16.2

Aguarda resposta
Uwe Ribeiro Voss
Uwe Voss apresentou a reclamação
17 de abril 2024
Como pessoa privada mandei 7 caixas com livros do Brasil para minha nova morada em Portugal. Juntei a certidão de bagagem e a declaração de que não pago imposto de circulação de mercadoria. Em 16 de abril fui informado de que tinha de juntar uma lista detalhada do título e do preço (fatura) para efeitos aduaneiros. No mesmo dia chamei a atenção para o certificado e para o facto de se tratar de livros antigos e não de mercadorias. No mesmo dia, vi no Rasteamento da Fedex que os livros já tinham sido devolvidos. A alfândega disse-me que, nestes casos, podia obter a autorização de saída junto do Financas e que tinha 90 dias para o fazer. Quando telefonei para a Fedex Portugal, disseram-me que o pedido de um documento faltante, de não ser entrega de empresa, já tinha sido feito a 27 de março. Mas: Nessa altura, a remessa ainda se encontrava em França. Como agora não tenho casa no Brasil e ninguém pode receber os livros, uma coleção de livros acumulada ao longo de 30 anos de trabalho, está praticamente perdida porque a Fedex Portugal tratou erradamente os bens de mudança como mercadoria e não me informou pessoalmente os alegados problemas - o pedido de fatura comercial detalhada não diz respeito a mim, pois como disse não tenho empresa e anexa à documentação requerida pela empresa consta um certificado de bagagem emitida pelo Vice-Consulado de Portugal em Recife.
Data de ocorrência: 17 de abril 2024
Uwe Ribeiro Voss
Uwe Voss está a aguardar resposta da marca