48.6
  • info@gulbenkian.pt

Fundação Calouste Gulbenkian - Filme-concerto Disney fantasia

André Jesus apresentou a reclamação
15 de janeiro 2020
No dia 20 de Dezembro de 2019, assisti ao filme-concerto da orquestra da Gulbenkian do filme Fantasia (1940), ou era isso que esperava ver pois a forma como foi descrito o espectáculo assim o deu a entender. Na verdade o evento foi uma combinação de alguns segmentos do filme de 1940 e da "sequela" Fantasia 2000, num concerto que demorou menos do que qualquer um dos filmes. E mesmo durante o concerto foram dados panfletos informativos que repetiam o mesmo texto a falar do filme original na sua forma completa, como se fosse o que íamos assistir...
Se a questão foi o público mais jovem, então que tivesse ficado claro nos anúncios do evento. Só porque é animação não devemos assumir que é exclusivo para crianças.
Fiquei indignado com tal decisão da Gulbenkian tendo em conta que nenhum outro filme-concerto se realizou assim.
Data de ocorrência: 15 de janeiro 2020
31 de janeiro 2020
Exmo. Sr. André Jesus,

No seguimento da sua reclamação, prestamos os seguintes esclarecimentos:
- O Filme foi anunciado de acordo com as instruções da Disney, que, contratualmente, exige que toda a comunicação realizada seja submetida às sua aprovação. O título do concerto, indicado pela Disney, é "Fantasia";
- Todo o projeto, incluindo a seleção dos filmes apresentados, é da responsabilidade da Disney. A Disney selecionou vários filmes (clips) do ano de 1940 e do ano 2000, resultando neste formato de espetáculo que é apresentado em temporadas e salas de concerto por todo o mundo.

Apresentamos os nossos cordiais cumprimentos,

Rui Fazenda
Qualidade
8 de fevereiro 2020
Bom dia, Rui

Peço desde já desculpa pela demora da minha resposta.
Obrigado por esclarecer certas questões que são desconhecidas para quem está de fora. Mas devo dizer que a minha indignação com o descrição partilhada pela Gulbenkian continua um pouco na mesma.
Após a sua explicação compreendo que tenham de apresentar os segmentos que a Disney indicou e chamar a esse conjunto "Fantasia". Mas continuo a não perceber então porque é que a descrição do evento não explicou o que o concerto realmente era, a descrição no site e no panfleto não refere nada sobre o concerto ser uma colectânea, o que é um pouco enganoso.
Título e clips à parte, a descrição do concerto foi vossa? Ou a Disney basicamente criou o evento todo?

11 de fevereiro 2020
Exmo. Senhor André Jesus,

No seguimento dos esclarecimentos anteriormente prestados, consideramos o assunto encerrado.

Agradecemos a sua atenção.

Com os nossos cumprimentos,

Rui Fazenda
Qualidade
André Jesus avaliou a marca
8 de março 2020

Eu respeito imenso a instituição que é a Fundação Calouste Gulbenkian, e fiquei a perceber melhor certos aspectos da organização do evento do qual me apresentei a queixa, mas a resposta deles em relação ao assunto foi "para despachar" e nem quiseram explicar melhor quando eu fiz mais perguntas.