Eurocupon Marca Recomendada Marca do Mês

• apoiocliente@eurocupon.pt

Eurocupon - Empresa com práticas de marketing bastante questionáveis

Afonso apresentou a reclamação
14 de junho 2018

No dia 8 de Maio, fiz uma encomenda de uma TV LG LED com 20'' e oferta de smartphone anunciada a 99€ (a que acrescem custos de envio/seguro de 19.9€ que eles colocam na parte de 'pagamentos e devoluções' no site (valor claramente muito superior ao que outras empresas de informática cobram pelas entregas e por boa razão). Deram-me inicialmente um prazo de 10 dias para ser contactado pela equipa comercial que ligaria no dia anterior à entrega. Esse prazo passou e eu liguei outra vez para saber se iria receber a encomenda e deram-me outro prazo que falharam, tendo ligado outra vez. Tal aconteceu 3 vezes mais. Finalmente ontem (dia 5 de Junho), uma comercial ligou-me para combinar a entrega no dia seguinte (hoje, 6 de Junho). Começou por me dizer que o custo era de 128,9€, ao qual eu neguei, tendo dito que a informação que me foi passada era que o valor era de 99€ pelo produto e 19,9€ perfazendo 118,9€ e não os 129,9€ que me era dito que a senhora dizia ser do seguro e despesas administrativas de 10€ mas que em lugar algum aparece exposto. Portanto a senhora acabou por concordar nos 118,9€ (dizendo que ia sem seguro). Aproveitou para oferecer uma campanha com um aparelho superior que rapidamente declinei. Pedi para me confirmar a ordem e enumerei todas as características que estão anunciadas na oferta e a senhora disse-me que essa televisão estava em ruptura de stock e que me iriam enviar uma televisão maior e mais atual e eu disse-lhe que desde que tivessem todas as características que estão anunciadas iguais ou melhores, que por mim estava tudo bem.
Ora hoje (6 de Junho), recebi a encomenda pelos CTT. Perguntei ao senhor se podia abrir a encomenda para confirmar que todas as características eram iguais ou superiores ao que era anunciado (como me foi garantido pela senhora), mas disse-me que tal não era possível sem pagar antes porque caso mandasse a encomenda para trás, não podia estar aberto. Por isso paguei e abri a encomenda à frente do senhor e deparei-me com uma televisão de uma marca desconhecida: a eSmart. O modelo é eSmart LED 22 FHD MIDE221D. Ora este grupo deliberadamente diz no dia anterior à entrega (depois de já ter sido criada uma expectativa muito grande da parte do cliente) que vai entregar um produto superior e entrega um produto de valor claramente inferior ao anunciado (encontrava-se por 98,97 na Staples). No próprio dia tento entrar em contacto com o número disponibilizado e é impossível falar, dado que aparece ocupado ou toca até ao fim. Tentei no dia seguinte e similar desfecho. Voltei a entrar em contacto no dia 9 (que era um Sábado) a tentar expor a situação (demorou-se algum tempo porque a senhora insistia que eu desse a referência da TV, sendo que tal não está disponibilizado no site) e quando percebeu que era uma questão de devolução, disse para ligar Segunda porque os Serviços Administrativos só funcionavam de 2ª a 6ª. Perguntei se nestas situações, a empresa se responsabilizaria pelos portes de envio dado que a falha foi da parte da empresa (por não ter explicitado que iria uma TV de outra marca depois de ter assegurado que iria ser enviada uma TV com as caracteristicas indicadas no site) e o tom de voz da senhora começou a subir (quase a gritar) a dizer que não conseguia resolver o problema e começou a dizer "Muito obrigado pela..." em tom de ignorar e "despachar" o cliente. Disse que compreendia que não fosse da sua competência tratar de devoluções mas que "despachar" o cliente e gritar com ele é de uma profunda incompetência em resposta a uma pergunta colocada em bons modos por um cliente insatisfeito. Entretanto hoje, dia 14, voltei a telefonar para o número e uma senhora bastante simpática realmente informou-me que para efetuar a devolução, não tenho direito aos 19,9€ dos portes de envio e que ainda tenho de fazer um envio com portes a meu cargo para a sede da empresa e que tem 30 dias úteis para procederem ao envio do dinheiro (que neste caso seria só de 99€). Disse que tinha indicação de que me teria sido dito que iria uma TV de outra marca quando a referência que foi feita era que aquele modelo estava sem stock e que me iriam mandar uma TV com características iguais ou superiores, sem terem feito referência e frisarem que seria de outra marca (desconhecida). Neste caso, não tenho duvidas que esta prática de anunciarem um produto para darem a expectativa que o tem e que é o que vão vender e depois no dia anterior e em que é combinado, desvalorizarem o facto de esse não estar em stock e dizer que até vão entregar um televisor superior quando efectivamente sabem que o que vão entregar é um produto mais barato e em que sabem que tem melhores margens. A prova disso é haver mais queixas similares no site e não ser posto na imagem quando há rupturas de stock e de a oferta se manter. Aliás, desde que foi feita a encomenda até eu a ter recebido, até foi actualizada com uma "CAMPANHA MUNDIAL 2018" em que vendem a mesma LED TV LG 20' que me foi dita estar em ruptura de stock com o smartphone e ainda uma camisola (que se subentende ser da selecção portuguesa pela imagem). Não é estranho que um produto que esteja em ruptura de stock não só não saia do site como ainda se actualize uma campanha sobre ele? Não tenho duvidas que mesmo que a pessoa que liga no dia anterior à entrega e dissesse especificamente que a televisão que iriam entregar no dia seguinte seria de uma marca diferente, seria uma prática comercial abusiva e imoral, mas nem tal explicitar quando sabem que o problema não é novo e que há outras pessoas que já fizeram queixas é, na minha opinião, uma burla. Se existe uma situação que é excepcional de ruptura de stock e que querem oferecer uma solução honesta ao cliente, o mínimo que tem de fazer é ser honestos e totalmente transparentes acerca da solução que oferecem e das diferenças que tem em relação à oferta que o cliente subscreveu.
Apesar da situação referida acima, ser claramente irregular, não é a única que me suscita preocupação. Existem outras práticas comerciais que embora possam ser legais, são práticas de marketing agressivo que tem como objectivo aproveitar-se da ingenuidade do cliente, ao invés de o tentar verdadeiramente servir. Tais são:

