Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - Negligencia ao aluno

Tamires Rodriguez
Tamires Rodriguez apresentou a reclamação
11 de outubro 2021
Estou com um problema muito sério com a Universidade de Lisboa. Ano passado quando estava no Brasil ainda, ingressei pelo Enem para o curso de Estudos Gerais para o ano letivo de 2020/2021 como estudante internacional, mas devido à covid, as documentações que não ficaram prontas, não consegui vim para Portugal no início do semestre, em setembro de 2020. E aí começaram meus problemas. Em um dos e-mails trocados com a faculdade, questionei se eu poderia começar no segundo semestre, eles me informaram que SIM, eu poderia, e que o início do semestre seria em fevereiro de 2021, mais precisamente dia 25, portanto comprei minha passagem para o início de fevereiro, duas semanas antes do começo das aulas (07/02), mas em janeiro de 2021 para a minha surpresa descobri pelo Instagram que as aulas começariam ao fim de janeiro, então nessa brincadeira, eu iria perder 1 mês de aula. As aulas começaram, e nisso eu não tinha acesso as aulas (que na altura estavam sendo ministradas por vídeo) e nem consegui me comunicar com a universidade sobre isso. Eu e meu namorado (que já estava em Lisboa) tentamos inúmeras vezes nos comunicar com a universidade por vários meios, para ver se existia a possibilidade de iniciar em setembro de 2021, e na altura eles simplesmente resolveram ignorar todos os meus e-mails enviados, até que meu namorado conseguiu se comunicar por ligação (nisso já tinha se passado mais de um mês), e marcou para mim uma reunião por zoom faculdade, e eles me informaram que a minha opção era correr atrás de 1 mês de aula perdido ou então desistir, e eu não teria de volta o meio ano de propinas já pagos, então na época meu namorado conseguiu uma advogada para intervir, ela enviou um e-mail, e só então que os meus primeiros e-mails que foram enviados em janeiro começaram a serem respondidos. No fim ficou acertado que a universidade iria passar o início do meu semestre para setembro 2021, com o aproveitamento de 100% das propinas pagas. Por causa da covid só consegui embarcar dia 21/04, chegando em Lisboa dia 22/04. Mês setembro 2021, passado quando a faculdade abriu para as inscrições nas cadeiras (disciplinas), descobri que eles não passaram minhas propinas para esse semestre, e devido a isso meu portal estava bloqueado para fazer as inscrições, depois de várias tentativas de e-mails e ligações, consegui falar com uma pessoa dos serviços acadêmicos, e ela desbloqueou momentaneamente o portal para que as inscrições fossem feitas. Mas umas semanas depois, houve alterações nos horários, e não fui informada, não entraram as alterações nos portais, e nem recebi por e-mails, vi pelo depois pelo site da universidade (não pelo portal) que alguns dos meus horários se chocavam. Desde então venho tentando me comunicar com a universidade para tentar alterar as disciplinas, e não obtive respostas. Hoje dia 11/10 fui a universidade, e fui tratada com completo descaso diante de um problema simples que seria a troca das aulas, passei horas para tentar fazer isso, e saí de lá sem conseguir. Sigo com o problema das propinas, e sem aulas, apesar de todas as tentativas. Já não sei mais o que fazer, se puderem me dar uma luz, ficaria imensamente grata.
Data de ocorrência: 11 de outubro 2021