Puericultura

Espaço Mamãs - Custos adicionais pouco transparentes

JOANA FERREIRA
JOANA FERREIRA apresentou a reclamação
1 de julho 2016

Efectuei presencialmente na loja do Porto a encomenda de uma mobília de bébé da marca ALONDRA, que estava em campanha e tinha um preço de 690 euros.
O panfleto da campanha exposto na loja (e no facebook na empresa) dizia: oferta de transporte + montagem num raio de 25km do Porto, para distancias superiores consultar tabela. Ora, morando eu a 50km questionei qual o preço de entrega adicional tendo em conta os kms adicionais da deslocação. Fui informada que uma vez que era Domingo não tinham essa informação disponível, tinham que “consultar a tabela”, mas que “não devia ser muito caro dada a pouca diferença”, e que na segunda-feira seguinte me contactariam a informar o valor.
Entretanto só voltei a ser contactada quando a encomenda já estava disponível. Fui informada que se pretendesse a entrega a mesma seria efectuada pela marca Alondra e não pela loja Espaço Mamas e que tinha um custo de 120 euros independentemente do local de entrega.
Obviamente achei descabido ter comprado uma promoção que incluía montagem e ser agora informada que não havia uma tabela para kms extra e que por isso seria cobrada pelo transporte + montagem como se não houvesse qualquer promoção. Mais me informaram que só se fosse num raio de 25km é que a montagem seria efetuada pelo Espaço Mamas, para distancia adicionais não era responsabilidade deles.
A minha reclamação prende-se com o seguinte:
- esta foi a primeira vez que ouvi falar destes valores e que a montagem não era efetuada pela loja
- o preço que me foi pedido corresponde a um custo standard de transporte + montagem para 50km. Eu tinha direito por via da promoção a transporte 25km + montagem, pelo que apenas me devia ser cobrado o custo pelo excedente de transporte de 25km
- A loja apenas dispõe de uma tabela de transporte+montagem sem prever estas condições específicas/promocionais em que pelo menos a montagem já era oferecida.
- estas informações foram-me dadas por telefone, na loja não me disponibilizaram tabela nenhuma.
- para efetuar a compra foi-me dado a entender que este custo, a existir, seria um valor negligenciável, mas agora apuro que corresponde a um acréscimo de 17% sobre o valor da compra por isso para mim não é negligenciável!!!!
- dei oportunidade à empresa de resolver a situação admitindo que a informação que me prestaram não foi clara, mas não houve abertura a negociação de preços de montagem.
- foi sugerido que a culpa desta situação era minha uma vez que fiz uma encomenda sem saber os custos totais, quando na verdade a empresa é que não disponibilizou os custos totais de forma transparente. De facto, agora ao observar que me estão a colocar condições contrárias ao inicialmente estabelecido nunca devia ter aceite pagar a totalidade da encomenda de imediato, mas não me foi dada outra alternativa.

Não tenho queixa do espaço físico da loja, dos funcionários nem da qualidade dos produtos, mas tendo em conta a situação específica, julgo ser necessário partilhar esta situação com outras mães para que não sejam surpreendidas com estes custos escondidos e preocupações completamente desnecessárias. Resumindo, cuidado com as promoções. Não façam encomendas sem contratualizar as condições de entrega.

Data de ocorrência: 1 de julho 2016
11 de julho 2016
A Espaço Mamãs informa que a Sra. Joana Ferreira procedeu no dia 5 de Junho a uma compra na nossa loja de um mobiliário de bebé da marca Alondra que se encontrava em promoção. Essa promoção consistia num preço promocional e na oferta de entrega e montagem num raio de 25km do Porto.

Quando questionada pela nossa assistente comercial sobre onde seria o local de entrega e montagem, a Sra. Joana Ferreira respondeu que seria em Guimarães e foi de imediato informada de que, por ser um local acima dos 25km de raio do Porto, não estava abrangida pela promoção de oferta de entrega e montagem e teria de pagar o respetivo transporte e montagem. Ficou combinado que a nossa assistente comercial ligaria depois para informar sobre o valor que teria de pagar, algo com que a Sra. Joana Ferreira concordou.

Esta informação foi transmitida durante a semana que se seguiu à compra, muito antes de a encomenda estar disponível para entrega, ao contrário do que diz a Sra. Joana Ferreira.

Em todos os materiais promocionais da campanha está mencionado que a oferta da entrega e montagem é apenas num raio de 25km do Porto e que para as restantes localizações deveria ser consultada a tabela de valores. Em nenhum momento se referiu, nem está mencionado em nenhum dos materiais de divulgação da campanha, que só teria de pagar o excedente de transporte entre os 25km e a localização da entrega.

Do facto de a Sra. Joana Ferreira ter presumido que só teria de pagar este excedente, podemos inferir que estamos perante uma interpretação abusiva das condições de comercialização.

Todas as promoções têm as suas condições de aplicabilidade e esta era umas das condições que estava bem explícita em todos os materiais de divulgação da campanha, pelo que rejeitamos liminarmente a insinuação de que não somos transparentes na apresentação e comunicação dos custos e condições de compra, entrega e montagem.

Em todo o caso, e porque gostamos que todos os clientes da Espaço Mamãs fiquem absolutamente satisfeitos com os nossos produtos e serviços,
já transmitimos à Sra. Joana Ferreira que, se assim o desejar, tem a possibilidade de anular a sua encomenda e receber o correspondente valor pago, apesar de esta encomenda já ter sido processada pelo fornecedor com consequentes encargos para a Espaço Mamãs.

Desta forma, esperamos ter esclarecido toda esta questão.

JOANA FERREIRA
JOANA FERREIRA avaliou a marca