El Corte Inglés
El Corte Inglés Marca do Mês
El Corte Inglés - Grandes Armazéns S.a

El Corte Inglés - Anulação da compra da ps5

Ricardo Oliveira apresentou a reclamação
20 de novembro 2020 (editada a 4 de dezembro 2020)
Venho por este meio mostrar a minha total indignação, o meu desagrado e a minha insatisfação na forma como fui tratado pelo El Corte Inglés naquela que será provavelmente a minha última compra nesta cadeia de lojas.

Dia 18 fui um dos poucos que conseguiu comprar online a versão digital da PS5 na loja online do El Corte Inglés. Preenchi todos os dados, fiz a encomenda, a mesma foi aceite e paguei o valor de 399€ (o qual me foi imediatamente retirado da conta).

Infelizmente não sabia a surpresa desagradável e os problemas que adviria de comprar no El Corte Inglés.

No dia seguinte, dia 19, ligam-me a informar que houve um erro informático, que venderam mais consolas do que aquelas que possuíam em stock e que por isso não poderiam garantir a entrega das mesmas na data prevista, Dezembro deste ano. E que devido a isso estavam a ligar para os clientes a perguntar se queriam anular a compra ou esperar na mesma por ela, informando-me que caso anulasse o dinheiro seria devolvido em 42h.

Eu disse que queria manter a encomenda activa, que compreendo totalmente o atraso da entrega e que para mim não haveria problema em receber a consola assim que fosse possível. Ficaram de me ligar em 2 semanas a avisar-me do ponto de situação da mesma.

Hoje, dia 20, para minha grande surpresa ligam-me de volta e forçosamente dizem-me que sou obrigado a anular a minha encomenda pois não há outra hipótese que não anular e que só poderiam entregar as mesmas a alguns clientes! Também me disseram que receberia o dinheiro, não em 42h como no dia anterior me disseram, mas sim em 7 dias úteis.

Volto a ligar para o El Corte Inglés e sou atendido por uma pessoa diferente que me diz que não era obrigado a fazer a anulação da mesma, como me foi dito pela anterior pessoa, e que mesmo a encomenda tenha sido anulada pelo El Corte que eu ficaria numa lista de espera para uma futura possível pré reserva.

Digam-me, mas andamos a brincar com os clientes com estas constantes desinformações, confusões, anulações e etc?

Eu inquiro:

- Se eu paguei por uma pré-reserva porque razão a anulação? Por ventura o El Corte Inglés nunca receberá stock de PS5 Digital? Pois o conceito de uma pré reserva é que eu estou a pagar pelo direito, que me foi retirado, em ser dos primeiros a receber a consola aquando da existência de stock.

- Se aceitaram a minha encomenda e receberam o meu pagamento imediatamente, como a outros clientes, porque razão sou eu prejudicado e forçado a anular a minha encomenda? Qual a base para escolher quais clientes recebem e quais não recebem? Será que os clientes que irão receber o que é seu por direito são aqueles que fincam pé e exigem aquilo que é seu por direito?

- Sempre é verdade que estou numa lista de espera e de primazia para a compra da PS5 em relação ao público em geral?

Sinto que o El Corte Inglés esta a forçar a anulação de encomendas a uma parte dos clientes para que alguns outros as recebam sem problemas; que a confirmar-se levanta graves problemas de ética, de descriminação de clientes e de violação de direitos do consumidor.

É este o apoio ao cliente?
É este o serviço prestado por quem paga imediatamente e cumpre todas as regras e deveres?

Contra os meus direitos como consumidor, o que acontece com isto tudo é que me foi retirado o dinheiro, foi-me retirado a compra e o direito da pré-reserva pela qual paguei, a minha encomenda foi forçosamente anulada e apesar de ter sido dos poucos a conseguir fazer a compra online acabo por voltar à estaca zero de todos aqueles que não conseguiram sequer comprar online.

Sinceramente, esta péssima experiência e serviço leva-me fortemente a considerar que será esta a última compra que faço na cadeia El Corte Inglés.

Irei prontamente também fazer uma queixa no Livro de Reclamações.
Extremamente desiludido e sinto-me enganado e mal servido.
Esta situação causou-me um extremo transtorno.

Data de ocorrência: 20 de novembro 2020
El Corte Inglés
21 de novembro 2020
Estimado Sr/Sra Ricardo Oliveira

Serviço de Atenção ao Cliente
3 de dezembro 2020
Após duas semanas ainda não fui contactado por ninguém.

O El Corte Inglés não me respondeu, não ofereceu soluções, não me contactou e ignorou até hoje a minha reclamação.

Vergonhosamente após este tempo ainda continuo a aguardar uma resolução ou compensação.
15 de dezembro 2020
Após quase um mês e ainda não fui contactado por ninguém.

O El Corte Inglés não me respondeu, não ofereceu soluções, não me contactou e ignorou até hoje por completo a minha reclamação e nem se dignou a me dar uma qualquer resposta.

Vergonhosamente, após este tempo todo, ainda continuo a aguardar uma resolução ou compensação.
22 de dezembro 2020
Passou mais de um mês e o El Corte Inglés não me respondeu, não ofereceu soluções, não me contactou e ignorou até hoje por completo a minha reclamação.

Contactei directamente, há mais de uma semana, o Apoio ao Cliente e mesmo assim infelizmente não obtive qualquer resposta.
Ricardo Oliveira avaliou a marca
7 de janeiro 2021

Faz quase dois meses desde que escrevi esta minha queixa e vergonhosamente o El Corte Inglés ignorou-a por completo. Não recebi nenhuma resposta, não me foi oferecida nenhuma solução, não foi respondida ou esclarecida nenhuma questão que aqui coloquei. Fui completamente ignorado e deixado sem resposta mesmo enviando um e-mail pessoal directamente para o Apoio ao Cliente. Fico com a certeza que nunca mais comprarei nada no site do El Corte Inglés. Pela minha própria experiência, e pelos imensos comentários que aqui leio, comprar online pelo El Corte Inglés é decisão certa para ter problemas e acabar extremamente frustado, insatisfeito e mal servido. Não recomendo.