• Edifício Amoreiras Plaza

FNAC - Incompetência

Jéssica Gomes
Jéssica Gomes apresentou a reclamação
25 de maio 2021
Email enviado para a Fnac no dia 19/05, ao qual, até à data presente não me responderam:

“Boa tarde.

Estou muito insatisfeita com os serviços, tanto prestado pela FNAC, como pela própria ASUS e quero deixar aqui escrito todos os motivos de reclamação da minha parte e de incompetência por parte de ambas as empresas referidas.
Provavelmente irei escrever, igualmente, nos livros de reclamações.

Comecemos pelo início.
Eu estava a estudar a partir do PC quando, de repente, ele se desligou. Tentei ligá-lo à corrente, achando que era esse o problema, mas não. Dirigi-me, na manhã seguinte, à FNAC para verificar se o problema era o carregador, o que se concluiu que não. Face a isso, deixei lá o PC para arranjar. Estando ele na garantia, era de esperar que a mesma cobrisse quaisquer custos, tendo em conta que não tive qualquer culpa. Avisaram-me, contudo, logo desde início, que era provável proporem um orçamento para arranjo do teclado, visto que duas teclas estavam em falta, embora funcionassem, tratando-se de um defeito estético. Eu compreendi a situação e disse que aceitaria o orçamento, tendo em conta que já tinha pensado antes em arranjar o teclado.
Qual não foi o meu espanto quando, no dia 21/04, recebi um email da FNAC a informar que "a anomalia manifestada" pelo equipamento "não foi considerada em garantia". Em anexo, constava um documento PDF com a proposta de orçamento e as supostas anomalias encontradas no dispositivo, documento esse que deixarei aqui também em anexo.
Como podem verificar, os problemas mencionados são bastante vagos, não explícitos o suficiente para eu entender o que realmente se passou. Por exemplo, mencionam o HDD e o SSD, mas não revelam o que se passou, em concreto, com qualquer um dos dois, o que se pode considerar uma violação ao dever de informar. Invoco, portanto, o art. 8º, nº 1, alínea a), da Lei nº 24/96, de 31 de julho, relativa aos direitos dos consumidores: "O fornecedor de bens ou prestador de serviços deve, tanto na fase de negociações como na fase de celebração de um contrato, informar o consumidor de forma clara, objetiva e adequada, a não ser que essa informação resulte de forma clara e evidente do contexto, nomeadamente sobre: a) As características principais dos bens ou serviços, tendo em conta o suporte utilizado para o efeito e considerando os bens ou serviços em causa". Infelizmente, até agora continuo sem saber por que motivo é que os supostos danos encontrados não são cobertos pela garantia, apesar de possuir esse direito.

Passemos à frente.
No dia 29/04, a FNAC informou-me que o PC estava a ser analisado:
"Estimado(a) cliente (...) Em relação ao processo de reparação do seu equipamento, informamos que o mesmo ainda está em análise no centro técnico do Fabricante, tendo a FNAC já solicitado urgência na conclusão da reparação!
Assim que a loja receber o equipamento, enviará um SMS a informar da possibilidade de levantamento (...)."

Fiquei, então, à espera de receber a tal SMS, presumindo que só iria pagar no final, o que, de facto, me fez alguma confusão, porém a FNAC não deixou claro que eu tinha de realizar o pagamento de imediato, tanto que tal não consta no email que recebi. Sendo eu a consumidora, eu tinha, mais uma vez, o direito a ser informada para não ficar à espera, ainda mais tendo em conta a urgência de arranjo do PC. Tal como eu disse diversas vezes, tenho no PC todos os meus documentos, resumos, trabalhos, sebentas da faculdade e necessito deles. Tenho sido prejudicada por não ter acesso a nada disso. Apesar de a FNAC e a ASUS estarem a par da situação, não me disseram logo que aguardavam o pagamento.

Só no dia 03/05, ou seja, 4 dias depois, é que me enviaram um email com o seguinte:
"(...) Em relação ao processo de reparação do seu equipamento, informamos que o mesmo aguarda pagamento do orçamento emitido para prosseguir com o processo de reparação (...)".

