53.5
Associações e Instituições Privadas
2 ISQ 89.9
Fundação INATEL53.5
Fundação INATEL
  • A Fundação INATEL pela sua história e natureza institucional, é uma organização singular na sociedade portuguesa que se afirma por uma missão, visão e valores organizacionais distintivos, que pretendem contribuir para o bem-estar integral e o desenvolvimento pessoal de cada um, bem como para a inclusão social de todos cidadãos.
    Criada em 1935 como Fundação Nacional para Alegria no Trabalho (FNAT), a Fundação INATEL, hoje tutelada pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, desenvolve atividades de valorização dos tempos livres nas áreas do turismo social, da cultura popular e do desporto amador, com profundas preocupações de humanismo e elevados padrões de qualidade.
    Está presente em todo o país com uma rede de 27 INATEL Locais, 17 Unidades Hoteleiras INATEL, um Parque de Jogos INATEL, vários pavilhões desportivos e o Teatro da Trindade INATEL, em Lisboa.

A ação da Fundação INATEL envolve uma massa associativa que ronda os 250 mil associados individuais e os 3500 associados coletivos (Centros de Cultura e Desporto).

A Fundação INATEL é a organizadora de referência, em todo o território nacional, das atividades de ocupação dos tempos livres e de lazer dos jovens, dos trabalhadores, dos seniores, das famílias e das comunidades através de propostas sustentáveis em todos os domínios da sua intervenção.

Missão
    A missão da Fundação INATEL consiste na promoção das atividades de tempos livres e lazer dos jovens, dos trabalhadores e dos seniores, as quais contribuem para o bem-estar integral e o desenvolvimento pessoal de cada um, bem como para a inclusão social de todos cidadãos.

Visão
    A INATEL quer ser o organizador de referência em todo o território nacional das atividades de ocupação dos tempos livres e de lazer dos jovens, dos trabalhadores, dos seniores, das famílias e das comunidades através de propostas sustentáveis nos domínios do turismo social, do apoio à cultura popular e da prática do desporto amador. Para tal, deve oferecer serviços diversificados de elevada qualidade e disponibilizar, nas melhores condições, os equipamentos especializados que opera e que melhor apoiam tais atividades.

Valores
    A INATEL oferece aos seus beneficiários associados e à população em geral serviços que direta ou indiretamente permitem desfrutar, de forma positiva, do lazer propiciando a melhor ocupação dos tempos livres pela conjugação de qualidade e preços acessíveis a todos, praticando a discriminação positiva relativamente aos mais desfavorecidos, o que contribui para a maior inclusão social.
    A INATEL privilegia o reforço da relação de confiança que desenvolveu historicamente com a sociedade portuguesa, a qual se expressa na ampla e diversificada base associativa vinculada à Fundação. Ao mesmo tempo, observa na sua ação profundo respeito pela tradição cultural popular portuguesa, que procura preservar em toda a sua autenticidade

• Calçada de Santana, 180
  • inatel@inatel.pt

Fundação INATEL - Proibida entrada de animais

Paulo Jorge Faria Roque Sim Silva
Paulo Silva apresentou a reclamação
13 de outubro 2020
Exmos.Senhores,
Venho reclamar de uma situação que há já muito tempo me anda a aborrecer, como cidadão que vive no século XXI e que pugna pelos seus deveres para poder reclamar tranquilamente dos seus direitos. As questões são duas, que de seguida enuncio:
1-Parque do INATEL em S.João da Caparica (não é o parque de Campismo).
2-Impacto do INATEL na comunidade da Caparica.
Quanto o ponto 1, começaria por solicitar que me seja respondida de forma simples mas com sentido, porque motivo é que está vedada a entrada a animais (mais concretamente canídeos), 365 dias por ano, no parque do INATEL em S.João da Caparica (não me refiro ao parque de campismo).
Não cabe no meu entendimento porque razão é que os cães são proibidos num espaço imenso, sub aproveitado, em meu entender desprezado.
Mesmo que estivéssemos a falar de um espaço ajardinado, cheio de quedas de água, com vegetação luxuriante, bem cuidado, cheio de flores, etc, na mesma, não aceitaria tal proibição porque felizmente hoje em dia em pleno século XXI, os animais deixaram de ser tratados ''abaixo de cão'' e em parques bem organizados e com vontade de servir as populações, cumprindo aliás o seu papel, são criados espaços para os donos levarem os seus cães, para assim usufruírem de zonas verdes. Mas não é o caso. O parque em questão, para além da massiva e quanto a mim exagerada deflorestação propositada de que tem sido alvo, sem que seja visivelmente reposta a flora destruída (conto pelos dedos as árvores repostas, mas não consigo contar as dizimadas porque foram mesmo muitas), não tem sabido estar à altura do meio-ambiente que o envolve (refiro-me às matas de S.João da Caparica) e para o qual deveria contribuir e muito, atendendo à área que ocupa, não contando com o parque de campismo. Durante muitos anos, exibiu o parque do INATEL um esqueleto de betão armado (que era para ser um cinema e não sei mais quê), plantado ali, feio, inútil, inerte, tóxico e desfigurando a paisagem. Foi demolido e no seu lugar não há nada , só mato e ervas daninhas, um imenso aterro que o meu cão pode estragar, pelos vistos.
Portanto, até se pode concluir que quem estraga (e muito) este parque são homens e não animais.
Ainda sobre este parque, devo dizer que a falta de manutenção quer na limpeza do solo da mata quer nos equipamentos de iluminação deixa muito a desejar, sendo mesmo perigoso pois frequentemente me deparo com postes eléctricos com fios á mostra (sem tampa nas caixas de fusíveis) alguns dos quais mesmo na zona do parque destinado às crianças.
Como conteúdo para o ponto 2 por mim enunciado, gostaria de ser esclarecido porque é que eu quando vou para a praia pela estrada contígua aos parques do Inatel (parque do hotel e parque de campismo) sou obrigado a levar com o cheiro pestilento a lixo que é posto, quer pelo hotel, quer mais junto à praia pelo parque de Campismo, junto à estrada contígua a estes dois recintos? è que não faz sentido atendendo a que no interior há imenso espaço com acessos e longe das pessoas. Será que é este o respeito que o INATEL tem pelos cidadãos?
Para as questões que aqui deixo e que são resumidamente PORQUE É QUE OS CANÍDEOS NÃO PODEM ENTRAR NO PARQUE DO INATEL e PORQUE É QUE O LIXO DO INATEL NÃO É POSTO NUM LOCAL DENTRO DAS IMENSAS E DESERTAS ZONAS NO INTERIOR DOS RECINTOS, agradeço resposta pertinente.
Sobre a parte em que eu comento a desertificação sem reposição proporcional da massa arbórea do parque, estou a ponderar elaborar uma queixa dirigida às autoridades competentes que regulam e fiscalizam este tipo de actividade nas florestas que no fundo são património de nós todos.
Apresento os meus cumprimentos e fico a aguardar favor de vossa resposta.
Paulo Silva
Data de ocorrência: 13 de outubro 2020
Paulo Silva
4 de fevereiro 2021
È no mínimo lamentável que por parte do INATEL, não tenha havido qualquer resposta/reação à minha reclamação. De certa forma já esperava uma conduta assim mas tinha ainda alguma esperança de obter uma resposta, mesmo que não fosse do meu agrado.
Mas apesar da ausência de resposta, informo que continuarei a insistir nos pontos por mim abordados, pois considero que têm sentido e vou arranjar forma de esta minha queixa chegar aos responsáveis por outras vias, essas sim irão obter resposta seguramente.
24 de março 2021
Exmo. Senhor Paulo Silva:

