59.2
PH Energia, Lda
  • Rua Aleixo da Mota, 86, R/C
    4150-044 Porto
  • info@energiasimples.pt

Energia Simples - Faturação de potência referente a dias em que não tive fornecimento de energia

Nuno Raimundo apresentou a reclamação
27 de dezembro 2018

Após a tempestade leslie estive 3 dias sem fornecimento de energia.

Na fatura seguinte reparei que tinham sido contabilizados os dias em que estive sem forncedimento de energia para a faturação da potência contratada.

Contatei a Simples Energia e obtive a seguinte resposta:
"Relativamente ao faturado na potência não é possível creditar esse valor, visto que a potência incide sobre os dias, estando dependente dos consumos que são faturados."

Esta situação não faz sentido pois estão a cobrar um serviço que não pude usufruir. Pretendo que o valor da potência contratado referente aos dias em que estive sem fornecimento de energia me seja devolvido.

Data de ocorrência: 27 de dezembro 2018
15 de janeiro 2019
Bom dia Exmo. Sr. Nuno Raimundo,

Esperamos, antes de mais, que a presente comunicação o encontre bem.
De facto, foram incluídos na fatura valores de potência referente a dias em que o fornecimento de energia não se encontrava regular. A este propósito, cumpre-nos transmitir que a Energia Simples fatura os seus estimados clientes tendo em conta as informações que são disponibilizadas pelo Operador da Rede de Distribuição, sendo que tal informação não tinha chegado à esfera de disponibilidade da Energia Simples.
Ora, uma vez relatados os factos pelo estimado cliente, desde logo encetámos os procedimentos necessários tendo em vista a clarificação da situação.
Tal como já oportunamente lhe foi transmitido pelo departamento financeiro da Energia Simples, relatámos os factos descritos ao Operador da Rede de Distribuição sendo que, entretanto, recebemos já uma resposta:

"Bom dia

Foi efetuada fatura manual a credito para devolução do encargo de potencia de 13,8 kva no período de 14.10.2018 a 16.10.2018 por ausência de energia na sequencia da tempestade Leslie, o respetivo valor será incluído na próxima faturação de ciclo."

Desta forma, foi confirmado pelo Operador da Rede de Distribuição que houve irregularidades no fornecimento de energia no período de 14.10.2018 e 16.10.2018, sendo que desta forma a Energia Simples irá fazer refletir a necessária e exigível correção na próxima fatura a ser emitida.
Esperamos desta forma ter esclarecido o caso exposto pelo estimado cliente, sendo contudo que nos colocámos à inteira disposição de esclarecer qualquer questão que considere pertinente.
13 de fevereiro 2019

Validei que na última fatura não me estão a creditar o valor de potência relativamente ao perídodo 14.10.2018 a 16.10.2018. Estão sim a cobrar de novo esse mesmo valor. Ou seja, estão a fazer com que eu pague duas vezes um serviço que não usufrui.
18 de fevereiro 2019
Boa tarde Exmo. Sr. Nuno Raimundo,

Esperamos, antes de mais, que a presente comunicação o encontre bem.
De facto foi possível constatar que o acerto devido não foi devidamente vertido para a fatura emitida ao estimado cliente sendo que, adicionalmente, o valor em causa surge novamente na última fatura. Tais lapsos ter-se-ão ficado a dever a uma falha de comunicação entre o sistema informático da Energia Simples e o sistema do Operador da Rede de Distribuição.
Desta forma, vimos pelo presente meio remeter junto de V/Excelência a necessária nota de crédito tendo em vista a colocação do estimado cliente na sua posição justa.
Agradecemos que, assim que possível, nos remeta uma digitalização da nota de crédito assinada por V/Excelência, podendo a mesma ser assinada em qualquer local. Neste momento, estaremos em condições de creditar o valor correspondente na conta do estimado cliente.
Lamentámos os transtornos decorrentes da presente situação, e colocámo-nos como em todos os momentos à inteira disposição de esclarecer qualquer questão que considere pertinente.
25 de fevereiro 2019
Nota de crédito assinada em anexo.
27 de fevereiro 2019
Bom dia Exmo. Sr. Nuno Raimundo,

Esperamos, antes de mais, que a presente comunicação o encontre bem.
Vimos por este meio dar conta a V/Excelência que a transferência do valor em causa já foi realizada, devendo o montante ficar disponível na conta de V/Excelência entre o dia de hoje e amanhã.
Colocámo-nos inteiramente ao dispor de esclarecer qualquer questão que considere pertinente.