Easypay - Instituição de Pagamento Lda
  • Rua Soares Passos 14 B
  • correio@easypay.pt

Easypay - Ausência de resposta a deficiente funcionamento da plataforma e perda de dados

Renato Marques apresentou a reclamação
12 de fevereiro 2024
Sou cliente da Easypay, alguns anos. Erros e problemas técnico têm acompanhado esta nossa parceria.
A última e mais grave, foi por mim detetada a 05/02/2024 quando verifiquei na plataforma backoffice, que os ficheiros criados de cobrança a clientes via Sepa Débito Direto, tinham simplesmente desaparecido.
Tal facto levou à não cobrança dos valores aos nossos clientes, implicando um débito aos mesmo fora da data acordada.
Depois de contactar telefonicamente os serviços, foi- solicitado que remete-se um pedido de apoio via email, nesse mesmo dia 05/02/2024 remeti o email, tendo recebido uma resposta automática, e desde então 7 dias passados nem uma explicação ou justificação para o sucedido.
Esta posição demonstra um total desrespeito pelo cliente e uma ausência de sentido de responsabilidade comercial lamentável.
Saliente-se que se estivesse à espera de uma resposta estaria 7 dias à espera das cobranças a efetuar.
Data de ocorrência: 5 de fevereiro 2024
Caro cliente,

Conforme contacto por telefone de há instantes, foram esclarecidas todas as dúvidas relativamente à situação reportada.

Queremos reiterar o nosso compromisso em fornecer um serviço de alta qualidade e garantir que as suas necessidades sejam atendidas da melhor forma possível.

Agradecemos a sua compreensão, sendo que estaremos sempre á sua disposição para poder fornecer esclarecimentos adicionais através dos seguintes contactos.

Email: correio@easypay.pt
Telefone: 300 600 374

Muito obrigada,
Boa Tarde,
Grato pela vossa resposta.
No entanto as dúvidas não foram esclarecidas, pois ainda não existe uma resposta ao problema reportado. Somente foi indicado que a equipa técnica está a desenvolver esforços para uma resposta ao sucedido.
Como se trata de caso reincidente, a ausência de resposta em tempo útil, e não se pode considerar tempo útil 7 dias, não é solução para um cliente. Coincidindo a resposta no mesmo dia em que teve lugar esta nossa reclamação no Portal da Queixa.
13 de fevereiro 2024
Caro Renato Marques, bom dia.

Confirmamos que no dia 5 de fevereiro criou os pagamentos recorrentes e não teve qualquer problema. Em paralelo, a equipa de engenharia iniciou a investigação da alegada perda de dados, que à partida nos parecia muito pouco provável, porque, caso fosse esse, o caso teria afetado outros clientes e teria sido detetada pela alarmística implementada.

A equipa de engenharia da easypay concluiu que não existiu nenhuma perda de dados. Esta é a principal razão para a demora na resposta ao vosso pedido. A Easypay é conhecida no mercado por ser rápida a responder aos seus clientes, mas situações "anormais" como as que sugeriu demoram obviamente mais tempo a serem investigadas.

Todos os serviços utilizados pela vossa empresa estão registados no menu de web services > status api, disponível no vosso backoffice. Através deste menu poderá confirmar que não fez os pedidos que refere ter realizado.

Adicionalmente verificámos que está a utilizar os pagamentos recorrentes com um mês de validade e limitados a apenas uma cobrança, estando a distorcer o modo de utilização de pagamentos recorrentes. Na prática, todos os meses cria novamente pagamentos recorrentes para os mesmos ordenantes (seus clientes). Esta poderá ser a razão pela qual refere ter alguns problemas técnicos com a utilização de pagamentos recorrentes. Não serão problemas técnicos, mas respostas do sistema a uma utilização irregular do serviço.

Em alternativa sugerimos a utilização de pagamentos frequentes. Estes diferem dos acima referidos uma vez que cria na primeira utilização a autorização de débito em conta e nas seguintes situações, faz referência a essa autorização para poder cobrar os valores mensais. A data de cobrança e o valor a cobrar podem variar de mês para mês, dando-lhe assim a flexibilidade que parece procurar.

