Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa20.9

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - Cobrança coerciva

Filipe Silva Sá
Filipe Sá apresentou a reclamação
9 de setembro 2021 (editada a 11 de outubro 2021)
Em Setembro de 2019 inscrevi-me em dois cursos livres da FLUL - Língua e Culturas Russas I e II - que deveriam decorrer durante o 1º e 2º semestre do ano letivo 2019/2020, respetivamente. Foi-me dito que receberia por email a informação de acesso ao portal Fénix e de pagamento da taxa de inscrição nos cursos (20€ cada um).
No entanto, apenas recebi os dados para pagamento dia 11 de Dezembro de 2019, ou seja, no final do 1º semestre, pelo que já não me seria possível frequentar o 1º curso, e como o 2º era uma continuação do 1º, também não era minimamente praticável frequentar o 2º curso. Desta forma não procedi ao pagamento das taxas de inscrição nem frequentei nenhuma aula.

Dia 12 de Agosto de 2021 recebi uma carta registada acerca duma cobrança coerciva por parte FLUL no valor de 40€, dando-me um prazo de 30 dias para saldar a dívida ou celebrar um acordo de pagamento faseado com a FLUL. Para isto foi-me dado um contacto de email e um número de telefone.
Até hoje enviei 4 emails (dia 13/08, 18/08, 30/08, 02/09), tendo obtido apenas resposta ao 4º email, sendo-me indicado que tinham recebido o email e que seria contactado "brevemente". Para além disto, contactei telefonicamente a FLUL mais de 5 vezes, sem nunca conseguir chegar à fala com a pessoa responsável por este assunto.

Acho completamente injusto a cobrança da taxa de inscrição num curso que eu não pude frequentar por culpa exclusiva da FLUL, mas pior que isso é não ter obtido qualquer resposta em tempo útil, considerando o prazo de 30 dias que me foi dado.
Data de ocorrência: 12 de agosto 2021
Filipe Silva Sá