53.5
Associações e Instituições Privadas
2 ISQ 89.9
Fundação INATEL53.5
Fundação INATEL
  • A Fundação INATEL pela sua história e natureza institucional, é uma organização singular na sociedade portuguesa que se afirma por uma missão, visão e valores organizacionais distintivos, que pretendem contribuir para o bem-estar integral e o desenvolvimento pessoal de cada um, bem como para a inclusão social de todos cidadãos.
    Criada em 1935 como Fundação Nacional para Alegria no Trabalho (FNAT), a Fundação INATEL, hoje tutelada pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, desenvolve atividades de valorização dos tempos livres nas áreas do turismo social, da cultura popular e do desporto amador, com profundas preocupações de humanismo e elevados padrões de qualidade.
    Está presente em todo o país com uma rede de 27 INATEL Locais, 17 Unidades Hoteleiras INATEL, um Parque de Jogos INATEL, vários pavilhões desportivos e o Teatro da Trindade INATEL, em Lisboa.

A ação da Fundação INATEL envolve uma massa associativa que ronda os 250 mil associados individuais e os 3500 associados coletivos (Centros de Cultura e Desporto).

A Fundação INATEL é a organizadora de referência, em todo o território nacional, das atividades de ocupação dos tempos livres e de lazer dos jovens, dos trabalhadores, dos seniores, das famílias e das comunidades através de propostas sustentáveis em todos os domínios da sua intervenção.

Missão
    A missão da Fundação INATEL consiste na promoção das atividades de tempos livres e lazer dos jovens, dos trabalhadores e dos seniores, as quais contribuem para o bem-estar integral e o desenvolvimento pessoal de cada um, bem como para a inclusão social de todos cidadãos.

Visão
    A INATEL quer ser o organizador de referência em todo o território nacional das atividades de ocupação dos tempos livres e de lazer dos jovens, dos trabalhadores, dos seniores, das famílias e das comunidades através de propostas sustentáveis nos domínios do turismo social, do apoio à cultura popular e da prática do desporto amador. Para tal, deve oferecer serviços diversificados de elevada qualidade e disponibilizar, nas melhores condições, os equipamentos especializados que opera e que melhor apoiam tais atividades.

Valores
    A INATEL oferece aos seus beneficiários associados e à população em geral serviços que direta ou indiretamente permitem desfrutar, de forma positiva, do lazer propiciando a melhor ocupação dos tempos livres pela conjugação de qualidade e preços acessíveis a todos, praticando a discriminação positiva relativamente aos mais desfavorecidos, o que contribui para a maior inclusão social.
    A INATEL privilegia o reforço da relação de confiança que desenvolveu historicamente com a sociedade portuguesa, a qual se expressa na ampla e diversificada base associativa vinculada à Fundação. Ao mesmo tempo, observa na sua ação profundo respeito pela tradição cultural popular portuguesa, que procura preservar em toda a sua autenticidade

• Calçada de Santana, 180
  • inatel@inatel.pt

Fundação INATEL - Reserva inatel albufeira

Tania Raquel Santos Faria Borda
Tania Borda apresentou a reclamação
3 de agosto 2019

Exmos. Senhores,
Desde que me associei ao Inatel, nunca consegui obter 1 semana de férias nas instalações de Albufeira, dado que sempre que tento reservar independentemente da antecedência, sou informada por escrito que não tem disponibilidade.
Em 25/11/2018 enviei e-mail com pedido de reserva, dando várias opções de tipo de quarto prentendido , ao que fui informada que para essa data (de 1 a 8 setembro) não havia disponibilidade.
A 22/07/2019, volto a enviar e-mail, desta vez com pedido de disponibilidade/reserva de 09 a 16/10/19, e volto a receber por escrito a indicação de que não têm disponibilidade.
Isto ano após ano, vem se repetindo, sendo que nunca consegui reservar, e a minha mãe, sócia do Inatel há 40 anos, só consegue reservar se for com 2 anos de antecedência.
Qual o meu espanto, que hoje ao procurar na internet, alojamento no algarve, encontro no roomdi.com, viaTrivago a oferta de alojamento no Inatel de Albufeira, disponível para a data que eu pretendia.
Posto inicio não paguei este ano a quota de associada, nem vou pagar nunca mais, pois constantemente sou preterida em Albufeira, quando conheço pessoas que ano após ano conseguem sempre reservar entre Junho e Setembro.
Ser associado do Inatel, é uma fraude, pois associados recebem nega quando tentam reservar, e depois à quartos à venda nos portais de aluguer para ferias.

