramento desta queixa irá receber um inquérito de satisfação. A sua resposta a esse inquérito é muito importante para nós. Pedimos que o preencha, ajudando-nos a melhorar o serviço que prestamos.

14 de março 2024
A E-Redes enviou-me a seguinte resposta:
1. Acusamos a receção da queixa identificada em assunto de 6 de março de 2024, acerca da impossibilidade de recolha de leitura - realização de leitura extraordinária, da instalação com o código ponto de entrega (CPE) n.º PT0002000069837315WA, que mereceu a nossa melhor atenção e análise.
2. Relativamente à questão da localização do contador, cumpre-nos informar que, embora os contadores das garagens se encontram instalados numa bateria, e que o acesso ao mesmos se faz pelo exterior do prédio, é necessário a presença de alguém que tenha o comando de abertura do portão, facto que obsta à recolha das respetivas leituras pelos agentes desta empresa.
3. À data de 17.10.2022, não nos foi possível recolher a leitura do seu contador, bem como de outros dois localizados na mesma bateria, ressalvando que a maioria dos contadores estão já integrados em Rede Inteligente, não havendo por esse motivo a necessidade de recolha de leitura e a substituição do contador da sua instalação está pendente da sua disponibilidade.
4. Por imposição legal e regulamentar, em instalações sem telecontagem ativa, quando a leitura não é recolhida, como foi o caso, o Operador de Rede deve informar o cliente de que foi tentada, sem êxito, a leitura direta do equipamento de medição.
5. Nas cartas que lhe enviámos em anexo, pedíamos que nos comunicasse a leitura ou nos desse acesso ao contador, explicando-lhe as consequências e os custos futuros da falta de leitura, às quais não obtivemos qualquer resposta.
6. Não existindo qualquer comunicação por parte do cliente, o Operador de Redes deve promover a realização de uma leitura extraordinária, com os respetivos custos inerentes da responsabilidade do cliente.
7. Com efeito, após várias deslocações sem sucesso para recolha daquela leitura extraordinária, somente nos foi possível realizar a mesma a 21 de dezembro de 2023.
8. Nestes termos, e embora lamentando a situação que nos expôs, somos forçados a declinar a responsabilidade que nos pretende imputar, porquanto, procedeu esta empresa de acordo com o legalmente previsto.

Os pontos 3 e 5 contêm inverdades, nomeadamente:
3. Dos 10 contadores instalados, só 3 permitem a telecontagem e não a estão a realizar porque o led está sempre vermelho e, segundo me informaram, estes contadores só enviam as leituras por telecontagem quando o led está verde. De qualquer modo, em 21 de dezembro de 2023, o técnico que se deslocou ao local e que entrou quando eu abri a porta da garagem para tirar o carro (porque não sabia que ele se iria lá estar) efectuou a contagem apenas e só do meu contador.
5. Não recebi qualquer carta da E-Redes.
Assim, mantenho em aberto esta reclamação bem como a pretensão de me ser devolvido o valor da leitura especial e de ser ressarcido do tempo que este assunto já me fez perder.
19 de março 2024
Caro(a) Abel Fernando Pinto,

Informamos que esclarecemos a situação que nos reportou, através do email n.º 100066251322 de 19-03-2024.

20 de março 2024
A E-Redes continua a insistir no mesmo e a repetir as mesmas inverdades que, por não corresponderem à verdade, não posso nem quero aceitar.
Caro Sr. Abel Fernando Pinto,

Informamos que esclarecemos a situação que nos reportou, através do email nº 100066536438 de 25-03-2024.

25 de março 2024
Adquiri a garagem em 1996; o local dos contadores não mudou e só agora a E-Redes tem problemas em aceder aos contadores para efectuar as contagens????? E, como se isso só por si não fosse muito estranho, marca uma contagem especial para cada um dos contadores!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Abel Fernando Pinto
Abel Pinto avaliou a marca
25 de março 2024

Sinto que a E-Redes me está a roubar empunhando a lei como arma.