-Os portes de envio, que não são referidos na oferta e que representam um valor muitíssimo superior ao que outras empresas cobram (falamos de 19,9€ quando em outras operadoras varia entre portes grátis e 8€). O valor parece ser deliberadamente elevado para ser um dissuasor de devoluções (devido a dizerem que o valor não é reembolsável), e assim tem sempre margem fixa quer façam bem o serviço, quer não, e ao mesmo tempo porque não "assustam" o cliente com esse custo, empurrando o seu anuncio mais para a frente, quando o cliente já tiver criado expectativas e assim ser menos propenso a não aceitar. Pode ser legal por estar presente no site na página de "Pagamentos e Devoluções", mas não deixa de ter bastante questionável em termos morais e éticos.

-Cobram 4,90€ em cada mensalidade por débito direto SEPA. Tal não é uma prática normal. Em Portugal é costume que cada transferência ser gratuita mas mesmo que não seja, o custo máximo de cada transferência é de 0,52€ (0,5€ + 4% de Imposto de Selo). Ora, para mim, tal como a prática acima, isto é feito para se aproveitar da ingenuidade e falta de instrução de muitas pessoas.
Imaginemos que alguém quer comprar a TV que eu me propus a adquirir a 10X "sem juros":
Pagaria 19,9€ pelos portes de envio (e ainda me tentaram imputar outros 10€ pelo seguro de viagem) ou seja 29,9€ no ato da entrega.
Pagaria 9,9€ (valor da prestação de 99€/10) +4,9€ (custo de débito direto) o que dá um valor de 14,8€ por mês, que não é de apenas 9,9€ como anunciado (embora se salvaguardem no site).
No total, o cliente pagaria 177,9€ pela TV que vê anunciada como 99€. Mesmo face ao pagamento dos 118,9€, estamos a falar de um acréscimo de 49,62% no custo do televisor pela facilidade em pagar em 10 meses que anualizando é de 62,17%. Parece-me um pouco exagerado para uma empresa que quer facilitar o cliente oferecendo-lhe forma de pagar "sem juros", principalmente dado que existem créditos ao consumo abaixo de 10% no mercado. Tal como a prática acima, não é propriamente fora da legalidade porque se encontra a condição no site, mas a forma como se apresentam "sem juros" parece-me uma artimanha criativa (diz que é sem juros de um lado, mas acrescenta um custo anualizado de 62,17% do outro) para se aproveitar da ingenuidade e falta de instrução das pessoas, que revela ser de moralidade duvidosa, ao invés de servir o cliente da melhor forma (ao fazerem referência destes custos mais tardes como sendo um pequeno custo acrescido).