Muito lamentamos o atraso na resposta.

A questão que coloca de novo foi reencaminhada para o devido departamento.

Com os melhores cumprimentos.
16 de abril 2021
Exmo. Senhor Paulo Jorge Silva,

Acusamos a receção da reclamação de V. Exa, que desde já agrademos e a qual mereceu a nossa melhor atenção, lamentando o atraso na nossa resposta.

Reportando-nos ao conteúdo da mesma, queremos apresentar as nossas desculpas pelo fato da prestação dos nossos serviços não terem correspondido às suas expetativas.

No que diz respeito, às questões em análise, e, após averiguarmos junto do nosso Parque de Campismo INATEL Caparica esclarecemos que, a permanência de animais de estimação ainda não é possível, exceção feita somente aos cães guias.

Aproveitamos para informar, que esta Fundação é sensível a esta questão e tem vindo a ser equacionada a criação de uma estrutura, para podermos receber os animais de estimação nas nossas Instalações, obviamente que não em todas. No entanto, temo-nos deparado com inúmeras exigências legais que têm dificultado o desenvolvimento da referida estrutura.

Quanto a “exagerada desflorestação”, informamos que no âmbito do sistema Nacional de Defesa da Floresta (Decreto-Lei n.º 76/2017, de 17 de Agosto), a Fundação INATEL está empenhada em executar todas as medidas necessárias com o objetivo de prevenir e proteger as florestas contra incêndios.

De qualquer modo, pretendemos mostrar a nossa compreensão pela sua preocupação com preservação do meio ambiente, nomeadamente com às matas de São João da Caparica.

Em relação aos aspetos mencionados sobre o interior do Parque de Campismo, reconhecemos que o mesmo aquando da sua exposição necessitava de obras de requalificação.

Mais informamos, que as mesmas estão a decorrer e têm como objetivo garantir a proteção, segurança e bem-estar dos nossos clientes.

Relativamente a localização dos contentores de lixo, esclarecemos que a mesma é determinada pela entidade responsável pela sua recolha (Câmara Municipal/Junta de Freguesia) e que o Parque de Campismo, bem como a Unidade Hoteleira cumprem com o determinado pela mesma, assim sendo não é possível alteramos a localização (ponto de recolha) dos mesmos.

Adicionalmente, comunicamos que a Fundação INATEL é sensível a todas observações apresentadas e está dedicada a colmatar quaisquer situações que se verifiquem impróprias.

A Fundação INATEL, lamenta todos os constrangimentos causados e neste sentido tudo fará na convicção de que, num futuro próximo, possamos receber V. Exa. num dos nossos Parques de Campismo ou Unidades Hoteleiras.

Elba Almeida
HelpDesk Direção de Serviços de Hotelaria
Paulo Jorge Faria Roque Sim Silva
Paulo Silva avaliou a marca
12 de outubro 2021

Património, a meu ver, extenso e muito mal aproveitado, tendo em conta que é uma instituição que deveria promover um turismo social de qualidade, serem mais solidários e pró-activos nas comunidades onde se inserem. Aqui na Caparica, pelo menos aqui, ocupam uma extensa área até ao mar, sem qualquer aproveitamento digno de ser inaltecido pela comunidade.