Feira dos Sofás
Gfeira, Lda

Feira dos Sofás - Produto em não conformidade

Cláudio Carril apresentou a reclamação
20 de fevereiro 2024
Desloquei-me à Loja dos Sofás, filial da Batalha, a 28/08/2023. Na loja, selecionei um sofá e fiz o pagamento a pronto. A entrega foi realizada a 07/11/2023 mas o artigo não correspondia ao que tinha pago. Comuniquei imediatamente à loja via telefone e fui informado que deveria enviar um email com fotos da ocorrência. Assim o fiz. Enviei um email com as respectivas fotos e aguardei. Enquanto aguardava fiz diversos telefonemas para a loja mas nunca obtive informações
concretas da data de entrega do artigo correto. Como nunca me contactaram, decidi deslocar-me à loja 3 semanas após a ocorrência e foi-me dito que estariam a tratar mas que não tinham informações. Aguardei mais uma semana e no dia 07/12/2023, desloquei-me novamente à loja e, como continuavam sem qualquer informação sobre uma solução para o caso, decidi pela resolução do contrato por falta de conformidade do artigo. Na loja, concordaram que a situação era inaceitável e informaram superiormente que o cliente pretendia a devolução do dinheiro. Nesse sentido, foi-me solicitado que enviasse um email a explicar novamente o sucedido e indicar o IBAN para a devolução do valor pago. Passado mais alguns dias, sem qualquer resposta do fornecedor (reforço que o fornecedor nunca contactou, por sua iniciativa, o cliente) entrei em contacto por Whatsapp (disponível no site geral) que, então, referiu que deveria enviar o anterior email para outro endereço. Assim fiz e, passados mais alguns dias, finalmente, obtive resposta. Disseram-me que não teria direito à devolução do valor mas não me foi dada qualquer explicação adicional. Ora, o artigo não estava em conformidade e a entrega não foi feita em tempo útil, pelo que mantive a vontade de ter a restituição do valor.
Perante a posição da empresa, procedi a uma reclamação online que apenas foi respondida nas últimas horas do último dia do tempo legalmente estipulado. Uma resposta em poucas linhas, completamente vaga em que referiam "que iriam prestar esclarecimentos ao cliente". Ora, não me foi prestado qualquer esclarecimento tendo de ser o cliente, novamente, a tentar contactar a marca. Passadas mais duas semanas, e após alguns contactos por email, apenas no sentido cliente-marca, e nunca no oposto, o departamento jurídico responde que iria ser contactado nos próximos dias. Passada mais uma semana, alguém da loja contacta-me mas, por questões laborais, não pude atender. Pedi novamente, várias vezes, que me devolvessem a chamada mas nunca obtive resposta e não voltaram a telefonar. Quem me telefonou foi uma transportadora a informar que queriam marcar nova entrega de sofás novos. Ou seja, a loja, sem falar com o cliente, depreendeu que o mesmo tinha mudado de ideias; de forma unilateral, quis resolver a questão da forma que melhor lhe convinha.
Assim, tenho um móvel a ocupar espaço ao longo destes últimos 3 meses. É praticamente impossível contactar com esta loja. O apoio ao cliente é paupérrimo, de um descaso inenarrável. Faltam-me adjetivos depreciativos para classificar toda a situação. A compra de um sofá não deveria ser tão complexa.
Pela forma como fui tratado, com desrespeito e desdém, mantenho a intenção de ser ressarcido do valor da compra e de, uma vez por todas, deixar de ter qualquer ligação comercial com esta empresa.
Data de ocorrência: 7 de novembro 2023
12 de março 2024
A situação mantém-se.
Contactaram-me por parte desta empresa no dia 21/02/2024. Para resolver a situação foi-me proposta a oferta de um vale no valor dos sofás e mais 100€, numa espécie de compensação. Também referiram que seriam céleres a contactar a transportadora que procederia ao levantamento dos sofás. Para por termo definitivamente a esta situação, aceitei a oferta. Porém, mais uma semana se passou sem qualquer contacto da loja ou da transportadora e, perante mais esta falta de respeito e competência, enviei email a recusar a anterior oferta explicando que não tenho qualquer intenção ou vontade de voltar a fazer negócios com esta empresa no futuro e que, por isso, o vale deixara de fazer qualquer tipo sentido para mim. Assim sendo, voltei a frisar a vontade de resolução do contrato e respectiva devolução do dinheiro dado que os sofás não estão em conformidade.
Desde então, passaram 2 semanas e nada. Voltei a enviar emails, e o silêncio mantêm-se. Não entram em contacto. Não atendem o telefone da loja onde comprei o móvel. O telefone que surge em pesquisas na internet está desativado. Não respondem aos emails. Não há qualquer contacto da transportadora para o levantamento dos sofás como me foi prometido.
O descaso, o desinteresse, a falta de responsabilidade são inqualificáveis. O apoio ao cliente é inexistente. É praticamente impossível qualquer contacto com esta empresa.
Tenho os sofás em não conformidade há mais de 4 meses a ocuparem espaço, o que nos causa transtornos.
Tudo à volta desta companhia é uma lástima! Não existe qualquer respeito pelo cliente nem aparente vontade de resolver a situação.
Toda esta situação é caricatural e inacreditável nos tempos que correm.
Mantenho-me a aguardar a devolução do dinheiro e o levantamento dos sofás.
Cláudio Carril avaliou a marca
24 de abril 2024

Após meses de insistência, finalmente a empresa fez a devolução do valor pago pelo produto em não conformidade. Mesmo assim, ainda tentou que eu arcasse com os encargos do transporte... O serviço pós-venda, serviço ao cliente, é quase inexistente. É dificílimo contactar com a marca. Não posso, perante tudo o que expus, recomendar a marca a qualquer pessoa.