-Apresentação de outra oferta. Em várias fases da encomenda, eu falei com as operadoras com a vontade específica de ter uma certa oferta, e quase sempre me foi apresentado outras ofertas. Para mim, a questão é relativamente pacífica mas imagino que a forma "agressiva" (no sentido em que é várias vezes e em que se pergunta várias vezes se tem a certeza e a tentar realçar as vantagens dessa oferta face à que está interessado) com que tentam promover outras ofertas, pode levar a que um cliente mais velho ou menos educado possa ser levado a pensar que a outra opção é melhor e a fazer uma compra de impulso que é menos apta para as suas necessidades, mas que é de maior margem para a Eurocupon. Tal é preocupante com pessoas mais vulneráveis e principalmente quando o é feito no dia anterior à entrega e constitui outra prática que, podendo estar legal, é bastante questionável novamente em termos morais e éticos devido aos efeitos que pode ter nas pessoas terem comprado (mesmo que concordem), são levadas a coisas que realmente não vão de encontro às suas necessidades mas às da Eurocupon.

-Anuncio de produto e sem ter stock, "oferecer-se" outra proposta. Normalmente uma empresa quando recebe uma encomenda um mês antes e liga para o cliente para fazer a marcação e não tem o produto, liga-se a pedir desculpa por não conseguir ter o produto exposto e tenta dar uma estimativa de quando o produto pode estar disponível ou não e consoante a resposta do cliente, pode ou não tentar dar uma alternativa. Na Eurocupon não. A Eurocupon desvaloriza o facto de não ter (não há lugar a pedido de desculpas) e a transição é rapidamente feita para a oportunidade que dá ao cliente por ter um aparelho superior. Mesmo que a Eurocupon fizesse referenciamento a todas as características do novo aparelho e à diferença, seria uma prática totalmente questionável pela continuidade com que faz a prática, pela expectativa que cria e pela falta de ênfase na culpabilidade da sua parte. Assim, a prática já seria suficientemente abusiva. No meu caso, nem houve um frisar de a marca ser diferente nem qual é. Simplesmente foi dito que tinha as características melhor que as anunciadas e foi trazido um televisor de valor inferior. E se não há stock, avisar no site que há ruptura de stock, não se faz outra campanha com um produto fora de stock (a não ser que pretendam continuar com estas práticas).

-Mau atendimento. Aqui o principal problema é a dificuldade com que se fala com o apoio, sendo que não tendo uma central de atendimento, as chamadas não ficam em espera e são normalmente paradas pela linha estar ocupada e tem de haver uma "competição" para conseguir falar com a operadora. Em relação à simpatia e à competência das operadoras, a minha opinião foi muito boa e muito má. Houve pessoas que eram de facto muito simpáticas e competentes e houve outras 2 senhoras que foram indelicadas, grosseiras, não souberam ouvir nem ajudar e que gritaram e tentavam acabar a chamada, revelando falta de competência no trato ao cliente e falta de valores na formação da pessoa em geral.

Resumindo: Empresa com práticas de marketing bastante questionáveis. Não digo que os preços sejam totalmente inflacionados, mas pode esperar que as coisas provavelmente não serão assim mesmo. Se as coisas parecem demasiado boas para serem verdade, é porque provavelmente o são. "If it looks like a duck, swims like a duck, and quacks like a duck, then it probably is a duck"
Se quiser arriscar e fazer uma encomenda com esta empresa, a minha sugestão é que esteja preparado para todas as manobras de marketing abusivas deles, que não se esqueça dos seus direitos como consumidor e que insista quando disserem uma coisa diferente do prometido e que leia muito bem todos os termos que tem, porque inclusivamente me foram falados de termos que nem lá estão e tentam aproveitar-se do desconhecimento das pessoas. Mas a minha sugestão é tentarem empresas com práticas comerciais mais responsáveis e justas.

