Floene Marca Recomendada
87.6
Floene Energias, S.A.
  • A Floene é a empresa responsável pela maior rede de distribuição de gás em Portugal. Chegamos a +1 Milhão de famílias e empresas em Portugal e somos responsáveis pela expansão e gestão de mais de 13.500 km da rede de distribuição de gás, 24 horas por dia, 365 dias por ano. Hoje distribuímos gás natural e estamos a iniciar a distribuição de gases renováveis, como o biometano e o hidrogénio.

• Rua Tomás da Fonseca, Torre C,
  • distribuicao.lisboagas@floene.pt

Floene - Instalação de caldeira de condensação - desresponsabilização e falta de cumprimento contratual

david apresentou a reclamação
11 de março 2024 (editada a 12 de março 2024)
Esta situação comecou com uma candidatura ao Programa Troca de Caldeiras (https://www.trocadecaldeiras.pt) a 1 de Agosto de 2023, à qual só em fevereiro de 2024 foi agendada a instalação da mesma, após a inspeção inicial!

8 Meses até essa data, mas neste momento ainda continuo sem a caldeira instalada!

Na inspeção, o instalador designado pela Floene, diz que tenho de abrir um buraco com 10cm de diâmetro e tenho extração até 3 metros (tal como indicado no contrato) incluido na instalação.

Na altura da instalação, os técnicos dizem que afinal o buraco teria de ter 11cm de diâmetro e que não tinham material com eles para instalar a caldeira pois excedia os 3metros.
Ora dias antes eu entrei em contacto com a empresa instaladora - Servitis, Lda para garantir que não haveria problemas por ser preciso mais material, a qual respondeu que não haveria problema e os técnicos estavam sempre preparados e com material para essas situações! MENTIRA, pelos vistos !!!
A mesma celebrou prontamente um novo orçamento para o material em necessário, minimamente abusivo e preços super inflacionados! o qual não cumpre o contrato com a Floene nem aplica preços adequados!

No 1º Orçamento, com caldeira e instalação até 3 metros foram cobrados 456€, o orçamento para os restantes 1.5m (2m por excesso) cobram 510.53€

Eu paguei a abertura do buraco e por causa de terceiros, informam que terei de assumir novas despesas por erro da empresa instaladora que não assumem nem se responsabilizam!
Não cumprem novamente as condições gerais do contrato!

Recebo o orçamento, que para além de não ter em conta o que já paguei diretamente à Floene, aplica preços super inflacionados, que explicarei de seguida!

A Floene desculpa-se e argumenta que a responsabilidade não é sua e e não cumpre nem obriga o cumprimento do contrato. A instaladora Servitis não cumpore o contrato, mente e aldraba o orçamento só para obter maiores lucros!

É inadmissivel e usarei todos os meios necessários para obter o serviço adequado que assinei no contrato!

Sobre o orçamento, e para perceberem que não é uma opinião subjetiva:

O orçamento inicial inclui tubo/troço até 3m, com as devidas curvas necessárias.
agora apresentaram um total de 6m quando na verdade precisam entre 4 a 5m (um acréscimo de 2m).
Curvas precisam das mesmas, que também estariam incluídas, pois o que aumenta é a extensão.
Claro que as braçadeiras e extensão extras seriam a meu encargo, mas não por valores exploratórios e abusivos como os que estão no orçamento!

Numa breve pesquisa no o "Troço Recto 60/100" dá resultados entre os 20€ e os 30€ com IVA
e o orçamento é de 64.34€ (52,31 + IVA) cada???? isto já é roubar!!!

O mesmo acontece com "Curva 90º 60/100 mm" que apresentam o valor de 57.91€ cada unidade quando conseguem encontrar por cerca de metade....

No 2º orcamento, cobram 6 metros, não respeitando então o contrato assinado. A Floene não quer saber e desresponsabiliza-se quando foi a mesma a designar a empresa instaladora! Não fiscaliza ou verifica as condições contratuais e nem se preocupa em defender o seu cliente ou a sua imagem!

Tenho um buraco que tive de abrir, porque este instalador não faz esse trabalho (ao contrário de muitos outros) e tenta cobrar-me mais do que já paguei pela caldeira em peças que grande parte estão incluídas e outras ao dobro ou mais do valor de mercado! Parece mais um caso de burla, que ambos se aproveitam do cliente e não respeitam as condições contratuais, particulares ou gerais dos contratos!

Exijo uma solução, e caso não tenha uma resposta vou recorrer aos meios legais disponívies para
me auxiliar na resolução ou na reparação do buraco que fui obrigado a fazer especificamente para este fim!