Fiquei bastante insatisfeita, pois achava que o PC já estava a ser arranjado. Ainda assim, enviei um email a pedir a entidade e a referência e, só após eu as ter solicitado, é que, por fim, me enviaram um email com ambas.

Já no dia 07/05, preocupada, perguntei se iria perder alguns dados, uma vez que necessito de praticamente tudo o que lá está. É verdade que já tinha deixado bastante claro que não podia perder nada, principalmente documentos relacionados com a faculdade, porém achei melhor reforçar tal ideia, tendo em conta o que já se tinha passado.
No dia 10/05, três dias depois, recebi como resposta:
"(...) No seguimento do mesmo, informamos que o equipamento será formatado. (...)". Ora, o que é que isto dá a entender? Dá a entender, efetivamente, que os dados serão todos perdidos e não recuperados, como eu tinha requerido. Perante isto, dirigi-me à FNAC cheia de pressa e muito preocupada e transtornada, mesmo estando a ter uma aula online (à qual faltei), para tentar entender o que se passava. No entanto, quando lá cheguei, um dos funcionários efetuou uma chamada e comunicou-me, no final, que os dados tinham sido guardados, tinha sido feito um backup. Ou seja, fui lá desnecessariamente, tudo porque a pessoa que me respondeu ao email me deu a entender que eu ia perder todos os dados presentes no PC. Faltei à minha aula sem qualquer necessidade.
Após tudo isto é que, no mesmo dia, recebi um email com um pedido de desculpas, que de nada serviu porque "o mal já estava feito".

Foquemo-nos, agora, na parte final, a que me levou a escrever este email de revolta.
Ora, no dia 17/05, ou seja, há dois dias, recebi um SMS da FNAC, no qual estava presente que o PC estava disponível para levantamento. Não consegui ir logo nesse dia nem no dia 18, por causa da faculdade, mas passei por lá hoje de manhã (dia 19/045), quando tive um tempo livre.
Apesar de tudo o que já tinha acontecido, senti-me aliviada por, finalmente, poder estudar e focar-me nos exames que irão começar daqui a menos de um mês e para os quais ainda nem consegui estudar fosse o que fosse por não ter acesso aos meus apontamentos, resumos, etc.
Acontece que, para meu desagrado e frustração de expectativas, ao chegar lá por volta das 11h50 da manhã, verifiquei com dois funcionários que a caixa externa não foi entregue pela ASUS. Não tinha, portanto, maneira de aceder aos meus documentos.
No seguimento disto, foi-me dito que terei de aguardar "mais uns dias". A expressão é um bocado vaga porque "uns dias" tanto se pode referir a 2 dias como a 10 dias.
Preciso do PC urgentemente e estou farta de estar a ser induzida em erro.
Diante de tudo isto, invoco o art. 12º, nº 1, da mesma lei referida acima (Lei nº 24/96, de 31 de julho), de acordo com o qual "O consumidor tem direito à indemnização dos danos patrimoniais e não patrimoniais resultantes do fornecimento de bens ou prestações de serviços defeituosos"- Efetivamente, a prestação do serviço, isto é, a entrega do PC, foi realizada de forma defeituosa, visto que não foi entregue a caixa externa, pela qual paguei e que é indispensável para o acesso a todos os meus ficheiros. Tenho legitimidade para tal, à luz do art. 13º, alínea a), da mesma lei. Embora a caixa entrega ainda vá ser entregue, de nada me serve trazer já o PC, pois não será útil. Houve frustração das minhas expectativas e já me prejudiquei bastante com tudo o que expressei neste email.

Sem mais,

Jéssica Gomes”

Acrescento ainda que já passaram 6 dias desde que disseram que iriam mandar vir a caixa externa e continuo sem a ter, da mesma forma que o PC contínua na loja.
Obrigada.
Data de ocorrência: 25 de maio 2021
Jéssica Gomes
31 de julho 2021
Continuo a aguardar uma resposta.