Soluções de Pagamento Electrónico

Hipay - Pagamento por compra no facebook marketplace

Roberto Carlos Soares
Roberto Soares apresentou a reclamação
28 de novembro 2023
Bom dia, fiz uma compra no Facebook Marketplace em que realizei o pagamento por referência pois pensava ser mais seguro, logo no dia seguinte fui bloqueado e o vendedor não disse mais nada, logo vejo que fui burlado.
O pagamento foi pela referência
12281
827435876
30.00 €
Fui ao meu banco, mas como disseram que tinha sido via net banco que não podiam fazer nada em relação a algum pedido de devolução do valor pago.
Vejo agora que essa referência já foi utilizada outras vezes para burla, gostaria de saber como resolver e como receber o meu valor de volta.
Nem consigo denunciar o vendedor no facebook pois estou bloqueado no perfil dele.

Desde já agradeço a vossa disponibilidade e colaboração.

Cumprimentos
Data de ocorrência: 27 de novembro 2023
Hipay
28 de novembro 2023
Bom dia, caro Roberto Soares.

A HiPay é uma instituição de pagamento autorizada a operar em Portugal pelo Banco de Portugal e não efetua débitos, em nenhuma circunstância, nas contas bancárias de terceiros (não tem autorização para isso, nem forma de o fazer).

Se lhe aparece o nosso nome em algum movimento na sua conta bancária é porque procedeu ao pagamento de uma referência multibanco a algum cliente da HiPay (que utiliza o nosso sistema para permitir que os seus clientes efetuem os pagamentos dos produtos ou serviços que comercializam).

Infelizmente, a burla que reporta já é conhecida das diversas plataformas de pagamento, como a HiPay, bem como das autoridades. Também foi divulgada pela comunicação social. Infelizmente, as plataformas não têm como evitar.
Recomendamos que apresente queixa crime contra terceiros, o mais rapidamente possível, numa esquadra da PSP ou da GNR
Após a queixa crime, deverá aguardar o desenvolvimento do processo de inquérito e investigação por parte das autoridades competentes, durante o qual também seremos contactados para prestar as informações necessárias ao processo, uma vez que estamos inibidos de prestar essas informações a terceiros/lesados, por força da legislação da Proteção de Dados.
Não temos como reembolsar porque o nosso Parceiro é que detém os dados do cliente final, que, por sua vez, já tem o dinheiro na sua conta. O sistema é automático e os burlões sabem como as coisas funcionam. Muitas vezes criam emails falsos, IP´s em outros países, etc... só a investigação policial, com a nossa colaboração e dos nossos parceiros, poderão chegar à verdadeira identidade.
Só para compreender melhor, os nossos parceiros são empresas conhecidas, mas os seus clientes finais é que roubam identidades e muitas outras informações para conseguirem abrir conta nos websites de lojas online. O que, tecnologicamente, conseguimos fazer, vamos fazê-lo mas dado o tempo que já se passou, apenas podemos tentar evitar mais burlas com estes dados.
Lamentamos a situação mas terá que aguardar a investigação.
Ainda assim, o meio de comunicação adequado para contactar a nossa empresa, será através do email portugal@hipay.com

Estamos à sua inteira disposição.

A Equipa da HiPay Portugal
Roberto Soares
28 de novembro 2023
Obrigado pelas informações, irei proceder conforme sugerido.
Apenas acho que se essa entidade de pagamento já foi detectada como fraudulenta, deveria de haver alguma forma de ser empedida de continuar a burlar e de alguma forma ser responsabilizada. Cada vez mais é preferível fazer compras nos sites estrangeiros visto que cá no nosso país cada vez é mais ocorrente estas burlas, talvez pelo fato de sairem tantas vezes impunes e de ser tão dificil o lesado se defender.

Obrigado e cumprimentos.
Roberto Carlos Soares
Roberto Soares avaliou a marca
28 de novembro 2023

A Hipay não é a culpada desta situação , mas acho que deviam existir meios mais práticos para resolver estas burlas, nós confiamos nos diversos marketplaces, pois pensamos estar a lidar com pessoas de bem, partimos da ideia que o pagamento por referência é de alguma forma mais profissional e com garantias, mas tal não acontece. o sistema permite a cotinuação destas Burlas o que é muito triste. No meu caso foi um valor pequeno, mas muitas vezes valores grandes que complicam a vida que já está difícil. Desculpem mais uma vez o desbafo, cumprimentos