Floene Marca Recomendada
87.6
Floene Energias, S.A.
  • A Floene é a empresa responsável pela maior rede de distribuição de gás em Portugal. Chegamos a +1 Milhão de famílias e empresas em Portugal e somos responsáveis pela expansão e gestão de mais de 13.500 km da rede de distribuição de gás, 24 horas por dia, 365 dias por ano. Hoje distribuímos gás natural e estamos a iniciar a distribuição de gases renováveis, como o biometano e o hidrogénio.

• Rua Tomás da Fonseca, Torre C,
  • distribuicao.lisboagas@floene.pt

Floene - Leitura por estimativa abusiva - reclamação

Sheilla de Andrade
Sheilla Andrade apresentou a reclamação
19 de fevereiro 2024
Boa noite,

No passado dia 12 de Abril de 2023, foi emitida uma factura de Gás pela Iberdrola, com o CUI- PT 1605 0000 0859 4618 YM, no valor de 594,94 euros.
Havia ainda um valor residual de 442,11 euros , do saldo anterior que foi posteriormente liquidado, conforme comprovativo em anexo.
Esta factura foi emitida de acordo , não com base em uma leitura real, mas com base numa estimativa realizada pela Lisboa Gás, associada ao período entre 02/03/2023 e 07/04/2023, do qual consta o valor de 5315 m3.
Dado o surreal valor da mesma, foi efectuada uma leitura real pelo proprietário no dia 17 da Abril de 2023, a qual tem o valor de 5269 m3(como se poderá verificar em anexo), equivalendo este valor a uma diferença estimada de 304 euros.
Foi efectuada uma reclamação à Iberdrola, sendo que a resposta da mesma refere que a leitura por estimativa foi realizada pela Lisboa Gás, sendo que este factor implica a reponsabilidade da mesma no erro efectuado na respectiva leitura.
Mais surreal ainda é o facto de, após a reclamação, terem esperado até ao dia 29/05/2023, o que perfaz um número de dias superior a um mês , para efectuarem uma nova leitura real ao contador, sendo que assim poderiam garantir que o valor seria no mínimo aproximado do erro cometido na leitura por estimativa mais de um mês antes.
No entanto, servindo mais uma vez de prova em como este erro havia sido cometido de forma grosseira, o valor do contador continuava a ser inferior ao da estimativa, havendo ainda espaço para uma rectificação da factura, que passou a ser inferior mesmo mais de um mês depois. Sendo que agora a Iberdrola continua a pedir um valor absurdo devido a um erro não cometido pelo utilizador, mas sim pelo fornecedor, 578,90 euros.
Desde sempre que realcei que desejo pagar o que consumi, mas devo legalmente apenas pagar aquilo que me é devido. Não poderei assumir um consumo estimado de um valor absurdo que não consumi efectivamente.
Pedi a alteração do comercializador de gás e energia no dia 08/04/2023 assim que vi o absurdo que me estavam a debitar,no entanto nunca fui informada de que teria de requisitar uma leitura extraordinária, para o inicio deste novo contrato. A Gold Energy assumiu por defeito que a leitura da Lisboa Gás estaria correcta e assumiu-a como o primeiro regista de leitura do meu contador, o que comprova mais uma vez, que a estimativa estava muita acima da leitura posteriormente afectuada, pois a factura seguinte foi de 04/07/2023 e foi de 5348 m3.
Neste momento tenho a cobrança a ser feita em nome da Intrum no valor dos supracitados 578,90 euros, quando está mais que comprovado que este valor não é real e eu não terei de o pagar se este não foi por mim realmente consumido.
Agradeço brevidade neste assunto e alguma honestidade por parte da Lisboa Gás.
Melhores cumprimentos
Sheilla de Andrade
Data de ocorrência: 12 de abril 2023
20 de fevereiro 2024
Exmo(a). Senhor(a) Sheilla de Andrade,

Agradecemos e confirmamos a receção da sua reclamação 108118924.

Vamos analisar a sua exposição e muito em breve voltaremos ao contacto para lhe prestarmos os devidos esclarecimentos.

Até breve,
22 de fevereiro 2024
Exma. Senhora Sheilla de Andrade,

No seguimento da sua exposição, informamos que foi enviada resposta final por correio eletrónico para o endereço disponibilizado.

Agradecemos a sua melhor atenção.

Mantemo-nos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.