48.6

Fundação Calouste Gulbenkian - Exposição hergé

Ricardo Reis
Ricardo Reis apresentou a reclamação
2 de novembro 2021
A exposição Hergé, na Fundação Calouste Gulbenkian, está disponível apenas para visitas com hora marcada, de hora em hora, com a justificação de não acumular demasiadas pessoas dentro das salas da exposição - algo perfeitamente razoável, devido á pandemia.

Tentámos comprar bilhetes para a visita das 13h00, mas tal não foi possível, pelo que acabámos por comprar para as 12h00.

À chegada, às 11h45, deparámo-nos com uma fila infindável de gente, sem qualquer distanciamento possível, devido ao serpentear entre baias.

A sala realmente abriu à "hora marcada", mas a quantidade de gente com bilhete para as 12h00 era tal, que só nos foi possível entrar às 13h10! E atrás de nós estavam ainda várias pessoas à espera para entrar.

Além disso, e para nosso espanto, ninguém apareceu para as 13h00!

Ou seja, para não acumular pessoas dentro das salas, acumularam-nas na fila para entrar, bem mais "empacotadas" do que estariam se estivessem distribuídas entre as várias salas da exposição.

E apesar do horário das 13h00 estar indicado no horário, nenhum bilhete foi vendido para essa hora, pelo que parece claro que venderam bilhetes em excesso para a visita (com suposta hora marcada) das 12h00, e impediram a venda de bilhetes para a hora seguinte, provavelmente já a contar com uma fila de espera superior a uma hora.

A idiota regra de não poder entrar nas salas com guarda-chuvas (mas apenas guarda-chuvas - tudo o resto pode entrar) ainda nos obrigou, no final da visita, a ter de ir à chuva, de volta ao bengaleiro da entrada principal, só para ir buscar os guarda-chuvas!

Resultado: com crianças e pessoas idosas, mais de uma hora em pé só à espera na fila. Com este atraso, em vez de desfrutar calmamente da exposição, tivemos de a ver a correr, só para tentar chegar a tempo da reserva no restaurante - o que não foi possível. Molhados de ter de ir à chuva resgatar os guarda-chuvas, e com a reserva perdida, ainda tivemos de esperar mais 45 minutos para poder almoçar.

O que prometia ser uma tarde agradável ficou completamente arruinada, seja por má gestão, seja por má fé da FCG.
Data de ocorrência: 1 de novembro 2021
10 de novembro 2021
Exmo senhor Ricardo Reis,
No seguimento da sua reclamação do passado dia 2, lamentamos a situação relatada pela qual pedimos, desde já, as nossas desculpas.
Efetivamente tem-se verificado uma elevada afluência de públicos à exposição do Hergé aos fins de semana e feriados, excedendo, nalguns períodos do dia, a capacidade máxima admissível na sala, levando por isso à formação de filas de espera. Assim, procurando corresponder à elevada procura verificada, para além do horário alargado já em prática às sextas feiras, até às 21h00, passámos a igualmente a disponibilizar, desde o passado dia 6 de novembro, um horário alargado de visitas à exposição Hergé aos sábados, também até às 21h00.

Informamos ainda que, na sequência da situação relatada, já se deu início à possibilidade, aos visitantes que assim o manifestem, de, sempre que esteja a chover, atravessar a exposição para o lado do Edifício Sede para levantamento de objetos deixados no bengaleiro.

Finalmente, os critérios subjacentes à restrição da entrada, nos espaços expositivos da Fundação, de chapéus de chuva ou de outros objetos, prendem-se com o risco que estes possam trazer à segurança de pessoas e bens que se encontrem nesses espaços; assim, é proibida a entrada de objetos que (i) possam alterar significativamente as condições de temperatura/humidade nas galerias (por exemplo os chapéus de chuva molhados podem tornar o piso escorregadio), ou que (ii) sejam condicionantes à segurança física dos visitantes e das obras expostas, em particular numa situação de emergência ou de evacuação inopinada.

Agradecendo, desde já a sua compreensão, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Av. Berna nº.45-A / 1067-001
Serviços Centrais