Data de ocorrência: 3 de agosto 2019
Fundação INATEL
12 de agosto 2019
Exma. Senhora Tânia Borda,

Acusamos a receção da exposição de V.Exª., a qual agradecemos e mereceu a nossa melhor atenção.

Reportando-nos ao conteúdo da mesma, esclarecemos que, quanto à Unidade Hoteleira Inatel Albufeira, verifica-se durante todo o ano uma grande procura, especialmente nos períodos correspondentes à Época Especial, o que nem sempre permite aceitar de imediato todos os pedidos de reserva. Quando assim acontece e se o cliente entender, os mesmos ficam em “Lista de Espera” aguardando eventuais cancelamentos, conforme ponto 7 das Condições Gerais de Utilização das Unidades Hoteleiras Fundação INATEL 2019.

No que concerne, à marcação de reservas nas Unidades Hoteleiras INATEL, informamos que, estas encontram-se liberalizadas, ou seja, não está estipulada uma data específica para se poderem fazer reservas. Deste modo, o cliente desde que sinalize com caução, pode reservar para o ano seguinte ou seguintes. Posto isto, a marcação de reservas é disponibilizada de igual forma para todos os clientes, não sendo atribuída qualquer prioridade no momento da sua concretização. Ainda assim, somos criteriosos na aceitação de reservas de clientes, priorizando os nossos associados, mas, simultaneamente, honrando compromissos de reserva assumidos. De referir, que a possibilidade de marcação de reservas para os anos seguintes é uma prática habitual em qualquer unidade hoteleira.

Cumpre-nos ainda informar, que a dificuldade na marcação de reservas fica a dever-se unicamente a uma indisponibilidade de quartos vagos, sendo esta situação ainda mais evidente nos meses de Verão, uma vez, que neste período registamos sempre uma grande procura dos nossos serviços.

Relativamente ao facto de V.Exª. ter constatado que noutra plataforma online, nomeadamente, no roomdi.com existe disponibilidade de reserva para o período pretendido na Unidade Hoteleira Inatel Albufeira e tal não ser possível após pesquisa nos serviços da Fundação Inatel, temos a informar o seguinte:

Apesar de termos em conta o seu entendimento quanto a esta questão, permita-nos discordar do mesmo, uma vez, que no dia de hoje após consulta da referida plataforma online, constatámos que não existe disponibilidade de reserva para o período pretendido por V.Exª., conforme pode verificar no documento que remetemos em anexo.

Cumpre-nos ainda esclarecer, que caso seja a intenção de V. Exª. deixar de ser associada da Fundação Inatel, terá que dar conhecimento desta alteração ao Departamento de Associados da Sede da Fundação Inatel.

Por fim, esclarecemos que, o associado da Fundação Inatel, para além de beneficiar do preço de associado, naturalmente inferior em comparação com o preço de não associado, poderá usufruir igualmente de todas as vantagens inerentes à condição de associado, tais como, 16 Unidades Hoteleiras em todo o país ao melhor preço, acesso vantajoso a centenas de viagens de turismo nacionais e internacionais, descontos no Teatro da Trindade, etc.

Lamentamos o sucedido e todo o constrangimento causado.

Esperamos ter esclarecido as dúvidas de V.Exª., continuando disponíveis para informações adicionais.

Com os melhores cumprimentos.

João Carreiro
Gestão de Reclamações / Apoio F&B
Esta resposta tem um anexo privado
Tania Raquel Santos Faria Borda
Tania Borda avaliou a marca