Floene Marca Recomendada
87.6
Floene Energias, S.A.
  • A Floene é a empresa responsável pela maior rede de distribuição de gás em Portugal. Chegamos a +1 Milhão de famílias e empresas em Portugal e somos responsáveis pela expansão e gestão de mais de 13.500 km da rede de distribuição de gás, 24 horas por dia, 365 dias por ano. Hoje distribuímos gás natural e estamos a iniciar a distribuição de gases renováveis, como o biometano e o hidrogénio.

• Rua Tomás da Fonseca, Torre C,
  • distribuicao.lisboagas@floene.pt

Floene - Excesso de consumo de gás em kwh

Paulo Estêvão apresentou a reclamação
2 de junho 2023
Submeti uma reclamação através do livro de reclamações online sobre o excesso de kwh consumidos na morada abaixo indicada:

Em Fevereiro/2023 recebi uma factura da gás da EDP no valor de 1081€.
O apartamento é habitado por 2 adultos e um bebé.
Considerando os valores completamente fora do normal, solicitei a inspecção aos aparelhos de consumo. Após intervenção por parte da GALP fui informado não haver nenhum problema com os equipamentos de consumo, não tendo sido detectada nenhuma anomalia ou fuga.
Não contente, solicitei uma aferição ao contador de gás.
No dia 24/Fevereiro foi feita a substituição do contador de gás, uma vez que o consumo apresentado era muito superior ao normal. Desde essa data, fiz questão de não alterar as temperaturas dos aquecimentos nem da água para poder ter comparação com os meses anteriores em que o consumo de gás estava alto. Após a instalação do novo contador tenho feito uma consulta regular e constato que o consumo baixou vertiginosamente. Claramente havia um problema no contador. 2 meses após pedido de aferição ao contador, recebi email por parte da beiragás a informar que o contador não tinha qualquer problema.

O registo de consumo de gás em kwh nos meses de FEV/2023 está bastante longe do histórico de consumo registado nos anos anteriores. Compreendo que o preço do valor do Kwh tenha aumentado no entanto a dúvida neste caso é relativo ao consumo em kwh e não em euros. A EDP alega que apenas reflete o consumo que lhe é apresentado pela Beiragás. Por sua vez, a Beiragás afirma que o contador está em perfeitas condições. No entanto, eu contesto que não considero normal um consumo de 1580 kWh em 2021, 1450 kWh em 2022 e 3371 kWh em 2023. Também não considero normal ter um consumo inferior nos anos afetados pela pandemia de Covid-19, em que houve menor consumo devido à maior presença em casa. Além disso, após a substituição do contador, os valores voltaram a diminuir para os valores anteriores. Peço sensibilidade na análise deste caso, posto o facto de serem apenas 2 adultos a habitar a casa e os níveis de consumo nunca terem chegado perto do valor que está a ser cobrado neste momento.
Coloco em baixo procuração com poderes para resolver este assunto. Assim como históricos de consumo.
Data de ocorrência: 1 de fevereiro 2023
2 de junho 2023
Exmo(a). Senhor(a) Paulo Estêvão,

Agradecemos e confirmamos a receção da sua reclamação 93744123.

Vamos analisar a sua exposição e muito em breve voltaremos ao contacto para lhe prestarmos os devidos esclarecimentos.

Até breve,
13 de junho 2023
Exmo. Senhor Paulo Estêvão,

No seguimento da sua exposição, informamos que a resposta final sobre a reclamação apresentada, foi enviada por correio eletrónico para o endereço disponibilizado.

Mantemo-nos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.

15 de junho 2023
A beiragás afirma que o consumo em m3 de JAN/FEV/2023 é normal e muito parecido com Jan/Fev/2021.
Em 2021 o teletrabalho fazia parte de uma realidade que já acabou e que originou facturas de energia mais elevadas como é normal.
Solicitei o envio das contagens e coloquei-as numa tabela que anexo em baixo.

Não posso deixar de considerar má fé quando afirmam que as contagens estão em linha com os anos anteriores ou quando tentam encontrar justificação numa frase de um relatório que apenas faz referencia a uma não conformidade que diz respeito à caldeira estar instalada num espaço inferior a 8m3 mas que isso não origina o consumo excessivo.
15 de junho 2023
Agradeço a resposta, pois considero que este assunto ainda não se encontra resolvido ainda para mais agora com a disponibilização das contagens
Exmo(a). Senhor(a) Paulo Estêvão,

Agradecemos e confirmamos a receção da sua reclamação 93744123.

Até breve,
19 de junho 2023
Exmo. Senhor Paulo Estêvão,

Mantemo-nos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.

Paulo Estêvão avaliou a marca
13 de junho 2023

Enquanto consumidor particular, sinto uma grande revolta pela forma como este assunto foi tratado. A EDP empurra para a Beiragás. Por sua vez a beiragás empurra para a EDP. A queixa foi criada para a EDP Comercial, no entanto passados uns dias foi alterada para a Floene. Solicitei as contagens dadas pela Beiragás à EDP, no entanto não me foram disponibilizadas. Fico a aguardar o envio das mesmas para poder prosseguir com a reclamação junto da EDP.