Fábrica de Óculos do Cacém

Fábrica de Óculos do Cacém - Experiência frustrante na compra de óculos

Carlos
Carlos apresentou a reclamação
14 de março 2024
Gostaria de partilhar a minha experiência na compra dos meus óculos na Fabrióptica, uma loja no Chiado, conhecida como Fábrica de Óculos do Chiado e do Cacém.

Após cinco anos a usar lentes progressivas, decidi substituí-las porque precisava de mais graduação ao perto, tendo optado pelas Shamir Autograph Intelligence, conforme recomendado pelo vendedor/técnico da loja. No entanto, os óculos entregues não corrigiram a minha visão devido a uma série de problemas, incluindo a diferença na distância naso-pupilar, falta de graduação ao perto e a potência disponível estar muito em baixo, quase no bordo da lente. Devido a isso não conseguia adaptar-me aos óculos, experimentava dificuldades em ver nitidamente, sentia dores de cabeça, ardor nos olhos e ficava com a vista seca.

Para além das lentes não estarem de acordo com a prescrição, os problemas que enfrentei ao receber os óculos incluíam hastes mal montadas, uma lente rachada e lentes desalinhadas, além de não estarem uniformemente calibradas em relação à espessura. Esses problemas foram especialmente problemáticos devido ao tipo de armação, que era sem aros.

A solução ficou parcialmente resolvida quando trocaram as lentes pela terceira vez. No entanto, mesmo após as lentes estarem de acordo com a minha prescrição, continuei a enfrentar dificuldades. Foi somente após recorrer ao meu optometrista e realizar ajustes adicionais, que consegui obter uma visão mais nítida e confortável. As lentes estavam desalinhadas e a armação foi ligeiramente elevada, tendo para o efeito sido substituídas as plaquetas por outras de silicone, proporcionando assim mais conforto e um ajuste adequado.

No total, fui cerca de 10 (dez) vezes à Fabrióptica, na tentativa de resolver a questão. Nas três ocasiões em que as lentes foram substituídas, tive de consultar o meu optometrista para compreender o que se passava com as lentes, uma vez que o técnico que me vendeu as lentes insistia que era apenas uma questão de adaptação. Surpreendentemente, mesmo não sendo o responsável pelo problema, acabei sendo rotulado como "um cliente difícil".

Para além de todo o transtorno, constatei que as lentes fornecidas na 3ª vez eram de um modelo diferente daquele pelo qual paguei, eram Shamir Autograph Urban 16. Apesar de ter questionado o preço e a qualidade das lentes que me foram fornecidas, considerando a discrepância entre o que foi recomendado e pelo qual paguei, e o que me foi entregue, não obtive a devida atenção por parte do vendedor/técnico da Fabrióptica.

Como resultado, acabei com um produto que não atendeu completamente as minhas necessidades visuais.

“As Shamir Autograph Intelligence, devido à sua tecnologia e design avançados, proporcionam um desempenho visual superior. Já as Shamir Autograph Urban 16 são lentes progressivas mais convencionais. Podem oferecer um desempenho visual satisfatório, mas não atingem o mesmo nível de precisão e conforto que as lentes Intelligence.”
Data de ocorrência: 4 de outubro 2023

BOA TARDE SR CARLOS