Aqui a Floene deveria ser capaz de escolher melhores instaladores, que os há certamente, do que a Servitis! Eu teria vergonha em apresentar este serviço a um cliente!!!!
Data de ocorrência: 9 de fevereiro 2024
11 de março 2024
Exmo(a). Senhor(a) david,

Agradecemos e confirmamos a receção da sua reclamação 109248124.

Vamos analisar a sua exposição e muito em breve voltaremos ao contacto para lhe prestarmos os devidos esclarecimentos.

Até breve,
20 de março 2024
Exmo. Senhor David Brito,

No seguimento da sua exposição, informamos que foi enviada resposta final por correio eletrónico para o endereço disponibilizado.

21 de março 2024
Reaberta pelo simples motivo de que não foi resolvida!

continuo a dizer que não estão a respeitar o contrato visto ter 3m de instalação incluida.

Em resposta ao vosso email:

....
Reagindo à vossa resposta, tenho conhecimento do contrato, no entanto referiram desde o início que a instalação tem de ser efetuada pela prestadora de serviço, e sendo assim não tenho escolha se a prestadora decide aplicar preços abusivos e não cumpre os o contrato: pois fui claro na explicação: a instalação inclui 3 metros de instalação, e a instaladora quer cobrar os mesmos.  Ora, recuso-me a aceitar, claro está!

Conforme consta do contrato celebrado, os trabalhos de construção civil, trabalhos relacionados com instalações elétricas, trabalhos de pintura, entre outros, estão automaticamente excluídos dos trabalhos que a Empresa Instaladora está habilitada a realizar, pelo que, caso o Cliente os pretenda fazer, deverá contratar tais serviços com uma entidade terceira e esses encargos são suportados diretamente pelo Cliente.
--->  Aqui, entendo perfeitamente e a abertura que abri na parede foi ao meu encargo!

Acrescentamos que as responsabilidades de eventuais trabalhos adicionais para a instalação da caldeira, decorrem de uma análise prévia do prestador de serviços. Neste seguimento, esclarecemos na primeira visita realizada, foi indicada a localização do furo para a exaustão da caldeira, bem como o respetivo diâmetro, tendo sido elaborado o orçamento em conformidade com as condições verificadas.
--> Aqui discordo, pois o diâmetro que apresentaram na 1ª visita foi diferente da apresentada no dia de instalação. Ora, não vou pagar novamente sem garantirem que o diâmetro fornecido na 1ª visita serve....pois iria pagar supostamente mais 500€ e depois afinal continuaria a não ter o diâmetro necessário.

Na segunda visita, constatou-se que o furo foi aberto numa localização diferente da indicada na primeira visita, o que originou alteração do projeto/instalação (6 aumentos de exaustão, 2 curvas de 90, 4 abraçadeiras de 110, alargar saída para a fachada para 110) e consequentemente do respetivo orçamento.
--> aqui o alargamento para 110cm não está no orçamento, e desse aumento de extensão, tem de ser descontado o material que seria utilizado numa instalação incluída dentro dos limites (3m, com as 2 curvas).  Vão cobrar o que inicialmente estava incluído porque motivo?

Por fim, importa esclarecer que o prestador de serviços (“PS”) foi selecionado de acordo com as normas e critérios definidos pelo CCP (Código dos Contratos Públicos) e é o responsável pelas visitas técnicas, elaboração dos orçamentos, bem como da respetiva emissão de fatura sobre o montante orçamentado.
--> O que está no papel por vezes não funciona como planeado, e infelizmente depende do trato de alguns funcionários. Não me vou alongar sobre este tema, que não é o meu foco, mas sim uma solução para o meu caso!

Aguardo a vossa atenção e procura numa solução para o meu caso, não estou a pedir nada que não esteja no contrato.

Cumprimentos

27 de março 2024
Claro que ainda não se encontra resolvida!
O instalador continua a apresentar orçamento explorativo e a não esclarecer quanto ao diâmetro do buraco!
27 de março 2024
anexo o novo orçamento facultado!

fico a ponderar se os custos de um equipamento sem controlador justifica o valor até ao momento:

- caldeira: 456€
- instalação: 317.50€
- buraco: 150€
sub Total: 923.5€

controlador: 261.86€ (orçamentado pelo prestador de serviço)

total: 1185.36€

Aldrabice, é o que é!
4 de abril 2024

6 de abril 2024
Situação resolvida com prejuizo para o cliente:

resposta:

"Em resposta ao seu contacto, esclarecemos que o orçamento apresentado é aquele que é necessário à boa execução da substituição da caldeira."

Continuam a defender o prestador de serviço, sem se preocupar em perceber o ponto de vista do cliente ou avaliar a reclamação com atenção ao que é exposto!

Não recomendo de todo!!!