1.5
Automóveis - Marcas
1 Mazda 83.8
2 Volvo 74.7
FIAT1.5
Fiat group automobiles, s.a.
  • Av. José Gomes Ferreira, 15
    Ed. Atlas IV - Miraflores, Apart 347
    2796-904 Linda-a-Velha
  • fcaportugal@fcagroup.com

FIAT - Veículo com problemas desde o inicio

Nádia
Nádia apresentou a reclamação
29 de dezembro 2020
Eu, Nádia Sofia Quelhas Cepeda, venho por este meio apresentar a minha reclamação á Fiat e á SGS Car. Passo a descrever a situação, de modo a demonstrar o meu total desagrado tanto com a Fiat e com a SGS Car.
Em Janeiro de 2016 adquiri um veículo novo, comprado á SGS Car do Feijó. O Veiculo é da marca Fiat, modelo Fiat 500 L 0.9 8v TwinAir, Data da Matricula 28/01/2016.
A 08 agosto de 2016, carro com 6,120 Km´s, enquanto realizava uma viagem de Lisboa para a Guarda o carro começou a perder força e apresentou uma luz amarela que segundo o manual de instruções trata-se de “Avaria do Sistema EOBD/INJECÇÃO” e “SINALIZAÇÃO DE AVARIA GENÉRICA” e o sistema do Start&Stop deixou de funcionar. Foi chamada a assistência em viagem do meu seguro e o carro foi levado para a oficina da LUBRIPOR, na Guarda. Na altura não me foi dada nenhuma descrição em forma de documento da avaria e do que foi feito, apenas me foi dito que foi realizada a revisão do primeiro ano sem nunca me conseguirem dizer qual o problema do carro. (ANEXO I)
Entre 08/08/2016 e 16/08/2016 o carro esteve sempre parado, uma vez que me encontrava de férias e não precisava de utilizar o mesmo.
A 16/08/2016, na viagem de regresso da Guarda para Lisboa, o carro volta a apresentar os mesmos sinais a perder força, a mesma luz amarela voltou a acender e o sistema do Start&Stop deixou de funcionar. O Carro foi levado para a oficina da XANAUTO em Loures, onde expliquei o que aconteceu desde dia 08/08/2016. Segundo o responsável de oficina da XANAUTO tratava-se de um problema de velas, sendo trocadas as mesmas. (ANEXO II).
A 20/09/2016, carro com 8006 Km´s, o carro volta novamente a apresentar os mesmos sinais, supracitados, no entanto neste episódio deixa mesmo de andar. Foi chamada novamente a assistência em viagem do meu seguro, e o carro foi levado para a oficina da SGS Car no Feijó. O carro ficou na oficina até 25/11/2016.
Nesta altura o que me foi dito pelo responsável de oficina foi que o motor do carro teria “um defeito de fabrico” e que seria trocado ao abrigo da garantia. (ANEXO III).
As revisões obrigatórias foram sempre realizadas em oficinas certificadas pela marca Fiat, assim como todas as alterações necessárias no veículo (ex: Escovas limpa vidros e pneus) como se pode ver na descrição seguinte:
- 1º Revisão a 07/03/2017, carro com 17261 Km´s, realizada na SGS Car (ANEXO IV);
- 2º Revisão a 26/03/2018, carro com 29443 Km´s, realizada na SGS Car (ANEXO V);
- 3º Revisão a 27/02/2019, carro com 45997 Km´s, realizada na SGS Car (ANEXO VI);

A 03/01/2020 o carro vai a primeira inspeção obrigatória, na INSPECENTRO – Insp. Periodicas de Veiculos Auto., S.A. em Odivelas. Veiculo com 4 Anos de matrícula e 61240 Km´s. O Veículo chumbou devido as seguintes deficiências (ANEXO VII):
- Pneus: Profundidade ranhuras inferior valores mínimos legais, 1º eixo (situação entretanto resolvida como mostra a fatura - ANEXO VIII);
- EM. GASES: CO em acelaração (> 2000 rpm) superior a 0,3 %;
- EM. GASES: Lambda superior a 1,03 ou inferior a 0,97.
Na altura foi-me questionado pelo inspetor se tinha comprado o carro com 0 km´s ao qual respondi que sim e foi-me dito pelo mesmo que me teria de dirigir a oficina da marca (como sempre fiz) para reclamar a situação, pois não era normal um veiculo com 4 anos em que teve uma troca de motor á cerca de 2 anos chumbar devido a estas duas deficiências. Contactei a oficina da SGS Car do Feijó, no mesmo dia, ficou combinado a entrega do veículo a 08/01/2020.
O Veículo ficou na Oficina da SGS Car do Feijó de 08/01/2020 a 13/02/2020. De realçar que durante este período fiz vários contactos com a oficina da SGS Car do Feijó sempre com muita dificuldade em estabelecer esse mesmo contacto, tanto para o contacto fixo disponível na página de internet como para os contactos moveis disponibilizados a quando da entrega do veículo.
Durante este período e após uma primeira avaliação pelo responsável de oficina, foi-me dito que o “veículo se encontrava sem óleo e com o filtro de partículas em mau estado. Bastaria realizar a revisão dos 4 anos para o problema do veículo ficar resolvido” sic.
No entanto um carro com 4 anos de matrícula em que a ultima revisão tinha sido realizada a 27/02/2019 não pode encontrar-se sem óleo com o filtro de partículas em muito mau estado e chumbar numa inspeção. É inadmissível que um veículo comprado como novo, com 0 Km´s em que foi sempre “tratado” nas oficinas oficiais da marca tenha dado tantos problemas, como é possível verificar na descrição acima e na primeira inspeção que se realiza, apenas com 4 anos e 61240 Km´s seja chumbado.
Continuando a minha descrição e reclamação, não sendo suficiente já o descrito, a 13/02/2020 dirigi-me á SGS Car e o que me foi dito foi que após realização da 4ºRevisão o veículo voltou a chumbar na inspeção, desta vez realizada na CONTROLAUTO – Controlo Técnico Automóvel S.A no Feijó a 12/02/2020 pelas 14h42, devido as seguintes deficiências (ANEXO IX):
- TUBOS DE ESCAPE E SILENCIADORES EFICÁCIA/MONTAGEM> COM FUGAS NAS CONDUTAS;
- CONTROLE DE EMISSÕES LAMBDA> 1,03 OU
Data de ocorrência: 29 de dezembro 2020
FIAT
4 de janeiro 2021
Cara Cliente , vamos acompanhar o assunto exposto, no entanto solicitamos que contacte a nossa linha de apoio ao Cliente - Ciao Fiat 0080034280000, de forma a fornecer-nos todos os dados necessários para acompanhamento do assunto junto do nosso Concessionário SGS Car.
FIAT
8 de janeiro 2021
Cara Cliente, verificamos que o seu assunto está a ser acompanhado pelo nosso serviço de apoio ao Cliente com o nº de processo 00674285, para mais esclarecimentos deverá contactar o numero Ciao Fiat 0080034280000.