Empresa Metropolitana de Estacionamento da Maia, EM
  • mobilidade@emem.pt

EMEM - Multa

Eva apresentou a reclamação
16 de agosto 2022
Hoje pelas 10h17 desloquei.me ao centro da Maia para o levantamento de um exame e estacionei o meu veículo em zona de parquímetro, após isso verifiquei que não tinha moedas para colocar na máquina, não sendo possível colocar notas ou cartão de MB e não havendo outros locais onde deixar o veículo sem ser a pagar na zona, acabei por me deslocar por 5 a 10min e quando voltei já continha a multa no visor do meu carro. Não encontrando qualquer agente da EMEM no local deixo a minha reclamação para que seja analisada.
Sugiro que reformulem as máquinas de parquímetro porque sendo a única opção de uso com moedas não é de todo acessível.
Data de ocorrência: 16 de agosto 2022
EMEM
Exma. Senhora,
A sua reclamação mereceu a nossa melhor atenção e lamentamos o facto de ter sido autuada, no entanto e atendendo ao principio de que a atuação dos agentes de fiscalização é efetuada no respeito do primado da legalidade, o facto de ter estacionado num curto de espaço de tempo em ZEDL (Zona de Estacionamento de Duração Limitada) não desconsidera a infração praticada, uma vez que violou a norma vertida no artigo art 71º. n.º 1 al. d) do CE. No presente caso é indiferente ter estacionado 1 ou 10 minutos.
Quanto à forma de pagamento existente nos equipamentos, para além da possibilidade de colocar moedas, existe a APP Via Verde Estacionar sem necessidade de usar moedas e beneficia sempre de 15 minutos gratuitos.
Ainda não temos conhecimento que o pagamento em ZEDL possa ser efetuado a partir do multibanco, mas fica sempre a sugestão da qual agradecemos.
Alertamos ainda para o facto do valor do pagamento voluntário estar apenas ativo por um período de 72 horas , decorrido este prazo será instaurado o competente auto de contraordenação, com agravamento de taxa (€30,00) ao abrigo do disposto no artigo 14º n.º 4 e 6 do Regulamento Geral de Estacionamento e Parqueamento do Concelho da Maia.
Com os melhores cumprimentos e ao dispor.

Empresa Metropolitana de Estacionamento da Maia, EM
Praça Dr. José Vieira de Carvalho, Torre Lidador 14º piso
4470-202 Maia
16 de agosto 2022
Não tinha conhecimento nem sou utilizadora da Via Verde. Uma pessoa não tem nem oportunidade de tentar destrocar € nem de se justificar de tal infração visto que fui multada pelas 10h23 e assim que voltei ao carro, 10min após ter estacionado, já não se encontrava qualquer agente da EMEM.
Sei que não tenho provas mais acertadas do feito mas também não me daria ao trabalho de expor tal situação a não ser verdade.
Contudo, irei cumprir com as minhas obrigações.