Lojas de Informática - Pequeno Retalho
J.V.Oliveira Lda
  • Rua Engenheiro Frederico Ulrich 1586
    4475-130 Maia
  • geral@hipermercado.pt

HiperMercado.pt - Concluir a encomenda de acordo com a compra realizada

Carlos Almeida apresentou a reclamação
11 de setembro 2022 (editada a 12 de setembro 2022)
Fiz uma compra online no site da referida empresa de uma MÁQUINA DE LAVAR E SECAR ROUPA LG - F4DV9510P2B em 09-09-2022 pelas 04:08:30.
Paguei via cartão de crédito o valor anunciado de 731,79 €, acrescido do envio com "Entrega Premium" no valor de 19,90 €, perfazendo um total de 751,69 €.

De manhã, recebi um telefonema da "Hipermercado.pt" pelas 10:00 em que me perguntaram se não tinha visto o email enviado minutos antes, em que me informavam o seguinte:
«Estimado Cliente,

Infelizmente não nos será possível servir a encomenda realizada com os valores presentes na mesma dado que esta noite existiu um erro informático no nosso website que levou a que todos os preços ficassem alterados e estivessem incorretos.

Caso pretenda avançar com a encomenda deve considerar os valores corretos que enviamos abaixo:

No caso de pretender cancelar a encomenda envie-nos por favor o seu IBAN.

As nossas sinceras desculpas e agradecemos desde já a compreensão pois é algo que realmente não conseguimos de todo evitar.

Hipermercado.pt».

Respondi que apenas pretendia o produto conforme a compra e pagamento já realizados!

Eles disseram que tal não seria possível porque o valor do produto seria inferior ao valor de custo.
Insistiram que pretendiam devolver o dinheiro ou então se eu quisesse mesmo o produto teria de pagar a diferença para o seu valor actualizado (que não me informaram qual seria).

Pretendo concluir a compra com o envio do referido produto pelo valor já pago no acto da encomenda.
E que seja concluída no prazo indicado de "24/48H úteis" e entregue e instalado de acordo com as condições de "Entrega Premium", e com recolha do equipamento antigo, tal como já foi indicado nas Observações da Encomenda.

Não quero devolução do dinheiro e sim o referido produto tal como estava anunciado e contratado.
Não acho que o valor estivesse muito fora do normal.
Pois, noutras lojas tem estado à venda por valores muito semelhantes na ordem dos 740€ e até inferiores (conforme se pode ver no histórico do KuantoKusta).

Não existiu qualquer "erro informático" como disseram, quando muito foi "erro humano"!
Eu trabalho na área e os únicos erros apelidados de "erro informático" só existem entre a cadeira e o computador.
Esta é uma desculpa habitual dada principalmente por políticos, governantes e demais pessoal que tenta sacudir a água do capote e arranja um qualquer bode expiatório.

Neste caso, pode é existir alguma outra segunda intenção. Falta saber exactamente qual e se tal tem indícios de burla ou de um outro qualquer acto ilegal.
Isso ficará a cargo da ASAE, a qual será prontamente chamada a intervir, para verificar se este tipo de acção é já recorrente na "Hipermercado.pt".

A ideia de que não podem vender abaixo do valor de custo é de si prática ilegal e se por algum motivo o tivessem feito também teriam de responder a esse facto perante a justiça!

Já contactei o serviço de juristas da Direcção-Geral do Consumidor que me disse que eu tenho todo o direito ao produto conforme a compra já realizada. Pois, nada na lei permite justificar que esta possa ser invalidada pelo vendedor após ter concluído a compra pelos valores referidos!
Como tal, já foi encaminhada reclamação à entidade competente, CICAP, conforme indicação da jurista.
Data de ocorrência: 9 de setembro 2022
Estimado Cliente,

Efetivamente as insinuações que faz questão de fazer são realmente graves, na nossa humilde opinião, mas deixaremos, obviamente, para análise futura de quem de direito.

Da nossa parte a única coisa que fizemos foi justificar o sucedido apenas e só com a verdade pois foi de facto aquilo que aconteceu.

Mais informamos vossa excelência que aceitou as nossas condições e termos, que certamente leu, antes da colocação da encomenda onde existe de forma clara e inequívoca no ponto 3 o seguinte:

"3. INFORMAÇÃO SOBRE CONTEÚDOS

O site www.Hipermercado.pt destina-se apenas para uso particular. A reprodução, transferência, distribuição ou armazenamento dos conteúdos do site sem autorização prévia e confirmada por escrito é proibida para outros fins que não o uso estritamente pessoal.

