Easy Marca
Easy Marca
55.6
Furtado - Marcas E Patentes, S.A.
  • Av. Duque d Avila, nº 66 - 7º
    1050-083 LISBOA
  • info@easymarca.pt

Easy Marca - Cobrança indevida

Sara Afonso
Sara Afonso apresentou a reclamação
4 de janeiro 2022
Após pedido de registo de marca no INPI, recebemos uma carta da Easy Marca com uma cobrança no valor de 338,25€ por um serviço de vigilância de marca referente a um período de dez anos, a contar a partir de dezembro de 2021. Assumindo que se tratava de uma empresa parceira do INPI, procedeu-se ao pagamento.
Contudo, recentemente apercebemo-nos que se trata de um método agressivo e pouco claro para cobrar um serviço que em nada acrescenta ao que o INPI se compromete a fazer com um registo da marca. Embora a empresa em questão especifique na parte superior da carta "Serviço de Vigilância de Marca", a carta não apresenta qualquer esclarecimento/explicação sobre o serviço, constando apenas a entidade, referência e montante para pagamento. Esta apresentação tão direta leva a crer que se trata de um pagamento adicional a uma subscrição automaticamente consentida aquando do registo pelo INPI.
Esta prática pouco ética é uma forma de ludibriar as empresas para que contratem um serviço absolutamente desnecessário.
Data de ocorrência: 6 de dezembro 2021
Sara Afonso
Sara Afonso avaliou a marca
19 de janeiro 2022

O único problema desta marca é que atua de uma forma pouco ética. De acordo com os direitos do consumidor, não lhe deveria ser permitido enviar cartas, com uma explicação sucinta, a letras pequenas/médias, abaixo do pedido de pagamento. Utilizar dados públicos para enviar correio para ver quem cai na "esparrela" é uma prática questionável.

Passou se comigo o mesmo que aconteceu a várias pessoas que aqui colocaram a reclamação desta marca. Não entendo como é possivel enviarem uma carta sem nenhum esclarecimento prévio e sem uma informação clara e objetiva . Além disso, não conhcendo esta marca, não entendo como conseguem aceder aos meus dados de registo de marca.

19 de janeiro 2022

Eles acedem ao Boletim de Propriedade Industrial. Lá eles conseguem saber a marca a ser registada, a Empresa que fez o pedido, o n.º do processo e as categorias. A partir daí, é só pesquisar o nome da empresa no Google e aparece a morada completa, permitindo que entrem em contacto.

Não precisam de pesquisar no Google. Eles acedem ao número de processo no Boletim de Propriedade Industrial como disse a Sara , de seguida, na página do INPI fazem " Pesquisar marca " somos direcionados para os serviços online, em outras pesquisas pode-se inserir o número de processo, uma vez no processo, no menu dos detalhes do lado esquerdo selecionamos " Entidades intervenientes " é nessa página que está a morada e o nome. Eles descobriram onde eu estou, mas eu também sei onde eles estão https://www.einforma.pt/servlet/app/portal/ENTP/prod/ETIQUETA_EMPRESA_MARCA/nif/504981960/marca/EASY%20MARCA/
* PROIBIDO *://furtado.pt/contactos/