16.2
2 UPS 71.8
3 Packlink 27.5
FedEx16.2
FEDEX CORPORATION

FedEx - Taxação abusiva e muito pouco transparente!!

ASilva
ASilva apresentou a reclamação
7 de fevereiro 2010

Venho por este meio apresentar uma reclamação contra o que considero ser uma taxação abusiva e muito pouco transparente aplicada pela transportadora  Fedex.

No dia 17 de Novembro passado comprei pelo ebay uma moldura de fotografias digital (ebay item number: 250528018260), vinda de Hong Kong, pelo valor com portes incluídos de $132.88 USD (€91.19 EUR). O pagamento foi efectuado pelo Paypal e a transportadora usada pelo vendedor a Fedex (Fedex Tracking No.8653-6640-6397).

No dia 30 de Novembro recebo um telefonema de um Sr. Paulo Pinto, da parte da FedEx, a informar-me que a encomenda tinha chegado e que teria que pagar à Fedex o desalfandegamento no valor de 45.48€, para o seu Agente Despachante Rangel tratar da documentação. A este montante acrescia ainda o IVA da Alfândega a 20% + Direitos CEE (Cod. Aduan. Comunitário) + 13.38 euros (valor fixo) de guia de emolumentos, impressos e selos. Caso quisesse ser eu a tratar do desalfandegamento, vendiam-me os documentos para desalfandegamento por 42€. Outra hipótese proposta era não aceitar a encomenda e ela seria devolvida ao remetente.

Estranhei as condições e taxas propostas pela FedEx para me entregarem a encomenda uma vez que já efectuei muitas compras através da internet, fora da comunidade europeia, sem nunca ter tido de pagar a nenhum despachante oficial. Aliás a informação que eu tenho é que a utilização dos despachantes destina-se a encomendas de empresas importadoras e não pessoas singulares.
Percebi que aceitando tais condições pagaria mais com a soma de todas estas taxas do que o valor que havia pago pela encomenda, pelo que decidi que não a queria receber e pedi que a devolvessem ao vendedor. Contactei então o vendedor a informá-lo do ocorrido e solicitei-lhe um reembolso do valor já pago. O vendedor estranhou a situação uma vez que, segundo disse não tinha sido informado disso quando pagou o envio a esta transportadora e foi pedir explicações à FedEx. Posteriormente contactou-me informando-me que a FedEx lhe havia dito que para receber a encomenda de volta teria que pagar uma taxa de devolução de 60€ !

Em resumo, o vendedor ao contratar e pagar os serviços da FedEx não foi em nenhum momento informado que os portes pagos não chegariam para entregar a encomenda ao destinatário, uma vez que essa mesma empresa ainda tem taxas para além dos portes de envio. Por outro lado, eu ao optar por devolver a encomenda não sou informado que o remetente terá que pagar para a receber de volta. Assim de facto é fácil ganhar dinheiro... vale tudo !
Como é que de um "serviço" de desalfandegamento me querem cobrar 45,48€ e se for eu a fazer o serviço todo têm o descaramento de vender os documentos por 42€ ? Estes valores são tirados da cartola ?
Qual a justificação para cobrarem por esses documentos que já foram pagos pelo remetente ? teremos chegado à selva ?
Não aceitando eu nem o vendedor a encomenda pelo valor exagerado das taxas, quem fica na posse da moldura digital que eu paguei ?

É inacreditável o número de pessoas afectadas com estes abusos cujos relatos se encontram na internet. Basta fazer uma pesquisa com as palavras "Fedex + burla" ou "Fedex + roubo" para se verem centenas de relatos semelhantes.

Concluindo, muito embora seja compreensível o pagamento de taxas alfandegárias sobre compras feitas fora da comunidade europeia relativas ao pagamentos do IVA, com que direito uma empresa privada que foi contratada e paga única e exclusivamente para transportar uma encomenda, vem subrepticiamente tentar extorquir mais dinheiro em taxas pelo “trabalho” de tratar de documentação inerente ao serviço a que já foi previamente paga, ou então vender essa documentação pelo valor que lhes apetece.

Data de ocorrência: 7 de fevereiro 2010

Tambem me aconteceu o mesmo e deixei aqui a minha queixa, caso exactamente igual, desonestidade no seu explendor!!!

Só este mês caí no conto do vigário. A FedEx pediu-me 49,20€ para libertar um artigo de valor inferior, para além da taxa alfandegária que habitualmente pago com outras encomendas. Os contactos telefónicos são pouco transparentes, recusam-se a documentá-los por escrito. No meu caso, alegaram que o vendedor recusou a devolução do artigo mesmo tendo este confirmado por escrito que poderia fazê-lo. Tive a sorte de, mesmo antes de o vendedor receber o artigo, este me reembolsar quando lhes transmiti o comportamento da FedEx em todo o processo de transporte e entrega (que já havia sido pago na origem à vendedora). Penso que seria muito adequado reunir um conjunto de levados e apresentar denúncia ao Ministério Público das práticas abusivas desta empresa privada ultra-capitalista.