Galp Marca Recomendada Marca do Mês

Em tratamento
Henrique
Henrique apresentou a reclamação
25 de março 2024
No dia 24 de Setembro de 2023, quis atestar o meu carro com GPL no Posto de Abastecimento de Torres Vedras, Autoestrada do Oeste A8 KM12. Encaixei a agulheta e a máquina iniciou o abastecimento. Estava lenta. Larguei o botão e voltei a pressionar (procedimento habitual). Continuava na mesma. Deixei de pressionar o botão e reparei então que a máquina não parava de contar sozinha.
Dirigi-me à caixa para avisar os funcionários, não retirando a agulheta do adaptador para eles poderem constatar o fenómeno. A funcionária da caixa verificou que a máquina estava a contar sozinha e que entretanto parou. No momento em que a máquina parou tinha contabilizado 10,04L (9,73€). Um outro funcionário retirou a agulheta, voltando a colocar de seguida. Aqui, a máquina voltou a zeros e iniciou o abastecendo normalmente até aos 43,32L (41,98€), que é geralmente um valor aproximado ao limite que habitualmente consigo colocar.
Quando me dirigi à caixa para pagar foi-me apresentada uma conta de 51,71€, correspondentes ao somatório do suposto primeiro abastecimento e o que foi colocado em seguida pelo funcionário.
Referi que não era possível ser tanto pois o depósito de GPL do meu carro tem uma capacidade máxima de 47L (nunca deu para abastecer mais de 45L). Ainda assim, mesmo que o depósito aceitasse os 47L, estando o GPL a 0,969€/L naquele momento, o valor máximo que teria de pagar seria de 45,543€.
A gerente de loja ouviu o sucedido, ordenou que a bomba GPL fosse bloqueada, pedindo os meus dados para que pudesse ser dado seguimento ao processo. Após semanas sem me dizerem nada, entrei em contacto por email. Em resposta, a Galp apenas referiu que não foi detectada nenhuma avaria na referida bomba. Ainda insisti para que verificassem os valores. Sem sucesso. Fiz reclamação pelo Livro de Reclamações Online e a resposta é sempre um "copy-paste". Não admitem que o equipamento teve um problema.
Se o equipamento foi inspeccionado e se encontrava calibrado por uma entidade competente, essa inspecção ou entidade fizeram um mau trabalho, pois se o equipamento estivesse efectivamente em condições não contabilizava sozinho sem que eu estivesse a premir o botão, correcto.
O meu problema foi ter efectuado o pagamento. Devia ter chamado a polícia pois pela via da reclamação posterior não se resolve e os utilizadores ficam lesados. Espero que isto sirva de lição a quem passar pela mesma situação. Da minha parte a Galp nunca mais irá ver um tostão, nem combustível, nem garrafas de gás que utilizava, nem absolutamente nada. E tudo farei para passar a palavra.
Data de ocorrência: 25 de março 2024
25 de março 2024

Obrigado pelo seu contacto que registou no Portal da Queixa com o nº 109954624

Vamos analisar a sua exposição e dar-lhe uma resposta com a maior brevidade.

9 de abril 2024
Referência: R-3181089-N4X2

Caro Cliente,

Até ao momento não nos foi possível enviar-lhe uma resposta referente ao seu contacto que registou no Portal da Queixa com o nº 109954624.

Em breve enviaremos uma resposta definitiva.

23 de abril 2024
Referência: R-3181089-N4X2

Caro Cliente,

Em breve enviaremos uma resposta definitiva.

Galp
Galp está a aguardar resposta do utilizador