Data de ocorrência: 14 de junho 2018
21 de junho 2018
Acusamos a receção da sua comunicação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Todas as comunicações que fazemos para o cliente final - quer seja em formato físico (folhetos, encartes, revistas/jornais) quer seja em formato digital (newsletter e site) prevê a possibilidade de rutura de stock. Toda a informação referente ao valor total da compra - portes de envio e valor de débito SEPA (caso o cliente opte por pagar em prestações) são igualmente facultadas ao cliente antes da venda, conforme legalmente previsto.
A nossa área comercial tem instruções expressas para informar o cliente da rutura da TV LG e face a essa rutura apresentar alternativas para troca por equipamento com características iguais ou superiores.
Características da TV publicitada:
- LED 20´´;
- Classe de eficiencia energética A;
- Mini suporte de parede suportado;
- MPEG 4;
- USB;
- PC AUDIO;
- HDMI;
- Garantia de 2 anos
Todas as características publicitadas foram asseguradas, sendo que de forma a que o cliente não fique penalizado pelo mesmo valor entregamos uma televisão maior, full HD e com entrada USB. De realçar que a nossa campanha pressupõe ainda a oferta de 1 smartphone, o que a torna claramente ais vantajosa que as da concorrência.
Não obstante, em caso de insatisfação com o artigo recebido a lei prevê um prazo de 14 dias para livre resolução.
Lamentamos alguma falha de comunicação que possa ter existido por parte dos nossos serviços. Conforme contacto telefónico efetuado no dia de hoje pela nossa gestora comercial Diana Meireles para resolução contratual basta que nos faça chegar os artigos juntamente com o IBAN da conta e será ressarcido do valor total da fatura.
A Equipa Eurocupon.
28 de novembro 2018
Boa noite. É para informar que a reclamação não foi resolvida.
Se tal foi feito devido a indicação da marca, é de uma absoluta má fé.
Se tal foi feito por não ter dado resposta à reclamação aqui na Eurocupon, as minhas desculpas mas tive que me focar em outras coisas.
Tenho bastantes elementos da queixa nomeadamente chamadas que podem ser úteis.
Gostava que mudassem o estado da minha queixa dado que continuo à espera da devolução (que me foi prometida pela Eurocupon por telefone após a queixa no Portal da Queixa e que tenho registos telefónicos).
Muito obrigado.
30 de novembro 2018
Acusamos a receção da sua comunicação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Após análise, verificamos que ainda não recebemos a devolução dos artigos motivo pelo qual não foi efetuado o reembolso. Aguardamos devolução dos artigos. Após validação do estado dos mesmos será dado seguimento ao seu pedido de reembolso.

