Fernando Simão, Lda
  • 253203340
  • Avenida Imaculada Conceição, 545
    4700-034 Braga
  • fsbraga@gfs.pt

Grupo Fernando Simão - Chervrolet não assume garantia!!!

Luís Machado
Luís Machado apresentou a reclamação
23 de julho 2011

No dia 24 de Março de 2010, neste estabelecimento, um automóvel novo de marca Chervrolet Spark 1.2 LT 5p, matrícula 90-IX-25, pelo preço de € 12.300 (doze mil e trezentos euros). Durante este tempo de utilização, o veículo aparentava estar em perfeitas condições.
Contudo, após 13 meses da sua compra, o display gráfico no qual se pode ler as informações principais do Ar Condicionado começou a estalar ao meio sem causa aparente, tendo alastrado pela parte superior do mesmo. Como tal, em finais de Abril de 2011, uma semana após o sucedido, dirigi-me ao concessionário Fernando Simões sito em Silvares do conselho de Guimarães, local onde comprei o carro, explicando o sucedido e solicitando que a respectiva reparação fosse realizada visto que o carro ainda se encontrava na garantia. Esta termina apenas em 2013. Fui atendido por um dos funcionários que, após breve avaliação ao display, me informou que o carro ainda estava dentro do prazo da garantia, e que a Chevrolet iria resolver o problema, mas que teria de tirar fotos para enviar à Chevrolet.
Como neste dia, a oficina estava fechada, este disse-me para ir no dia seguinte. Assim foi. Dirigi-me novamente ao concessionário, e fui atendido por um outro funcionário que unicamente tirou fotografias ao display e me informou que iria reportar a situação para a Chevrolet, sendo que me iria contactar brevemente.
Como não fui contactado conforme me foi dito, no dia 27 de Junho dirigi-me novamente ao concessionário, sendo atendido por outro funcionário, funcionário este que se apresentou como sendo o responsável pelo contacto com a Chevrolet. Após recapitulação do sucedido pela minha parte, a explicação que obtive relativamente ao concerto do carro foi a seguinte: - A Chevrolet não assume as despesas da substituição da peça. Após perguntar o motivo, o funcionário disse-me que a Chevrolet afirmou que parecia que tinham dado uma pancada no display, daí este estar estalado. Para além disto, o funcionário disse que tinha telefonado a outra pessoa que ficou de lhe dar uma resposta. Ausentou-se por breves momentos para efectuar o telefonema para essa mesma pessoa, e posteriormente, dirigiu-se a mim dizendo que esta não atendia, mas que ainda no mesmo dia, me ligaria para dar uma resposta.
Assim, por volta das 18h30 desse mesmo dia, recebi um telefonema do concessionário através do qual o segundo funcionário, que referi acima, me disse que efectivamente a Chevrolet não iria suportar as despesas.
Posto isto, considero que as explicações por parte dos funcionários do concessionário não foram fundamentadas e nunca cheguei a ver o relatório com a decisão da Chevrolet. Para além disso e como compreenderão, não possuo qualquer responsabilidade pelo facto de o display estalar, uma vez que aconteceu sem motivo aparente, não tendo sujeitado o veículo a qualquer esforço que pudesse originar o problema. Por outro lado, na primeira exposição e avaliação do sucedido, o funcionário comunicou que, em princípio, o concerto da peça seria abrangido pela garantia. Assim, apenas posso concluir que o defeito já existia quando o adquiri.
Neste sentido, a recusa em reparar o veículo, o qual ainda se encontra na garantia, não é aceitável, pois, enquanto profissionais do ramo, têm por dever assegurar o bom funcionamento dos artigos vendidos e a satisfação do cliente.
Assim sendo, enviei uma carta registada para empresa Fernando Simões a exigir que, no prazo de 15 dias, procedessem à resolução do problema, através da substituição da peça. Ao fim deste prazo e até hoje, ninguém responsável me contactou, para me dar uma resposta ou explicação do sucedido. Findo este prazo, só demonstram uma falta de profissionalismo e um desrespeito pelos clientes desta empresa e informo que comunicarei o sucedido às entidades competentes e recorrerei a todos os meios à minha disposição para defender os meus direitos visto que não possuo qualquer responsabilidade pelo sucedido.

Data de ocorrência: 23 de julho 2011
Luís Machado