Floene Marca Recomendada
87.6
Floene Energias, S.A.
  • A Floene é a empresa responsável pela maior rede de distribuição de gás em Portugal. Chegamos a +1 Milhão de famílias e empresas em Portugal e somos responsáveis pela expansão e gestão de mais de 13.500 km da rede de distribuição de gás, 24 horas por dia, 365 dias por ano. Hoje distribuímos gás natural e estamos a iniciar a distribuição de gases renováveis, como o biometano e o hidrogénio.

• Rua Tomás da Fonseca, Torre C,
  • distribuicao.lisboagas@floene.pt

Floene - Mudança de comercializador - erro na contagem fornecida

Vitor Manuel Gonçalves
Vitor Gonçalves apresentou a reclamação
18 de março 2024 (editada a 19 de março 2024)
Mudei de comercializador da Endesa para Lisboa Gás (CUR). Na documentação que preenchi não existia qualquer campo para fornecer a contagem para inicio do contrato, pelo que registei na área de cliente da Floene a contagem real de 332 m3 em 29.02. No início de março, já como novo cliente da Lisboa Gás, verifiquei que tinham utilizado o valor de 339 m3 para a contagem inicial, sendo que a Lisboa Gás informou-me que esse valor tinha sido fornecido pelo comercializador antigo, a Endesa. Recebo a fatura final da Endesa (em anexo), de 1 mês completo, onde indicam que a contagem para efeitos de encerramento do contrato era real, o que não corresponde à verdade, e que tinha sido fornecida pelo distribuidor, tal como está inscrito na própria fatura. A Endesa ignorou a leitura correta que forneci na sua área de cliente de 332 m3 e faturou 339 m3.
Ora, sendo o meu consumo real mensal cerca de 2 a 3 m3, o valor desta fatura representa o triplo do que costumo pagar por mês a preços inflacionados da Endesa face às tarifas do mercado regulado para o qual agora mudei. Assim, estou a pagar ao antigo comercializador consumos que não fiz, pois fui faturado com estimativa por excesso. Por outro lado, não posso fornecer/corrigir na Lisboa Gás a contagem real, porque o registo que têm é de 339 m3, valor esse que só atingirei em final de abril, principio de maio. Assim, solicito que comuniquem a leitura real de 332 m3 quer ao antigo comercializador (Endesa) para efeitos de emissão de nota de crédito, quer ao novo comercializador (Lisboa Gás) para corrigirem a leitura inicial e possibilitar a comunicação contagens reais com regularidade.
Data de ocorrência: 29 de fevereiro 2024
18 de março 2024
Exmo(a). Senhor(a) Vitor Manuel Gonçalves,

Agradecemos e confirmamos a receção da sua reclamação 109615924.

Vamos analisar a sua exposição e muito em breve voltaremos ao contacto para lhe prestarmos os devidos esclarecimentos.

Até breve,
20 de março 2024
Exmo. Senhor Vitor Manuel Gonçalves,

No seguimento da sua exposição, informamos que foi enviada resposta final por correio eletrónico para o endereço disponibilizado.

Agradecemos a sua melhor atenção.

Mantemo-nos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.

Vitor Manuel Gonçalves
Vitor Gonçalves avaliou a marca
20 de março 2024

A Floene é a distribuidora de Gás natural da minha zona. Não tenho alternativa, a não ser deixar de consumir gás. De qualquer forma, os procedimentos instituídos de mudança de comercializador, dos quais a Floene é peça chave, podem ser lesivos dos interesses dos consumidores, sendo que esta entidade não resolve o problema. Será preciso apelar para o regulador.