Contadores inteligentes: como funcionam e quais as vantagens?

A nova geração de contadores de eletricidade já chegou à casa de muitas famílias portuguesas mas continuam a existir muitas dúvidas sobre estes novos dispositivos. Temos por hábito rejeitar as novidades, mas os contadores inteligentes podem simplificar e muito o nosso dia a dia e ajudar-nos a poupar no fim do mês.

O que são os contadores inteligentes?

Os contadores inteligentes, ou smart meters, são dispositivos tecnológicos capazes de registar o consumo energético em intervalos de tempo curtos. Estando em telecontagem, podem ser muito vantajosos para o consumidor, pois poupam tempo e dinheiro.

Posso ter um contador inteligente na minha casa?

Em Portugal, independentemente do comercializador de energia contratado, é o operador da rede de distribuição o responsável pela substituição gratuita dos contadores analógicos pelos contadores da nova geração.

Esta é mudança inevitável não pode ser recusada. Se ainda não tem um contador inteligente, deve aguardar o contacto do seu operador da rede de distribuição uma vez que não é possível pedir a instalação do mesmo.

De acordo com as estimativas do operador da rede de distribuição, 60% dos clientes residenciais vão ter um contador inteligente em casa até 2020.

Quais são as vantagens?

• leituras automáticas: se os contadores inteligentes estiverem em telecontagem, são capazes de comunicar os consumos de energia ao distribuidor, ditando o fim da preocupação com o envio mensal das leituras.
  • fim das estimativas: os contadores analógicos exigem o registo e comunicação mensal dos consumos. Contudo, muitas vezes acabamos por ter períodos estimados nas faturas por não comunicar os consumos nos períodos corretos. Com os contadores inteligentes, este problema acaba se estiverem em telecontagem. Os dispositivos enviam automaticamente as leituras ao distribuidor e o consumidor apenas paga a energia consumida.
  • maior precisão do consumo: os contadores inteligentes registam o consumo elétrico em intervalos temporais de curta duração. O que é que isto quer dizer? Que pode analisar detalhadamente o seu consumo energético e ajustar os seus hábitos de consumo de forma a poupar mais no fim do mês.
  • operações remotas: a alteração da potência contratada, do ciclo horário ou do tipo de tarifa deixam de implicar a visita de um técnico do operador da rede de distribuição, uma vez que estas operações podem ser feitas de forma remota.

Já não é preciso comunicar leituras?

Ter um contador inteligente instalado não significa que não precisa de comunicar as suas leituras. Para que isto aconteça, o dispositivo tem de estar em telecontagem, ou seja, ser capaz de enviar de forma automática, periódica e remota os consumos energéticos.

Cabe ao operador da rede de distribuição informar o consumidor quando o seu contador inteligente estiver pronto para comunicar remotamente o seu consumo. Até lá, continue a comunicar as suas leituras todos os meses.

O objetivo é que, em breve, as leituras sejam comunicadas de forma automática, não sendo obrigado a enviar mensalmente a sua leitura ao comercializador.

Como comunicar a leitura?

Para comunicar a leitura ao seu comercializador deve ter em atenção à informação automática apresentada no visor do dispositivo e apontar os valores referentes seguintes códigos:

• 1.8.1: consumo referente às horas de vazio,
  • 1.8.2: consumo referente às horas de ponta e
  • 1.8.3: consumo referente às horas cheias.

Depois de apontar os consumos, pode comunicar a sua leitura através do formulário disponibilizado no nosso website, da área de cliente My Endesa ou da Linha de Apoio ao Cliente (800 10 10 33).

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Endesa.