Friparque-Comércio de Acessórios de Máquinas de Lavar e Refrigeração Lda
  • Rua Mestre de Avis Lote 10,
    3700-056 São João da Madeira
  • consultas@friparque.pt

Friparque - Lesão de componentes durante orçamentação de máquina de lavar roupa

Graca
Graca apresentou a reclamação
22 de fevereiro 2023
No dia 10 de Janeiro 2023, após solicitar à Friparque assistência para uma maquina de lavar roupa Samsung que ainda funcionava mas apresentava um ruído aumentado durante a centrifugação, deslocou-se um funcionário a minha casa e disse-me que o orçamento tinha de ser efetuado a partir da oficina da Friparque uma vez que teria de ser desmontada para efetuar um orçamento correto. Foi cobrado o valor de 48,29 e a maquina de lavar Samsung foi transportada para as instalações da Friparque em S. João da Madeira. Entretanto recebi uma mensagem com um valor de orçamento de 254 euros. Como achei o valor muito próximo daquele que seria necessário para comprar uma maquina nova (e de facto a maquina em questão ainda estava a funcionar)solicitei por email que me fosse devolvida a maquina de lavar Samsung. Em seguida recebi uma mensagem dizendo que a maquina não tinha reparação e que a podia levantar em loja. Não recebi mais nenhum contacto pelo que efetuei eu própria uma chamada a pedir a devolução do artigo, altura em que me foi dito que a maquina estava toda desmontada e teria de pagar 60 euros para a receber em casa exatamente nas condições em que saiu.
Esta situação de pagar pela devolução do meu artigo sem arranjo foi completamente nova para mim, não me foi exposto na altura do primeiro contacto o pagamento de um outro valor para a devolução do artigo sem arranjo.
Solicitei a análise da situação e esclarecimento por email, nomeadamente com a regulamentação em que se basearam para a tomada da decisão. Solicitei ainda que mantivessem o artigo em questão devidamente acondicionado até resolução final da situação. No dia 23/1/23 recebi email em que me explicavam que a máquina não podia ser devolvida nas condições em que tinha sido levantada do meu domicilio pois ao ser desmontada para efetuar o orçamento foram feridas algumas peças mecanicamente( rolamentos e retentor) bem como os elementos da vedação. Como nada disto me foi explicado na altura do levantamento da máquina no meu domicilio-apesar de a avaria nos rolamentos ser logo colocada como avaria mais provável - desloquei-me à Friparque no dia 11/2/2023, efetuei uma reclamação no livro de reclamações e procedi posteriormente ao envio da copia para a Direção Geral do Consumidor.
Hoje , dia 22/2/23 recebi uma chamada telefónica da Friparque dizendo que iriam entregar o artigo em questão no dia 24 em minha casa. Como tenha recusado receber o artigo sem estar nas condições em que foi levantado de minha casa foi-me dito que ao fim de um mês começariam a cobrar um valor pela permanencia da máquina de lavar nas Instalações da Friparque. Além de pedir esclarecimentos à Direção Geral do Consumidor expus também esta situação na associação DECO da qual sou sócia.
Gostaria que esta situação se resolvesse de uma forma justa sem lesar o consumidor.
Data de ocorrência: 10 de janeiro 2023
Graca
Graca avaliou a marca
28 de maio 2023

Ausencia de esclarecimento do consumidor em relação às condições contratuais durante todo o processo. Nunca foi fornecido documento assinado digitalmente aquando do levantamento do artigo no domicilio do cliente. Atitude agressiva no contacto aquando do pedido de esclarecimentos ,chegando mesmo a levantar suspeitas de falta de honestidade por parte do cliente.