55.3
Fixando, Unipessoal Lda

Fixando - Devolução de créditos

David Pires apresentou a reclamação
4 de abril 2022
Surgiu uma alegada oportunidade no portal e contactei o cliente, que me disse que afinal já não era preciso porque o problema estava resolvido. Ao verificar no portal, percebo que a minha proposta foi a única a ser enviada. Quando contactei o portal para que me devolvam os créditos, dizem que «Após uma análise cuidada, consideramos que este pedido está dentro das nossas regras de utilização e/ou não se enquadra na nossa política de devolução de créditos.» o que considero ser uma burla uma vez que o processo de verificação da legitimidade das oportunidades é feito pelo próprio portal.
Data de ocorrência: 26 de março 2022
19 de abril 2022
Nem se dignam responder... Enfim.
Fixando
22 de abril 2022
Caro David Pires,

Lamentamos a demora na sua resposta e que a sua experiência com a Fixando não esteja a ser a mais positiva.

Como explícito na nossa Política de Devolução de Créditos, os créditos gastos numa oportunidade de negócio são devolvidos automaticamente quando:
- O potencial cliente não validou o número de telefone e após 72 horas a sua proposta de orçamento não foi visualizada;
- O potencial cliente cancelou o seu pedido nas primeiras 24 horas. São excepção a esta regra as Categorias Urgentes.

Poderá solicitar um reembolso dos créditos gastos, sujeito a avaliação por parte da Equipa de Suporte Fixando, apenas nas seguintes situações:
- Após 72 horas a sua proposta de orçamento não foi visualizada, tem um contacto de telefone válido mas não atende as chamadas do especialista.
- O potencial cliente é desrespeitoso / utiliza linguagem imprópria com o especialista através das mensagens trocadas na plataforma Fixando.

Em situações que não se enquadram no acima descrito não garantimos a devolução dos créditos.

A situação que nos expõe é relativa a um cliente que colocou um pedido na Fixando e que teve sempre o telefone válido e disponível. Não obstante, relembramos que os clientes têm o direito de procurar em simultâneo a prestação do serviço externamente à Fixando ou perder o interesse e/ou a necessidade do serviço - situações estas alheias à Fixando e nas quais não temos controlo.

Compreendemos que possa ser frustrante para os especialistas não conseguirem fechar negócio com todos os clientes. No entanto, compete aos clientes avaliar as propostas e serviços apresentados pelos Especialistas, sendo a seleção do Especialista da sua inteira e exclusiva responsabilidade. O Cliente pode, inclusivamente, optar por não selecionar nenhum dos Especialistas que o contacte para a apresentação das respetivas propostas.

A Fixando é uma plataforma de intermediação entre Cliente Final e Profissionais, limitando-se na sua intervenção, a recolher os pedidos dos Clientes Finais e as inscrições dos Profissionais prestadores de serviços, divulgando aqueles a estes, de forma a permitir o processo de escolha do Cliente Final, não fazendo parte, a qualquer título, na relação contratualmente estabelecida entre Cliente Final e Profissional.

Contudo, o sucesso dos Especialistas da Fixando é fundamental para nós e, por isso, da nossa parte, com o intuito de garantir a eficiência e qualidade, asseguramos que os pedidos apenas são publicados após validação da nossa equipa, nomeadamente os contactos dos clientes e a informação disponibilizada. Ficando estes, depois, disponíveis para todos os profissionais da categoria e localização em questão.

Para mais, os clientes são informados repetidamente que os profissionais investem monetariamente para os conseguirem contactar. Da nossa parte asseguramos ainda que os clientes da nossa plataforma são sempre notificados cada vez que recebem uma proposta dos profissionais e, caso o cliente não tenha visualizado a proposta ao final de algumas horas, a Fixando volta a entrar em contacto com o cliente. O cliente é também continuamente notificado de modo a manter atualizado o estado do(s) respectivo(s) pedido(s) na plataforma.

Conforme supramencionado, e explicitado nos nossos Termos de Utilização, os clientes finais são os únicos responsáveis pelo conteúdo e rigor de qualquer informação prestada, isto é, pelos seus pedidos e actualização de estado dos mesmos, para além da verificação e análise das propostas e serviços apresentadas pelos especialistas.

Reiteramos que estamos sempre disponíveis para qualquer dúvida ou informação mais detalhada sobre o nosso funcionamento através dos nossos meios de contacto directos, incluindo esclarecer todo o nosso funcionamento e dicas de como fazer um bom uso e ganhar novos clientes.

A Fixando é uma reputada plataforma de contratação de serviços e pode encontrar-nos nos mais diversos meios de comunicação desde a nossa fundação em 2017: https://help.fixando.com/hc/pt/articles/4415540049809-2022.

Atenciosamente,
A Equipa Fixando
25 de abril 2022
Boa tarde caríssimos,

Obrigado pela resposta, ainda que tardia.

Entendo a vossa argumentação que, resumidamente se resume a "empurrar" a responsabilidade para o cliente final. Acontece que, em relação a isto, há dois pormenores a ter em conta:

1. A nossa relação (dos profissionais) é como Fixando e não com os clientes finais; e
2. Quem faz a triagem da veracidade das oportunidades é o Fixando e não os profissionais.

Neste pressuposto das vossas regras, em última análise, até podemos admitir que o Fixando contrate falsos clientes finais, só para consumir os créditos dos profissionais, por exemplo. O suposto cliente coloca uma oportunidade, o profissional envia uma mensagem (nem cheguei a fazer proposta!) gastando os créditos e o falso cliente diz que afinal já não precisa.

É uma forma fácil do Fixando acelerar o gasto de créditos dos profissionais. Isto já aconteceu com o habitíssimo, onde deixe de comprar os créditos devido ao mesmo tipo de burla.

A responsabilidade de verificar se a oportunidade é legítima é vossa e não nossa. Se vocês não o fazem, porque até nem têm nenhum interesse em o fazer, não se devem esquivar À responsabilidade quando nós o fazemos por vocês e fazemos uma denúncia credível. Coloquei o screenshot em anexo a esta mensagem. Se tiverem duvidas contactem com o cliente e perguntem-lhe se foi assim que se passou. Não se escondam através de regras sem ética e, não sei até se não serão sem suporte legal.

Os melhores cumprimentos!
9 de maio 2022
Continuo a aguardar a devolução dos créditos!
David Pires avaliou a marca
12 de junho 2022

Atitude desprezível a deles.