57.5
Amatoscar - Comércio Automóvel, S.A.
  • Av. Francisco Fino, Nº17
    7300-053 Portalegre
  • geral@amatoscar.pt

AMatosCar - Fuga gasóleo/óleo

Agostinho apresentou a reclamação
24 de fevereiro 2019

No final de dezembro dirige me a oficina citroen em evora para expor o problema de um mini com motor psa que aparece com gasoleo ou oleo junto dos injectores, ao dizer isto foi me sugerido na recepção trocar as anilhas dos injectores visto que ja teria acontecido com mais motores iguais a este, nao consegui marcar de imediato uma data, fui alertado de que poderiam nao conseguir retira los que por vezes colam a cabeça e que nem com uma grua os conseguiram retirar...
Em janeiro voltei a oficina e marcamos uma data, acontece que aqui ao receberem o carro foi escrito na folha de obra que o cliente pede para trocar as anilhas dos injectores, nao demos importancia a esse ponto e cerca de 2 dias depois de o entregar dizem me estar pronto, vai se levantar o carro e apos chegar a casa (30km) ve se que esta igual, voltou a oficina onde esteve 1 dia e diseram que estiveram a apertar melhor que estaria bom, chega se a casa esta na mesma, volto a oficina de novo, tive de voltar a marcar uma data e esperar uma semana para poder entregar o carro, desta vez esteve na oficina 2 semanas onde supostamente voltaram a verificar os injectores, passado uma semana sem resposta comeco a ligar para a oficina a perguntar o que se passa, onde sou informado que faltava um retentor que iria chegar na proxima 2a feira que 3a feira o carro estaria pronto, neste dia sou informado para nao o ir levantar 4a que ainda nao estaria pronto, tento ligar para ter respostas e comeco a ter dificuldade em que me atendam o telefone, das vezes que consegui falar com a recepção ficaram de me ligar de volta e ninguem o fez, ate que finalmente consigo de novo em contacto e dizem me que o problema do carro e excesso de silicone junto ao coletor de admissao, farto disto e ja uma semana e meia apos terem o carro na oficina digo que se nao conseguem resolver me devolvam o valor que paguei que iria a outro lado e a partir dai sinto que o comportamento foi outro...sexta sem qualquer resposta dirigo me a oficina e quando la chego vejo o carro parado de capo fechado sem ninguem a trabalhar nele, entretanto estiveram me a explicar que eu e que pedi para trocar as anilhas como podia comprovar na folha de obra assinada, e que com as anilhas esta tudo bem a fuga vem do coletor de admissao nao tem responsabilidade quanto a isso, dando me assim a entender de que nao me vao devolver o valor, inicia se entao uma discussão do que eu disse e do que me disseram acerca de qual seria o servico a fazer que nao deu em nada e peco orçamento para resolver o problema do carro de forma a que nao me volte a aparecer a dita fuga onde o mecânico me diz que seria os retentores do coletor de admissão e de imediato a sra da recepção diz que o carro tem mais problemas apontando para silicone visivel nas tubagens do turbo.fiquei com a sensação de que estaria a incomodar e que ao deixar o carro so lhes traria mais problemas vim embora com o carro.
A fuga mantem se paguei cerca de 200€ para trocar as anilhas dos injectores, valor excessivo mas que nao contestei pois apenas estava preocupado em ir a marca para que o problema fica se resolvido e apenas acabei por ficar sem o dinheiro.
Vai me continuar a ser negada a devolução do dinheiro?
Queixei me também de um chiar na travagem trazeira onde me diziam ter os discos e pastilhas bons que nao valia a pena trocar e a 3a vez fizeram uns furos nas pastilhas para que nao chie...
Ao chegar a casa vejo que a tampa do encosto do braco esta desencaixada e foi mal colocada de novo no carro...nao esta danificada mas tambem ninguem disse nada...
Foi a 1a vez que isto me aconteceu numa oficina e tambem foi a 1a vez que recorri aos servicos da a matos car, mas algo ai nao funcionou corretamente.
Nao sei se a comunicacao entre cliente e oficina se falta de profissionalismo, so a 3a vez me dizem que o problema e outro?diseram me ter testado o carro cerca de 100km e que ainda tinha o motor limpo conforme eu estaria a ver, chego a casa 30 km depois ja esta igual com gasoleo junto dos injectores...
Sera mesmo pelo colector de admissao que perde gasoleo??

