Ename SA

Ename - Reclamação legion 5

Margarida Marques
Margarida Marques apresentou a reclamação
21 de agosto 2023
Aquando da altura da aquisição de um computador lenovo legion 5 realizei um seguro diretamente com a marca Lenvo/Ename contra todos os riscos durante 2 anos, neste estariam incluidos derrames, quedas, falhas estruturais, sobretensões, etc (https://www.lenovo.com/pt/pt/adporgRef=https%253A%252F%252Fwww.google.com%252F).
Tive um acidente onde caiu água sobre o portátil e acionei o seguro para proceder à reparação. Este foi embalado nesse mesmo dia e recolhido no domicilio 24 horas depois. Sou contactada pela ENAME, onde dizem que o acidente não está coberto pelo seguro porque foi demasiada água e enviam as clausulas do seguro. Contudo, esta foi a primeira vez que tive acesso ao contrato, até este momento a ENAME/Lenovo não me tinham enviado o contrato (quase após dois anos de ter feito o seguro), apenas tinha a informação acima mencionada. Nas clausulas do contrato dizem que o derrame só pode ser por cima do teclado, nunca mencionado a quantidade de água que pode cair sobre o mesmo, neste caso até foi por cima do teclado mas a água foi muita espalhando-se por completo no computador. No tempo de espera para a recolha o computador esteve embalado, em diversas posições vertical e horizontal, onde por consequinte fez a dispersão da água. Quando fiz o reporte do acidente, a lenovo não me deu indicações de como o computador deveria estar
Procedo a uma queixa pois Ename/Lenovo não procedeu corretamento em diversos pontos:
-Não assumem a reparação do equipamento mesmo tendo o seguro;
- Não me foi enviado nenhum contrato, apenas o recibo. Apenas tenho conhecimento das restrições após o acidente. Algo, ilegal.
- Não me foi possível falar com o responsável do apoio ao cliente.
Data de ocorrência: 21 de agosto 2023
Ename
21 de agosto 2023
Estimada Margarida Marques,

Agradecemos o vosso contacto, o qual mereceu toda a atenção.

Informamos que o seu equipamento, está com líquido no interior e não pode ser reparado ao abrigo da garantia do fabricante, e por este motivo foi emitido o orçamento de reparação.

Já em relação ao seu seguro que menciona ter adquirido no momento da compra, podemos informar-lhe que ENAME em quanto centro técnico não celebra quaisquer contratos/seguros com os clientes.

Por isso entendemos que a sua reclamação deve ser dirigida junto da entidade com a qual celebrou o contrato/seguro, e não contra nós o centro técnico.

Estaremos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.

Sem outro assunto,

ENAME S.A.
Margarida Marques
30 de agosto 2023
Na garantia está descrito, apenas, que o a água tem de cair sobre o teclado, nunca mencionando o volume de água nem as limitações da sua dispersão. A conclusão do relatório do técnico para o não arranjo do equipamento foi:
"não podemos aceitar que tenha sido apenas um pequeno derrame de líquido a causar tantos danos.".
Ou seja, a interpretação da claúsula do contrato não é a correta.

Assim, a reclamação na ENAME é justificada e válida.
Ename
30 de agosto 2023
Estimada Margarida Marques,

Relativamente ao que refere, podemos informar que ENAME, em quanto centro técnico oficial da LENOVO, segue as indicações do nosso parceiro (LENOVO); sendo que o seu seu equipamento, apresenta líquido no interior e não pode ser reparado ao abrigo da garantia do fabricante, e por este motivo foi emitido o orçamento de reparação.

Voltamos a referir que o contrato/seguro celebrado por si e a LENOVO, é alheio a ENAME, e as clausulas descritas devem ser esclarecidas entre estes intervenientes.

Por este motivo a sua reclamação deve ser dirigida junto da LENOVO que é a entidade com a qual celebrou o contrato/seguro.

Estaremos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.

Sem outro assunto,

ENAME S.A.