Floene Marca Recomendada
87.6
Floene Energias, S.A.
  • A Floene é a empresa responsável pela maior rede de distribuição de gás em Portugal. Chegamos a +1 Milhão de famílias e empresas em Portugal e somos responsáveis pela expansão e gestão de mais de 13.500 km da rede de distribuição de gás, 24 horas por dia, 365 dias por ano. Hoje distribuímos gás natural e estamos a iniciar a distribuição de gases renováveis, como o biometano e o hidrogénio.

• Rua Tomás da Fonseca, Torre C,
  • distribuicao.lisboagas@floene.pt

Floene - Leitura estimada para fim de contrato de gás com valor exorbitante

Marta Silva
Marta Silva apresentou a reclamação
21 de fevereiro 2024

No dia 1 de Janeiro de 2024 solicitei online a transferência do meu contrato de gás natural da Endesa para a Galp CUR.
Não me foi solicitada nenhuma leitura do contador.

Passados uns dias recebo a minha factura final com a Endesa num valor exorbitante de quase 500€. Pela informação que consta na referida factura este valor foi calculado tendo por base uma leitura REAL de 7240m3 à data de 2 de Janeiro de 2024
Em anexo incluo a factura em questão, juntamente com várias fotos do meu contador nos dias seguintes a comprovar o valor absurdo que foi dado para a leitura. Só para elucidar o quão errado este valor está, hoje, dia 21 de Fevereiro, ainda não atingi esse valor no meu contador...

Depois de contactar a Endesa e a Floene muitas vezes percebi que afinal este valor é uma estimativa. e não uma leitura real.

Solicitei à Floene e à Endesa o meu histórico de leituras, porque deixei de ter acesso ao Portal MyEndesa onde frequentemente registava as leituras de contador entre os dias 7 e 9 de todos os meses. Tenho ainda acesso aos valores dessas leituras através das facturas de pagamento que recebi da Endesa.
Ainda não recebi o histórico de registos da vossa parte. Nem da Endesa...

Gostaria que me explicassem de que forma chegaram ao cálculo deste valor de estimativa. Existem vários métodos para esse cálculo na legislação: método Perfil, Histórico Homólogo e Histórico Homólogo Corrigido, e por lei o método é elegido pelo cliente. Não fui contactada a esse respeito.

A explicação que a Endesa me deu é que a Floene diz que o valor de 7240 m3 está de acordo com o período homólogo do ano passado, mas isso não é verdade.

Apresento as leituras de Dezembro 2022 e Janeiro de 2023:

9.12.2022 contador 5954 LEITURA REAL consumo 47 m3
9.01.2023 contador 6044 LEITURA ESTIMADA consumo 90m3

E os valores para Dezembro 2023 e Janeiro 2024:

7.12.2023 contador 6949 LEITURA REAL consumo 67m3
9.12.2023 contador 6983 LEITURA ESTIMADA consumo 101m3
2.01.2024 contador 7240 LEITURA ESTIMADA consumo 257m3

Gostaria também de saber porque é que, tendo uma leitura REAL por mim registada no Portal MyEndesa no dia 7 de Dezembro 2023 de 6949m3, foi estimado um valor 2 dias depois, dia 9 de Dezembro, no valor de 6983, equivalente a um consumo de 101m3. De acordo com o período homólogo o consumo seria de cerca de metade disso.

Agradeço portanto que me respondam às questões que enunciei:

- Envio de registos de leituras desde Junho 2018
- Que método foi utilizado e explicação detalhada dos cálculos que foram feitos para chegar ao valor estimado de 6983m3 a 9 de Dezembro de 2023 (existência de leitura REAL a 7 de Dezembro)
- Que método foi utilizado e explicação detalhada dos cálculos que foram feitos para chegar ao valor estimado de 7240m3 a 2 Janeiro de 2024.

Agradeço que seja feita uma correcção nestes 2 valores estimados, por forma a que esta factura seja rectificada, porque considero imoral que me estejam a cobrar um valor deste montante sem haver qualquer base real para tal.

Atentamente,
Marta Vicente e Silva
Data de ocorrência: 16 de fevereiro 2024
21 de fevereiro 2024
Exmo(a). Senhor(a) Marta Silva,

Agradecemos e confirmamos a receção da sua reclamação 107947124.

Vamos analisar a sua exposição e muito em breve voltaremos ao contacto para lhe prestarmos os devidos esclarecimentos.

Até breve,
5 de março 2024
Exma. Senhora Marta Silva,

No seguimento da sua exposição, informamos que foi enviada resposta final por correio eletrónico para o endereço disponibilizado.

Agradecemos a sua melhor atenção.

Mantemo-nos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.

Marta Silva
Marta Silva avaliou a marca
5 de março 2024

Esta reclamação foi tratada pela funcionária da Floene Carla Amaral. Gostaria de registar o grande profissionalismo desta funcionária e a enorme ajuda que me prestou. Demonstrou muitas qualidades humanas, o que é raro encontrar hoje em dia... Muito obrigada.