A Equipa Eurocupon
Esta resposta tem um anexo privado
1 de dezembro 2018
Boa tarde.
Portanto quero confirmar que efectivamente no dia 21 de Junho entraram em contacto comigo por via telefónica. Ao contrário de noutros contactos com os serviços da vossa marca, a pessoa que entrou em contacto comigo foi bastante cordial no atendimento.
Em relação ao método de devolução, perguntaram-me se estava interessado em devolver o produto e eu apresentei como preocupação que vós quisessem pôr a meu cargo os portes de envio ao qual me foi dito que me seria devolvido o valor total da fatura (que inclui os portes de envio para mim). Estando isso clarificado, eu disse que na verdade estava interessado era no artigo que está apresentado no site e que foi o que desde o inicio tive intenção de comprar. Foi-me dito que havia ruptura de stock e que não havia previsão para quando estaria novamente disponível. Questionei sobre quando foi a última vez que o tiveram em stock ao qual me foi respondido que terá sido há um mês. Interroguei então sobre porque é que haveriam de atualizar a promoção desde que encomendei (fizeram a Campanha Mundial em que era publicitado a TV LG + Smartphone + Camisola aos 99,9€) quando o artigo da nova campanha já estava em ruptura de stock há um mês (o que fez crescer em mim mais a desconfiança que anunciar um produto e no dia anterior dizer que se vai mandar um produto superior, omitindo que não é LG e que na verdade é um produto mais barato é uma ponderada técnica de ludibriar os consumidores e não um acontecimento pontual) à qual a senhora (que no post da Eurocupon é dito que é a Gestora Comercial) disse não saber. Se calhar seria uma questão relevante aos directores comerciais ou a quem desenha estas promoções. Expus esta questão à senhora de que estava preocupado com as práticas comerciais da Eurocupon ao qual me responde que dizem sempre antes de entregar que o artigo não está afinal disponível e que vão enviar outro. À qual respondo "no dia anterior..." e que se o artigo está em ruptura de stock nem deviam aceitar encomendas dessa campanha ou dizerem que ela está em ruptura de stock na altura e quanto muito oferecerem a alternativa aí (que não deixaria de ser um pouco questionável mas incomparável melhor face à prática actual). Em relação a isso a senhora disse que iria deixar a indicação e espero que tal tenha sido feito.
Fiz uma pergunta de lado que era se me estariam a contactar devido à queixa que fiz no Portal da Queixa à qual me responde que não, e que me estariam a contactar por terem a indicação que eu não estaria satisfeito. Tal contradiz as minhas anteriores interacções com a marca em que o atendimento estaria muito pouco disponível a ouvir o que eu tinha a dizer e foram inclusivamente muito rudes na primeira chamada e na segunda insistiam que não me seriam ressarcidos os portes de envio e que teria de pagar os portes de envio para a Eurocupon quando o erro havia sido da sua parte e também aí deveriam recair os custos e não quererem escalar a situação hierarquicamente para ser resolvida (embora tivesse sido cordial e profissional a segunda chamada, mais detalhes no primeiro post que deixei) e dado que no mesmo dia do telefonema foi dada resposta aqui no Portal da Queixa, consigo concluir que a queixa aqui foi o que conduziu a que tivesse sido contactado e que a única forma de conseguir que a marca ouça é expor num fórum público que pode ter efeito nas suas relações públicas (ou seja, não julgo que me tenham contactado devido ao genuíno interesse na satisfação do cliente mas sim para conter potenciais efeitos na vossa imagem até porque sabem que ter uma boa pontuação e resolução neste site é um factor que aumenta a confiança dos consumidores para encomendar à Eurocupon e permite continuar com as mesmas práticas desde que giram bem a imagem pública). Para concluir a chamada disse que se não havia a LG em stock e que se não havia perspectivas de a ter, que queria fazer a devolução à qual deixou a indicação e disse que alguma colega me iria contactar. Portanto acho estranho que me seja dito que aguardam a devolução dos artigos, quando eu é que aguardo desde esse dia o contacto dos vossos serviços de atendimento. Até porque a solução tem de envolver eu, para além de ser ressarcido dos custos que tive, não incorrer em custos de envio devido ao erro ter sido da parte da Eurocupon. Mas, dado que pude constatar que exactamente o mesmo produto (LG) continua à venda no site, vou supor que passados 5 meses já ultrapassaram o problema de ruptura de stock e caso voltassem a ter esse problema, já não teriam a promoção activa. Assim, em vez de devolução do dinheiro, estou também aberto à troca de TV que me entregaram pela que encomendei (a TV LG).
Se a Eurocupon ou outra entidade tiver alguma dúvida quanto ao que aqui exponho, estou ao dispor de ser contactado e de fornecer os elementos de prova.
Aguardo o contacto.
1 de dezembro 2018
Portanto vou deixar aqui um TL;DR quanto a práticas da empresa e meu caso referentes a quando aconteceram (podem ter mudado o modus operandis).

Práticas da empresa:

- Durante os telefonemas de informação, omitem muitos pormenores inerentes à compra que expõe e de uma forma bastante agressiva, anunciam vários outros produtos, mesmo quando sabemos o que queremos (no meu caso queria a TV LEG 20' e tentaram 'seduzir-me' com vários tipos de updates);
- Publicitam um preço sem exporem nem deixarem um * que a esse custo acresce os portes de envio que são 19,9€ (fixos e muito superiores aos custos de shipping real, na fatura nem descriminam);
- Publicitam a facilidade de pagar "sem juros" a 10 meses mas cobram uma taxa extra de 4,9€ por cada mensalidade que efectivamente aumenta o custo (excluindo portes de envio) em 49,5% no caso da TV;
- Manterem e actualizarem campanhas com artigos que estão em ruptura de stock (quando tem conhecimento) e aceitarem essas mesmas encomendas;
- Ligarem na véspera da entrega (quando a expectativa da espera já está criada) a informarem que o artigo está em ruptura mas exporem tal duma forma positiva para o cliente, dizendo que para o compensar será entregue um produto com características superiores, e entregar um produto de menor valor de mercado e maior margem para a Eurocupon);
- Nas chamadas em que expõe que há ruptura de stock, para além da 'TV com características superiores', também oferecem-se para anunciar outros upgrades constantemente por preços bastante superiores; para além de dizerem que o custo é outro do que anunciam (no meu caso, tentaram impingir de seguro e administrativos de 10€ que nunca falaram nem se encontra exposto nos termos e condições, a juntar aos custos de envio de 19,9€, surreal);
- Algumas assistentes são muito mal formadas e mal educadas (não generalizo aqui, tive experiências muito boas e muito más, refiro-me aqui às más) e que parece que não estão a ouvir o cliente mas a pensar em como colocar o ónus no cliente;
(O facto de não terem central telefónica significa também que muitas vezes a linha está ocupada e tem de se ligar durante muito tempo para conseguir falar com o atendimentos, algumas vezes nem se conseguindo)

