48.6

Em tratamento
Rita Viegas Costa
Rita Costa apresentou a reclamação
18 de abril 2024
Boa tarde, sou visitante assídua na FCG, quer em termos de exposições, quer em termos de concertos. No sábado passado fui à Gulbenkian com a minha mãe que, infelizmente, tem mobilidade condicionada e por isso tem de andar em cadeira de rodas.
Senti que éramos estranhas - não nos conseguimos movimentar dentro da Gulbenkian, entre pisos, sem termos de ter alguém sempre connosco (tirando subir do parque de estacionamento para o piso 0). O elevador para o piso inferior tinha que ser utilizado com a presença de um segurança, tivemos de ficar à espera do segurança, tivemos inclusivamente de ficar à espera que o segurança fosse chamar um outro segurança para nos acompanhar... Senti que éramos estranhas... Depois tive de empurrar a cadeira para descer e subir uma rampa (para a exposição Cruz-Filipe) que tem com certeza mais de 6% de inclinação, pois a meio da subida tive medo de não conseguir subir.
Senti que éramos estranhas... mas o pior foi sentir que um espaço que tanto gosto e onde vou frequentemente está tão mal preparado para ter pessoas com mobilidade condicionada.
Sou arquiteta por isso sei que tudo é possível e adaptável - haja vontade! Pode não ficar esteticamente tão bem, mas tem de ser possível que as cadeiras de rodas se possam movimentar livremente na FCG e não estarem dependentes de seguranças para se deslocarem entre pisos.
O fato de serem seguranças até parecia que tínhamos feito algo errado.
Até a alcatifa dificulta a circulação da cadeira de rodas.
Gosto tanto da FCG, com tantos momentos importantes para toda a minha família e nunca pensei que me fosse sentir tão estranha...
Também gostava que pensassem como se sentem as pessoas de mobilidade condicionada que têm de ficar a ouvir os concertos no pior lugar da sala - debaixo do balcão, onde o som que chega não tem a qualidade devida.
Atentamente,
Rita Viegas Costa
Data de ocorrência: 13 de abril 2024
Exma. Senhora D. Rita Viegas Costa,

No seguimento da sua reclamação nº 111218424 de 18 de abril, recebida via Portal da Queixa, informamos que lamentamos que não tenha usufruído, plenamente, da sua visita à Fundação Calouste Gulbenkian.

As acessibilidades são uma preocupação permanente da Fundação Calouste Gulbenkian pelo que se têm vindo a implementar alterações que contribuam para o aumento da facilidade de circulação de pessoas de mobilidade reduzida. Como exemplo, destacam-se a passadeira criada na orla nascente do Jardim bem como as rampas instaladas nos acessos aos Edifícios. Dentro dos Edifícios, a Equipa de Segurança/Vigilância está sempre atenta para dar o apoio necessário.

No que se refere ao Grande Auditório, esclarecemos que a localização das cadeiras para pessoas de mobilidade reduzida teve em atenção a maior facilidade possível numa eventual situação de emergência.

Salientamos que o Parque Gulbenkian (Edifícios e Jardim) está classificado como Monumento Nacional o que obriga a que qualquer alteração tenha em conta o equilíbrio de variados fatores como sejam os de caráter arquitetónico, paisagístico e morfológico, tendo ainda de ser mantida a autenticidade do respetivo projeto.

Na expetativa da sua compreensão, apresentamos os nossos cumprimentos.

Pela Direção dos Serviços Centrais,
Rui Fazenda