ERA Imobiliária
ERA Imobiliária Marca Recomendada
ERA Portugal
  • A marca integra o maior operador mundial de franchising imobiliário. Em Portugal, contamos com mais de 200 agências de norte a sul do país e ilhas, com equipas dedicadas a trabalhar a vizinhança.

• Avenida Ilha da Madeira 35F, 4ºB
    1400-203 Lisboa, Portugal
  • qualidade@era.pt

ERA Imobiliária - Falta de transparência e má conduta

Maria João Alves
Maria Alves apresentou a reclamação
29 de janeiro 2023 (editada a 30 de janeiro 2023)
Venho, por este meio, fazer uma reclamação relativamente ao tratamento recebido, por parte da agência imobiliária Era-gaia sul no balcão de arcozelo Vila Nova de Gaia e expressar a minha profunda insatisfação face ao processo de compra da casa localizada na Rua das Searas, 157 R/C Esquerdo - 4410-254 Canelas.
Fui informada que a casa estava à venda e, de imediato, entrei em contacto com a agência.
O valor apresentado foi de 140.000€, para o qual a agência se prontificou a apresentar proposta de financiamento, possibilitando o pagamento de um sinal, no valor de 500€, para garantir a exclusividade do imóvel. Procedi ao respetivo pagamento e, em conjunto com a agente Sónia Silva, fui visitar a propriedade e decidi avançar com a compra da mesma. Disponibilizei todos os documentos necessários para que o financiamento me fosse facultado e obtive 2 propostas: Novo Banco (financiamento de 60.000,00€) e Caixa Geral de Depósitos (financiamento de 110.000,00€). Ao optar pela proposta da Caixa, a diretora da agência imobiliária, Manuela Ramalho, disse-me que a avaliação do imóvel teria de ser superior a 174.000,00€ e que, nesse caso, o melhor seria desistir da compra. Dirigi-me a um balcão da Caixa para confirmar a veracidade da proposta de financiamento e, para minha surpresa, é-me informado que o valor da avaliação fornecido pela agência seria exequível se se tratasse de um comprador estrangeiro, critério esse que não se aplica. Além disso, aquando confronto desta informação com a agência, foi-me informado que não seria possível prosseguir com a compra do imóvel devido a uma outra proposta. No entanto, dei um sinal de reserva, selando um acordo entre mim e a agência, que, como é possível verificar, foi violado. Pois nunca disse que não queria o imóvel , nem me foi apresentado a proposta do segundo comprador para ver se poderia cobrir (e eu poderia cobrir).
Exposto isto, é completamente inaceitável e desonesto o comportamento que a agência teve para comigo, e deveria acarretar sanções. Não cumpriram com as obrigações legais e éticas e, em particular, não me foram fornecidas todas as informações relevantes sobre a propriedade em questão.
Espero, sinceramente, que haja uma investigação imediata deste assunto e sejam tomadas as diligências necessárias para corrigir esta falta de ética profissional e garantir que este tipo de conduta não aconteça novamente com outros potenciais clientes.
Estou disponível para discutir este assunto com mais detalhe.
Data de ocorrência: 26 de janeiro 2023
ERA Imobiliária
6 de março 2023
Bom dia Cara Maria João Alves,
no seguimento da sua exposição indicamos que a mesma será acompanhada pelas respetivas entidades competentes ( Livro de Reclamações Online), e que qualquer resolução será apresentada pelas mesmas.
Reforçamos que todas as agência ERA são sociedades jurídica e financeiramente independentes.
Obrigada.
ERA Portugal.
Ver perfil de
29 de janeiro 2023

Espera bem sentadita! Nem era nem ninguém fará nada, isto já é pior do que o terceiro mundo!!!