No meu caso:
- 8 de Maio: Encomenda da TV LG 20', e combinámos que iria falar com a comercial sobre outra campanha também, disseram que em 10 dias corridos seria contactado para a entrega no dia seguinte. Passados esses 10 dias sem resposta, contactei em 4 dias distintos e espaçados e disseram que me iriam contactar em prazos que foram progressivamente falhando;

- 5 de Junho: A comercial ligou-me a agendar a entrega para o dia seguinte. Pedi para confirmar os detalhes do artigo e disse-me que era uma TV LCD com oferta de smartphone por 129,9€ (com o ponto de contingência serem 10€ de despesas administrativas que não se encontram em lado nenhum). Antes de ficar selado, interrompeu para dizer que há outra campanha para uma televisão FHD, com melhor definição e 22' e um smartphone supostamente melhor por 169,9€ (que em retrospectiva até acho que foi o que me enviaram porque as características batem certo) à qual disse que não queria. Voltei a dizer que não haveria nada referente aos 10€ extra que referia e disse-me que enviaria ao preço que disse sem seguro. Pedi então para confirmar a ordem e enumerei as características (LED TV LG 16x9 HDMI MPEG4 HD READY) e é aí que me informa que essa está em ruptura de stock e que me iriam enviar uma mais actual com todas essas características (spoiller alert: não tinha logo a primeira da marca, que nunca disseram que seria outra marca nem qual seria); eu disse que se TUDO for melhor, tudo bem (naturalmente que aqui é óbvio que a qualidade de construção e a marca não o são e que o que enviaram foi uma TV de valor de mercado claramente inferior e é nisso que se esquecem de focar). Depois voltei a falar sobre o outro artigo que queria comprar mas acabei por ir apenas com a compra da LG. Deixei no fim da conversa claro que se o que me for entregue no local não for de acordo com o combinado, que irei dispor dos direitos que tenho (disse isto por já ter visto queixas similares aqui).

- 6 de Junho: Chega-me a encomenda pelos CTT, tentei que a caixa pudesse ser aberta para que, caso não fosse o artigo, pudesse mandar a encomenda para trás mas o senhor dos CTT disse que não dava para fazer isso. Então paguei a encomenda e apesar das preocupações que tinha, fiquei mesmo admirado quando vi que estava lá uma TV eSmart LED 22 FHD MIDE221D e não uma LG como tinha sido combinado. Tentei ligar neste dia e aparece ocupado ou toca até ao fim sem resposta.

- 7 de Junho: Volto a tentar ligar e similar desfecho.

- 9 de Junho: Contacto o número do apoio e desta vez consigo ser atendido. Começo a expor o sucedido a uma senhora que inicialmente já estava com tom de desdém, diz-me que só durante a semana as pessoas do escritório me podem falar e eu questiono-me sobre o que acha que posso esperar do pós-atendimento e da situação, nomeadamente dos portes de envio e o tom passa de desdém a despachar e mostrou profunda incompetência ao começar aos gritos em desespero e ao desligar-me o telefone.

