11.3

Grafipronto - Serviço mal prestado e excessivamente cobrado

Diana Gomes
Diana Gomes apresentou a reclamação
15 de fevereiro 2018

No passado dia 13/02/2018 encomendei a realização do meu Curriculum Vitae, para efeitos de avaliação no meu emprego. Escolhi esta empresa pela prontidão na realização do trabalho e por ter sido informada que teriam experiência no mesmo. Por 4 volumes com 77 páginas e 1 volume com 145 páginas, todos a cores, com encadernação a quente tipo livro foram cobrados 200€. Ora este valor já inclui uma taxa de urgência de 15€/volume para que fossem realizados no próprio dia. Uma exorbitância, que não indica minimamente a qualidade dos serviços prestados, que é no mínimo muito fraca. A cor das páginas estava esbatida e as linhas de algumas tabelas só eram possível ser vistas a contra-luz. Para não substituir todas as tabelas (10 tabelas), pedi para substituir 3tabelas/páginas, aquelas em que a leitura das mesmas ficava comprometida com a ausência das linhas, em 3 dos volumes. A funcionária disse que seria possível fazer isto, sem mais nenhuma informação adicional. Procedi ao pagamento total do trabalho e, no dia seguinte, descubro que para realizar esta substituição teve que cortar as margens dos volumes, desformatando o trabalho e, perdendo o formato A4. Tal facto não me foi informado, caso contrário não teria procedido a esta alteração, pelo menos, desta forma. A resposta após o trabalho já estar arruinado foi: "Só é possível assim, senão teria que refazer o trabalho todo". Tentei entregar assim no meu trabalho, mas como não cumpria as normas de formatação (tamanho A4) e como a minha avaliação depende deste trabalho, para não me arriscar a novo trabalho mal feito (não me posso dar a esse luxo), pedi para me fazerem exatamente o mesmo trabalho noutra empresa (Efeitos Gráficos FEUP), que me fez o trabalho em 2horas e meia, com melhor qualidade das páginas e dos acabamentos, sem desformatações e pela quantia de 68€.
Em relação ao pedido de devolução do dinheiro, fui informada que pelo regulamento interno não tenho direito ao mesmo, que deveria ter procedido à alteração do mesmo na loja (após terem prestado um mau serviço, não queria que o meu emprego dependesse desta loja) e, que deveria saber que a única forma de fazer o trabalho seria cortar o mesmo e, segundo o responsável da loja, fui informada pela funcionária. Ora, em primeiro lugar, não sendo eu perita nem tendo formação nesta área a obrigação da loja é a de informar o cliente. Em segundo lugar, não fui informada deste facto, caso contrário teria recusado (não tenho interesse em autoprejudicar-me e acabei com isto a ter que gastar mais dinheiro noutra loja que presta muito melhor serviço) e, além disso, tenho uma testemunha que pode atestar como toda a situação ocorreu. Pelo dinheiro cobrado o serviço deveria ter sido entregue sem defeitos.
Lamentável que esta empresa, publicite qualidade, cobrando preços como se fosse de elevada excelência e depois não seja capaz de assumir os erros que comete, nem de ressarcir o cliente.

De acordo com os termos e condições constantes no site desta loja consta:
DEVOLUÇÕES

A GRAFIPRONTO COMPROMETE-SE EM REPRODUZIR INTEGRALMENTE O PEDIDO TAL COMO PRÉ-VISUALIZADO NO EDITOR, SALVAGUARDANDO-SE DE PEQUENAS VARIAÇÕES DE COR CARACTERÍSTICAS DA IMPRESSÃO OFFSET, ERROS ORTOGRÁFICOS, ERROS DE CONTEÚDO OU QUAISQUER OUTROS OUTROS CUJA RESPONSABILIDADE SEJA DO CLIENTE.

A GRAFIPRONTO ESFORÇA-SE PARA GARANTIR UMA SATISFAÇÃO DE 100%. NO ENTANTO, EM SITUAÇÕES EM QUE A ENCOMENDA NÃO ESTEJA DE ACORDO COM A ENCOMENDA REALIZADA PELO CLIENTE (APENAS NOS CASOS DE DANO OU DEFEITO DA ENCOMENDA), A GRAFIPRONTO COMPROMETE-SE A REIMPRIMIR O PRODUTO NUM CURTO ESPAÇO DE TEMPO(SEM QUALQUER CUSTO PARA O CLIENTE) OU DEVOLVER O VALOR MONETÁRIO PAGO PELO CLIENTE A TITÚLO DA ENCOMENDA, SENDO QUE NESTE CASO O CLIENTE DEVERÁ ENVIAR UM EMAIL COM O PEDIDO PARA ENCOMENDAS@GRAFIPRONTO.PT

Ora, como me informado erroneamente pelo responsável da loja, de que não existem devoluções no regulamento da empresa, é possível verificar no site da mesma e no texto assim que tal é falso.

Data de ocorrência: 15 de fevereiro 2018