Endhora Marca do Mês
87.7
    Chamada para rede móvel nacional
  • Praça Dr. Cândido da Costa Pires nº8
    4715-402 Braga
  • geral@endhora.com

Endhora - Tamanho errado, sem factura e falta de assistência no pós venda

Ana Alves
Ana Alves apresentou a reclamação
18 de setembro 2023
Depois de muita procura por um vestido para uma cerimónia, apaixonei-me por um da Endhora quando me apareceu por acaso no feed do Instagram.
Não costumo comprar roupa online porque tenho umas medidas que raramente assentam em medidas standard e, para não ter problemas, prefiro sempre experimentar as peças. Quando me apercebi que tinham um showroom em Braga, cidade onde moro, agendei imediatamente uma marcação através do Instagram. Todo este processo foi rápido e foram atenciosos.
Quando cheguei ao showroom informaram-me que não tinham de momento o vestido Adele que eu queria experimentar mas tinham o modelo Daisy que tem exatamente o mesmo corte na zona do peito (que é precisamente aí onde tenho dificuldade em encontrar o meu tamanho certo).
Experimentei o vestido e assentava na perfeição! Na mesma hora efectuei a encomenda de acordo com as especificações que me foram dadas: devia pedir o tamanho M porque era o tamanho do vestido que tinha acabado de experimentar (confiei e não verifiquei se o vestido tinha indicação de tamanho). A encomenda foi efectuada a 25/07/2023 e, como só precisava do vestido para Setembro e fui informada que estavam com muito trabalho que tinham de entregar antes da Endhora encerrar para férias, expliquei que podiam deixar o meu para início de Setembro. Para meu espanto recebo uma mensagem a dizer que estava pronto para levantar no dia 13/08. Como estava de férias fui buscar o vestido no dia 29/08.
Quando experimentei o vestido em casa o tamanho nada tinha a ver com o que experimentei em loja! O vestido era substancialmente mais largo, quer na cintura, quer no peito, quer no tamanho das alças.
Contactei a empresa para tentar perceber o que se tinha passado e como podíamos resolver este problema. Apesar da forma simpática e educada com que sempre falaram comigo, não houve em momento algum abertura para assumirem que poderia ter havido um erro da parte deles, nem abertura para tentar arranjar o vestido. Deram-me 2 justificações descabidas: eu poderia estar mais inchada no dia em que experimentei e que cada costureira cose de maneira diferente, umas mais dentro e outras mais fora. Mesmo que estas 2 coisas fossem verdade, nunca justificariam uma diferença tão grande no tamanho. Quando me desloquei ao showroom nem pude comparar com o vestido que experimentei aquando da encomenda porque já não estava lá. Como o meu vestido nem etiqueta tem, não tenho forma de comprovar que o tamanho é o mesmo do vestido da prova, tenho apenas a certeza absoluta que são tamanhos diferentes.
Fiquei com um vestido de 117€ que não me serve, que não posso trocar ou devolver (porque não o fazem a compras feitas no showroom), do qual não tenho factura nem recibo e que nem etiquetas tem (quer de tamanho quer da composição do material do vestido) para se o quiser vender poder atestar o tamanho do mesmo!! Tendo em conta que a Endhora tem costureiras a resolução do problema era rápida e simples para todos, mas a solução que me deram foi, e o passo a citar “É só levar a uma costureira que o arranjo é muito fácil, só tem de apertar aqui nas costuras laterais e se for necessário ajustar os machos”.
Entretanto, e porque preciso do vestido, já o mandei arranjar (fora da Endhora o que me vai acarretar custos extra) e não é apenas apertar de lado como foi sugerido pela marca. O vestido necessitou de uma série de ajustes o que não expectável num vestido que custa 117€ e que supostamente foi encomendado com uma medida que me servia na perfeição.