Data de ocorrência: 24 de fevereiro 2019
25 de fevereiro 2019
Caro Sr. Agostinho Pinheiro, bom dia.

Agradecemos desde já a sua exposição, que mereceu a nossa melhor atenção.

Iremos analisar esta questão internamente e dar-lhe-emos feedback assim que possível.

28 de fevereiro 2019
Exmo Sr. Agostinho Pinheiro, bom dia.

A substituição das anilhas dos injectores não foi recomendada pela recepção, conforme o Sr. refere, mas sim solicitada pelo cliente que entregou o veículo na oficina, conforme Ordem de Reparação em anexo (privado), onde inclusive a cliente anexou um "post-it" com a solicitação para que estas anilhas fossem substituídas. Por este motivo, foi essa a indicação escrita na folha de obra, folha essa que o Sr. Agostinho assinou e aceitou.

Após se ter verificado que esta substituição, pelo Sr. Agostinho solicitada, não teria resolvido o problema, os nossos técnicos fizeram então um diagnóstico profissional à viatura, no qual se verificou excesso de silicone nas juntas (segundo a equipa técnica, colectores de admissão de fibra com juntas de borracha não poderão ter silicone), problema este que levaria à fuga de óleo/gasóleo detectada.

Por este motivo, e por ter sido uma intervenção cujo diagnóstico foi feito pelo cliente, aceite expressamente em folha de obra, não haverá responsabilidade do Grupo A MatosCar nesta intervenção decorrente deste diagnóstico, não havendo por isso direito a qualquer restituição de valor.

No que diz respeito às pastilhas de travão, o Sr. Agostinho foi informado pela nossa equipa técnica que o "chiar" teria a ver com a qualidade desta peça. Foram, no entanto, chanfradas para que se pudesse minimizar o ruído, mas também terá sido informado de que se este procedimento não resultasse, a única solução seria a sua substituição.

Estaremos disponíveis para qualquer questão adicional.

Departamento de Apoio ao Cliente
Esta resposta tem um anexo privado
28 de fevereiro 2019

Foi a 1a coisa que expliquei pedi para trocar as anilhas pois foi o que me disseram ai ser o problema, nao marquei no proprio dia por nao ser possivel brevemente e voltei mais tarde, compreendo que o tenham escrito assim para se defenderem numa situação como esta, e é isso mesmo que estou a alertar.

Quanto as pastilhas sim diseram que poderia ser da qualidade das mesmas mas nunca me avisaram que as iam furar, montava se novo...
1 de março 2019
Caro Sr. Agostinho Pinheiro,

O Grupo A MatosCar trabalha diariamente para satisfazer os seus clientes.

Não foi escrita essa descrição na Ordem de Reparação para nos «defendermos numa situação como esta». Foi escrito simplesmente porque assim foi o solicitado pelo cliente, comprovado pelo "post-it" que o cliente nos entregou com a solicitação que fosse feita essa intervenção em específico.
No entanto, não concordando com esta descrição/ordem de trabalho, o Sr. Agostinho, ou o condutor que nos entregou o veículo na oficina, teriam todo o direito de recusar assinar o documento, pois ao assinar está a concordar com o descrito e a aceitar a reparação - neste caso em específico, solicitada pelo Sr.

Continuaremos ao dispor para qualquer questão que considere pertinente.

1 de março 2019
Mas mesmo que assim fosse ao retirar as anilhas antigas teriam visto que estavam boas, mas nao continuaram de volta do mesmo problema.
Os injectores tem uma medida de aperto, se a 2a vez deram mais aperto penso que nao seja solucao...
Inclusive a 3a vez que o carro esteve na oficina foi me dito que trocaram a junta da tampa das valvulas, o que me leva a crer que nao se tenha dado com o problema e estamos so a colocar peças novas a tentar resolver.
Circula gasoleo no colector de admissao como me estao a referir que seja por onde ocorre a fuga??