Estamos disponíveis para em conjunto vos ajudar a efetuar os primeiros pagamentos frequentes.

Email: correio@easypay.pt
Telefone: 300 600 374

Muito obrigado,
14 de fevereiro 2024
1º- A vossa tentativa de camuflar a falha que originou a perda de dados no vosso backoffice, é lamentável. Sobre os débitos a que fazem referência no dia 05 de fevereiro foram CRIADOS PELA SEGUNDA VEZ, depois de ter detetado a vossa falha que AINDA NÃO SOUBERAM EXPLICAR e não tiveram a cordialidade de pedir desculpa ao cliente.

2º- O facto de concluirem que por defeituoso funcionamento do vosso backoffice e de não conseguirem explicar os erros ocorridos, não vos dá o direito de chamarem de mentiroso ao cliente. Sobre assunto receberam através da minha advogada a resposta legal e os procedimentos para uma retratação. Pois V. Exas., não conseguiram provar a vossa afirmação.

3º- A forma como utilizo os a criação dos ficheiros não é restritiva nem obrigatória. Aliás, para que quem utiliza os vossos serviços fique a conhecer, passo a explicar: utilizo a forma de criar os débitos dos meus clientes cada vez que tem lugar a um pagamento, sem utilizar a opção recorrente, disponível de escolha na vossa plataforma, logo não pode ser considerada obrigatória / vinculativa, porque o tendo utilizado inicialmente, verifiquei que as datas de cobrança e transferência dos valores, não eram por V. Exas., cumpridas.

4º- Mais uma vez se verificou que esta perda de dados na plataforma backoffice, RECORRENTE, não traz segurança para nós, o vosso cliente nem confiança com quem junto dos meus clientes trabalho.

Conclusão: Uma vez mais a Easypay, sem quaisquer respeito pelo cliente, pelos transtornos e prejuízos causados, nem tem a boa prática comercial de efetuar um pedido de desculpas ao cliente pelo sucedido, tentando passar uma imagem pública de que o cliente mente e não sabe manusear a aplicação. Mas soluções às vossa falhas não as indicam nem de desculpam pelas mesmas.

Ao público em geral que possa utilizar ou vir a utilizar estes serviços, deixo um conselho:
- tirem printscreens das vossas operações para que quando algo do género acontecer, possam comprovar e assim não deixar que vos chamem mentirosos, que os registos foram efetuados, registados, dados como certos, mas depois simplesmente desaparecem.
15 de fevereiro 2024
Caro Cliente,

Lamentamos o tom e o conteúdo da sua última interação no Portal da Queixa a respeito da situação que reclamou.

Conforme lhe foi transmitido em 13 de fevereiro de 2024 a equipa de engenharia da easypay analisou a situação reportada e concluiu que não existiu a perda de dados que invocou.

Deste modo, e exceto se nos enviar evidência da perda de dados que refere para, se for o caso, reapreciarmos a sua reclamação, daremos o assunto por encerrado.

A equipa da Easypay está, como sempre, disponível para o apoiar no uso dos serviços que prestamos e na resolução das dificuldades que possa encontrar no uso dos mesmos.

Muito obrigado,
15 de fevereiro 2024
Boa Tarde
O conteúdo e tom da minha ultima interação, tem a ver com o facto de V. Exas., de forma dissimulada terem chamado ao cliente de mentiroso. Já diz o ditado português, "consoante a música assim a dança".
Sobre as provas de evidência a que V. Exas., fazem referência, é claro que se as mesmas desapareceram da vossa plataforma, não se podem comprovar. Até porque, existia uma confiança nesses serviços que se perdeu. No entanto e sobre esse assunto já tomei as devidas providências de me munir de provas para, esperemos que não, volte a suceder a mesma situação.

Sobre o encerramento da Reclamação e como foi iniciada por mim, cabe-me esse privilégio. Mas sim vou dar a mesma como encerrada, até porque a minha conclusão e opinião, é de que da parte dessa entidade, não existe a amabilidade e o profissionalismo em admitir uma falha um erro.

Reclamação Encerrada
Renato Marques avaliou a marca