Como reduzir a conta de luz e gás?

A poupança veio para ficar. Partilhamos algumas dicas que o podem ajudar. A poupança já faz parte do dia a dia dos portugueses, que têm vindo a alterar os seus hábitos e rotinas diárias de forma a reduzirem a fatura de água, luz ou gás no final do mês.

A pensar nisto, reunimos vários conselhos que o vão ajudar a poupar ainda mais, contribuindo também para a conservação dos recursos naturais e para preservação do meio ambiente.


Mas por onde começar?

 

1. Troque de lâmpadas

Aposte em lâmpadas de baixo consumo ou economizadorasO preço inicial é mais elevado, mas são um investimento que compensa no longo prazo uma vez que consomem menos energia e duram oito vezes mais que as lâmpadas incandescentes.


  2. Apague as luzes

Não deize as luzes acesas quando sai de uma divisão. Não vale a pena deixar as luzes da sala ligadas se vai perder algum tempo na cozinha a fazer o jantar. A sua carteira agradece.


3. Evite o modo stand-by

É mais fácil usar os telecomandos para desligar os televisores e outros dispositivos. Contudo, o modo stand-by é uma fonte de consumo energético que aumenta o valor da fatura.

Opte por tomadas inteligentes que permitem desligar todos os dispositivos com apenas um botão.


4. Desligue os carregadores das tomadas

Desligue todos os carregadores de dispositivos das tomadas depois de utilizá-los. Sabia que os carregadores consomem energia mesmo que estejam ligados à ficha sem serem utilizados?


5. Cuidado com a climatização

Verão e inverno são estações conhecidas por levarem a um maior consumo de energia por causa da utilização dos ares condicionados, das ventoinhas e dos aquecedores. Para evitar surpresas desagradáveis no final do mês, aposte num bom isolamento da sua casa e na opção "Temporizador" dos eletrodomésticos.


6. Vai trocar de eletrodomésticos? Informe-se

Precisa de substituir algum eletrodoméstico? Opte por modelos de maior eficiência energética, nomeadamente a classe A+++, uma vez que consomem menos 70% de energia que os modelos de classes inferiores. São mais caros, mas compensam no longo prazo uma vez que são eficientes e económicos.


7. Ferro de engomar, máquina de lavar roupa e loiça

Não ligue o ferro de engomar para passar apenas uma peça de roupa, nem coloque a máquina de loiça ou de roupa a lavar sem estarem cheias, porque está a desperdiçar energia e água. Aproveite ao máximo a capacidade dos seus eletrodomésticos. Não só vai poupar eletricidade como vai reduzir o valor da fatura.


8. Cuidado com o frigorífico

O frigorífico é um dos eletrodomésticos que está ligado 24 horas por dia. Por isso, evite abrir constantemente a porta do frigorífico, descongele periodicamente o congelador caso se trate de um combinado, limpe o pó das grelhas, etc. 
Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Endesa.