- 14 de Junho: Ligo para o número e acabo por ter uma conversa com uma senhora bastante mais simpática mas que insistia que teria de pagar os portes de envio (ou seja só receberia de volta os 99€, ficando sem os 19,9€ e tendo ainda de pagar os portes para o equipamento voltar para a sede da empresa no Porto) quando eu achava injusto e de incentivos perversos dado que o erro foi da empresa ao ter enviado uma televisão de uma marca diferente da falada e que não fazia sentido ser o consumidor a ter que arcar com os custos destas práticas, tendo questionado sobre se poderia haver alguma entidade externa e independente que pudesse fazer a mediação (achei no mínimo demasiado optimista achar que enviar o equipamento para esta empresa que tem este modus operandis manhoso e achar que teriam o bom senso de me ressarcirem na plenitude do que merecia depois de já terem o equipamento, ainda por cima não passando a posições hierárquicas superiores que pudessem agilizar a solução). Como achei que o tratamento enquanto cliente foi surreal (todas as artimanhas, a falta de vontade em perceber o cliente e em querer reconhecer más práticas e melhorá-las), decidi expor nesta plataforma na esperança que os consumidores que estão a pensar em fazer uma primeira compra tenham acesso àquilo que foi a minha experiência e reflectirem se é isso que querem. Por outro lado, este tipo de marketing afecta muito pessoas que não acedem a estas plataformas (mais idosos e info-excluídos que são até mais susceptíveis e menos preparados para as novas técnicas de "marketing").

- 21 de Junho: Sou contactado pela Eurocupon telefonicamente(no meu post imediatamente anterior está lá exposto o teor extensivo da conversa) e ficou combinado que iria haver a devolução da totalidade (incluindo portes de envio e dado que a TV LG continuava em ruptura de stock, porque eu continuaria interessado no artigo original) e que uma colega me iria contactar para esse efeito.

Dado que era 28 de Novembro e continuava à espera do telefonema e fui ao Portal da Queixa e vi que o caso aparecia como resolvido (ou porque a empresa o indicou ou porque não dei resposta ao post), resolvi reabrir a queixa na esperança que façam o que prometeram. Os artigos nunca foram utilizados e continuam no sitio onde foram deixados no dia da entrega. Certamente que não vou ligar para o atendimento dado que é uma lotaria conseguir ser atendido, é uma lotaria ser uma pessoa que atenda bem e o caso é específico; Prefiro que venham buscar o artigo, mas caso não seja mesmo possível eu envio depois de haver garantias que sou ressarcido da totalidade do artigo e que me pagam os portes de envio para a empresa (posso enviar fotografias dos artigos, etc.). Continuo interessado em que haja troca pelo LG. Aguardo o contacto.
6 de dezembro 2018
Acusamos a receção da sua comunicação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Nos nossos registos tínhamos o processo como resolvido, motivo pelo qual a reclamação foi fechada neste canal de comunicação.
Confirmamos ruptura de stock da TV LG 20´´ à data de compra da sua encomenda. Em caso de ruptura de stock e antes do envio da encomenda o cliente é informado da ruptura e é apresentada sugestão de artigo alternativo.
A encomenda apenas é expedida mediante a anuência do cliente.
Neste momento temos stock disponível da TV LG 20´´ pelo que podemos efetuar a troca pretendida.
O serviço de recolhas do nosso distribuidor funciona de segunda a sexta das 14h às 18h. Agradecemos que nos indique uma data que lhe seja conveniente para agendamento da recolha. Após validação do bom estado dos artigos ser-lhe-á enviada a TV LG 20´´.

6 de dezembro 2018
Estimada Eurocupon,
Informaram-me no dia anterior da entrega da ruptura de stock da minha encomenda, mas permitiram que a ordem fosse feita quando já não havia stock (informação dada pela vossa gestora comercial pelo telefone, quando me disse que já não havia stock há um mês) e inclusivamente fizeram uma nova campanha (Campanha Mundial) quando o artigo continuava sem stock.
Quanto à alternativa apresentada na véspera da entrega, foi-me dito que o artigo era pelo menos igual ou superior em todos os aspectos. Acho muito difícil que acreditem verdadeiramente que entregar um item de valor de mercado substancialmente inferior e de uma marca desconhecida (eSmart em vez de LG), quando não dizem que a marca do artigo é diferente e inferior, é um exercício de altruísmo e não uma prática comercial a abolir.
Fico surpreendido (pela positiva) que tenham novamente stock após estes meses e mantenho então o interesse pela troca. Não acho adequado colocar a minha disponibilidade online pelo que, tal como combinado na última chamada convosco, aguardo o contacto telefónico para que possamos definir os detalhes da troca.
Reforço que aguardo o contacto telefónico.
Obrigado.
8 de dezembro 2018
Estimado Cliente,

Recebemos confirmação de recolha efetuada com sucesso.
Logo que recebamos o seu artigo validaremos o mesmo e retornamos ao contacto.