Para terminar, deixo também a sugestão para melhorarem a forma como comunicam com os clientes através das redes sociais, já que é uma das formas pelas quais a empresa permite compras. Se há várias pessoas (penso que são 2) que respondem às mensagens, não custa fazerem uma pequena leitura do que vem sendo tratado com cada cliente. A sequência das respostas dadas pela Endhora muitas vezes não faz sentido, ou porque as coisas já aconteceram ou porque as questões já foram respondidas. Sendo a Endhora uma micro empresa deve haver mais diálogo entre quem faz a gestão das encomendas e das mensagens através das redes sociais.
Data de ocorrência: 18 de setembro 2023
18 de setembro 2023
Olá Ana,

Após analisar a sua reclamação e a conversa efetuada por Instagram, por favor note que, todos os clientes que vêm ao showroom são informados que ao fazer uma peça nova, mesmo que o molde seja o mesmo, não há duas peças iguais a nível de medidas, pois não são maquinas que fazem as peças, são pessoas e os valores de costura tem sempre variações. Todos os clientes, sem excepção são informados que a peça poderá precisar de ajustes que terão de ser feitos na vossa costureira, pois não fazemos ajustes.
A Ana ao comprar foi informada de todas estas situações, e tomou opção de comprar.
Ao analisar as fotos no insta, entre o que experimentou e o que recebeu, não considero significativo, inclusive lembro-me de a receber e achar que o arranjo era simples pois não estava demasiado folgado.
O que considera descabido como justificação para nós não é, pois já tivemos clientes que em três semanas aumentaram 15cm na largura da cintura e temos clientes que os vestidos servem de manha e à tarde não fecham. É absolutamente normal.
São também informadas que as encomendas efetuadas em showroom não fazemos trocas nem devoluções, para além de estar afixado no interior da loja.
Relativamente à melhoria de sequencia de respostas, efetivamente por vezes, dado o volume que temos de mensagens acontece, mas no seu caso em concreto não notamos que houvesse um apoio pouco eficaz.
Se não tem a fatura consigo por algum motivo, é só enviar e-mail para: geral@endhora.com para que possamos reencaminhar.
Se pretender que coloquemos um tamanho na sua peça, estamos disponíveis para o fazer se mais tarde quiser vender a sua peça.

Pedimos desculpa em discordar.

Estamos aqui para algum esclarecimento que precise.

Obrigada,

Ana Alves
3 de outubro 2023
Olá,
Estive sempre consciente de que, se fosse necessário ajustes à peça, teria de os fazer fora da Endhora, isso nunca esteve em causa.
A questão aqui prende-se com o tamanho da peça: o tamanho que recebi não é o mesmo que experimentei, é impossível ser o mesmo. Não houve alteração da minha constituição física e mesmo que pudesse haver algum inchaço, nunca justificaria tamanha diferença. Quanto à justificação da diferença de costureira para costureira, se foi isso que aconteceu, então têm de rever o vosso método de fabrico. Um coisa é existir uma diferença de milímetros, outra é existir a diferença que havia no meu vestido (ainda tenho o excesso de tecido que foi retirado).
Apesar de toda a simpatia e cordialidade com que fui recebida, nunca houve da vossa parte abertura para colocarem a hipótese de que o tamanho estivesse errado por erro vosso. Nem eu tive oportunidade de comparar os tamanhos porque o vestido que experimentei já não estava lá.
Relativamente à facilidade do arranjo, não sou costureira nem percebo nada de costura. Quando o levei para arranjar dei a indicação que me deram no showroom mas depois explicaram-me que não poderia ser só apertar de lado porque ao retirar o excesso de tecido, teriam de ajustar toda a zona do peito para que ficasse alinhado e mantivesse o modelo original. Tive de pagar um arranjo desnecessário num vestido de 117€.
Na altura, e com a data da cerimónia tão próxima só quis ver o vestido arranjado para o poder usar.
Quanto à troca de mensagens com os clientes, umas horas depois de ter saído do showroom, recebi uma mensagem a perguntar se sempre tinha ido. Daí a minha sugestão de melhoria.
4 de outubro 2023
Olá Ana,

Apesar de não estarmos em acordo, agradecemos, mesmo, os seus comentários e serão registados.
Vamos entrar em contacto consigo em privado para que possamos esclarecer melhor alguns pontos e chegar a um ponto de maior equilíbrio para ambas as partes.

Fique a aguardar o nosso contacto.

obrigada,