Ferramentas e Materiais de Construção
1 Contek 95.7
3 Habitium 83.5
Ferreira & GranadaN/A
Ferreira & Granada Lda

Ferreira & Granada - Falta de assistência na devolução de produto vendido com poucas informações

Cassyo Galvão apresentou a reclamação
6 de novembro 2022
Fiz uma compra de uma cabine de duche no site da loja Ferreira & Granada Lda no dia 27/10/2022 e no anuncio apenas informava que não era compatível com a marca "ROCA", o qual não é a mesma da minha base. Quando a respectiva cabine chegou, também não era compatível com minha base de duche. Dessa forma, tentei solicitar a devolução da cabine, e a loja informou que poderia ser devolvida em loja ou por alguma transportadora. O problema é que a loja insiste, mesmo contrária a lei, que o custo do envio de devolução não deve se reembolsado. Ou seja, comprei uma cabine de duche, que pelo anuncio serviria na minha base de duche e mesmo não servindo, paguei os custos de envio.
Atenção ao comprarem nessa loja, pois os anúncios pelo visto não contém todas as informações e o suporte de pós venda não cumpre com a lei ou pelo menos nem sabe como funciona.
Além disso, moro em Setúbal, e tive que ir até Nazaré (localidade da Loja) devolver pessoalmente a cabine de duche. Paguei 182,00 EUROS pela cabine de duche + 23,37 EUROS de frete e na loja so me devolveram os 182,00 EUROS. Ou seja, paguei o envio de um item que não utilizei, comprado pela INTERNET, onde possuo o direito de devolver qualquer item em 14 dias, e ainda tive que fazer uma viagem para devolver. Em resumo, essa loja não sabe como funcionam as regras de venda na internet. Uma verdadeira loja que não sabe como se trabalha. Não sabiam nem preencher o livro de reclamação.
Data de ocorrência: 2 de novembro 2022
Bom dia Sr. Cassyo.
A descrição do produto está conforme o nosso conhecimento, estando lá que não dá para a Roca porque precisamente aconteceu uma vez e soubemos que não dava. Mas não consta de maneira alguma que dá para todas as bases existentes.

Relativamente aos custos de devolução, os mesmos correm por conta do consumidor, constando tal informação nas condições de venda, existente no site da própria loja, condições essas que foram aceites aquando da compra efectuada.
Os custos do transporte são um serviço aparte da nossa loja, as transportadoras não devolvem esse valor.

Em momento algum foi-lhe negado a devolução do produto ou o livro de reclamações. Quanto a essa questão como pôde reparar escreveu na primeira folha, felizmente em 40 anos de existência da nossa empresa foi o primeiro a fazê-lo. Não temos que saber escrever no livro pois quem está a reclamar é que tem que o saber fazer.

Face ao exposto, consideramos que não existe qualquer juízo de censura na nossa conduta, estando a questão da devolução plenamente sanada.

Sem outro assunto,
Subscrevemo-nos com consideração.

Diana Ferreira
Ferreira & Granada Lda
7 de novembro 2022
O regulamento da loja não pode ser contrário ao que diz a lei. Vendas feitas na internet dão direito ao consumidor no prazo de 14 dias devolver mercadoria sem justificativa, com reembolso do valor do produto e dos custos de envio.

Segue trecho do site https://cec.consumidor.pt/guia-de-compras-na-internet/direito-de-cancelamento.aspx

Se comprou bens na Internet e posteriormente quer exercer o seu direito de cancelamento, deverá devolver os bens ao vendedor dentro do período de cancelamento. Se cancelar uma compra deverá pagar as despesas de devolução. No entanto, terá direito ao reembolso do preço da compra e das DESPESAS DE ENVIO.
7 de novembro 2022
Passo a citar o que está escrito no artigo que enviou:

"O dever de informação do vendedor

Quando compra bens ou serviços na Internet, o vendedor tem um dever de informação prévia sobre determinados aspectos, indispensáveis à transparência das transacções. Para a maior parte das compras, o vendedor tem a obrigação de lhe fornecer a seguinte informação, na data da compra:

• O nome, actividade e endereço físico para onde reclamar
• Natureza e características do bem ou serviço
• O preço total
• Forma de pagamento e entrega
• Prazo para exercer o direito de cancelamento e respectivas condições"
7 de novembro 2022
E o que isso importa? Não estou reclamando da falta do preço, natureza ou característica de anuncio. E fiz a devolução dentro do prazo. O que o artigo está a dizer são informações mínimas que devem ser fornecidas ao consumidor, mas isso não isenta a loja de cumprir a lei com a devolução dos custos da compra.

"Prazo para exercer o direito de cancelamento e respectivas condições". Se está a falar desse trecho, não está interpretando da forma correta. A sua loja pode muito bem determinar um tipo de devolução em especifico, ou estipular um prazo maior do que estipula a lei, mas jamais pode infringir a lei. A venda foi feita na internet, e não deve ser tratada como uma venda feita em loja física.
6 de dezembro 2022
A marca ainda não me devolveu os portes de envio, agindo totalmente contraria a lei.
Boa tarde Sr. Cassyo.

O valor dos portes foram sim devolvidos, no passado dia 10/11/2022.

Peço que confirme por favor que o assunto está resolvido.
Cassyo Galvão avaliou a marca
6 de dezembro 2022

A marca resolveu a minha questão apenas depois de reclamar no site. Presencialmente fizeram pouco caso. Infelizmente isso é comum nas empresas, deixam o transtorno para o cliente e só resolvem se tiver reclamação pública.