10 de dezembro 2018
Estimado Cliente,
Informamos que recebemos a TV recolhida e que se encontra em estado OK.
Amanhã será contactado para agendar a entrega da TV LG 20´´.
Temos disponibilidade para entrega dia 12/12/2018.

12 de dezembro 2018
Bom dia.
Vim deixar aqui as actualizações relativamente à queixa.
Confirmo que entraram em contacto comigo no dia 7 de Dezembro para ser feita a marcação da recolha da TV eSmart que foi marcada e recolhida com sucesso no mesmo dia.
Quanto ao contacto para agendamento da entrega da TV LG, ainda não foi efectuado e continuo a aguardar o mesmo.

Cumprimentos.
13 de dezembro 2018
Estimado Cliente,

No dia de ontem da parte da manhã tentamos contactá-lo sem sucesso para agendar entrega da TV.
Foi efetuado envio Chronopost nº 09686112003465H com previsão de entrega para hoje entre as 8:30 e as 13:30, conforme mensagem enviada.

13 de dezembro 2018
Estimado Cliente,

Temos indicação de objeto entregue com sucesso no dia de hoje às 11:42h.
Dessa forma damos este processo como encerrado.
Desde já lamentamos todo o transtorno causado.

17 de dezembro 2018
Boa tarde. Deve ter havido um engano porque não tenho registo de tentativa de chamada vossa no dia 12 nem 13.
De qualquer das formas, venho aqui confirmar que recebi a TV no dia 13, tal como foi dito aqui pela Eurocupon. A TV não é bem 20'', na caixa aparece 19,5'' e no interior está ainda o papel que vem com o televisor a dizer que tem 19''. Medi e são 49 cms que correspondem a 19,297'' pelo que ia pedir que mudassem a vossa campanha para TV LG 19'' (ou 19,5''). Acabei agora de ver o vosso site e fico contente por ver que finalmente mudaram a natureza da vossa promoção de "LED TV LG 20''" para "LED TV 20''", assim não induzem ninguém em erro a achar que está a encomendar uma LG e podem mandar a vossa eSmart LED 22 FHD MIDE221D e dizer que até estão a dar melhor oferta por ser 22'' (ou até pedir mais dinheiro para o upgrade da 22'').
Quanto ao Smartphone que me ofereceram que até disseram ao telefone que ia ser melhor do que o normal, é um Insys HK7-3502 com 3,5'', 512 Mb RAM, 4 Gb NAND, Câmara 0.3Mpx+2 e bateria de 1200 mAh. Acho que não preciso de dizer mais nada.
Mas pronto, de qualquer das formas não quero prolongar aqui a questão, acabaram por enviar o artigo publicitado (mesmo que após meses e provavelmente mais por razões de salvaguarda de imagem do que de justiça) por isso fica-se por aqui.
Agradeço às assistente que foram simpáticas e que tentaram ajudar, e repudio quem me atendeu de forma execrável. Espero também que da mesma forma que actualizaram o post da LG, leiam a minha queixa completa para que tentem também melhorar noutras questões que são mais estruturais do que apenas ao meu caso, não será por falta de aviso que um dia esta empresa pode ser targeted pelas suas práticas se estas não se alterarem.
Cumprimentos.
17 de dezembro 2018
P.S. Na vossa nova campanha LED TV 20', a imagem representa uma televisão bastante maior do que é (mesmo que digam que a imagem pode não representar a 100% o artigo, é um pouco enganoso). Para além disso está na imagem 81 cm, e isso obviamente não pode estar e devem alterar imediatamente.
Afonso avaliou a marca
17 de dezembro 2018

Após vários meses de espera, a troca acabou por se concretizar ("esqueceram-se" da parte do agendamento da troca que tinha ficado do lado deles). Felizmente nos últimos dias actualizaram o anuncio do produto para melhor reflectir o que estão a enviar e o que os clientes podem esperar (tiraram LG de lá, assim não se tem de comprometer com um LG). Espero que melhorem em muitos outros aspectos porque as ofertas parecem muito boas ao primeiro olhar, mas tem muito que se lhe diga. Recomendo que leia o fim do meu primeiro post de queixa para estarem alerta das coisas que vos podem tentar fazer e assim estarem mais vigilantes e preparados, caso tentem fazer uma compra com esta empresa.