O Hipermercado.pt reserva-se no direito de modificar a qualquer momento a informação e oferta comercial apresentada sobre: produtos, preços, promoções, condições comerciais e serviços.

É expressamente proibido a introdução de links do nosso site, com fins comerciais sem autorização prévia do Hipermercado.pt. Da mesma forma, a utilização do domínio Hipermercado.pt com fins abusivos, e sem autorização prévia, pode ser susceptível de recurso aos meios legais competentes por parte do Hipermercado.pt. Na eventualidade de encontrar noutros sites links que lhe permitam o acesso a www.Hipermercado.pt, informamos que o Hipermercado.pt não tem qualquer responsabilidade nem sobre a proveniência da página nem sobre os conteúdos nela inscritos.

Fazemos todos os esforços para que a informação apresentada esteja isenta de erros tipográficos e sempre que estes ocorram, procederemos logo que possível, à respectiva correcção. No caso da informação apresentada não corresponder às características do produto, assiste ao Cliente o direito à resolução do contrato de compra e venda nos termos legais aplicáveis.

As fotografias apresentadas no site são meramente ilustrativas. Recomendamos que consulte a descrição detalhada do produto para informação acerca das respectivas características.

Os preços e especificações dos produtos estão sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Apesar dos esforços do Hipermercado.pt, alguns produtos poderão constar com preço incorrecto, pelo que verificamos os preços sempre que procedemos ao tratamento das encomendas. Se o preço do produto for inferior ao preço anunciado, devolveremos a diferença. Se o preço for superior, informaremos o Cliente por email e aguardaremos a sua decisão de aceitar a nova proposta ou cancelar a encomenda.

O catálogo de produtos do Hipermercado.pt (loja virtual) é independente das lojas físicas, quer ao nível de preço, como de quantidades em stock. Todas as campanhas promocionais têm stock limitado e exclusivo para comercialização online. Em caso de indisponibilidade do produto e/ou ruptura de stock, será informado do cancelamento parcial ou total da sua encomenda com direito ao reembolso da respectiva quantia paga.

O Hipermercado.pt não é responsável, directa ou indirectamente, por qualquer informação, conteúdo, afirmações ou expressões que constem nos textos dos artigos comercializados no site www.Hipermercado.pt. A autoria do conteúdo dos descritivos dos produtos é da responsabilidade dos editores, fabricantes e distribuidores dos artigos em questão. Por exemplo no caso de eletrodomésticos de encastre, maquina de lavar louça e roupa, de lavar e secar, combinados, etc, os artigos são mostrados com portas de madeira que são meramente ilustrativas as imagens dado que não é possivel mostrar a maquina como é rececionada de fábrica.

Todas as informações contratuais estão escritas em língua portuguesa, assim como a informação dos artigos, comunicações por email e formalização da venda.

O Hipermercado.pt utiliza filtros nas suas familias para ajudar os consumidores a mais rapidamente chegar a um lote dos produtos desejados, não sendo como é obvio vinculativos sobre as caracteristicas dos produtos, as descrições dos produtos essas sim, são as corretas e vinculativas, salvo erro tipográfico."

Posto isto aguardamos então comunicação das entidades competentes que mencionou ter contactado pois como sempre estaremos disponíveis para responder seja a quem for apenas e só com a verdade dado sermos uma empresa totalmente de bem no mercado.

Por último relembramos vossa excelência que sem um IBAN não conseguimos realizar a respetiva devolução e por tal continuamos a aguardar o mesmo.

Estimado Cliente,

Vimos acrescentar que efetivamente cometemos uma "gaffe" ou solicitar o seu IBAN dado ter pago via Cartão de Crédito e ser possível realizar o estorno direto ao mesmo.

Posto isto somos a informar que o estorno se encontra realizado ao seu cartão.

12 de setembro 2022

Portanto, na vossa "humilde" opinião podem resolver o assunto da forma que vos apetece, simplesmente porque está nos vossos Termos e Condições que colocam ao vosso critério, e a lei do Consumidor em vigor não interessa para nada?

Como disse, mas certamente ficou pouco explícito pelo texto um pouco alongado, mas necessário para exposição completa da situação:
- De acordo com a lei eu tenho direito à compra realizada pelo valor já pago e como tal pretendo o referido produto nas condições contratadas.

Resumindo é apenas isto e nada mais do que isto!

Quanto à situação caricata criada por V. Exas. as autoridades competentes irão pronunciar-se.

Estimado Cliente

Precisamente e exatamente como faz questão de mencionar as autoridades competentes vão pronunciar-se.

Mais informamos que aquilo que menciona ser de acordo com a lei é apenas e só aquilo que menciona sendo que como é lógico será analisado pelas autoridades competentes.

Relembramos que a devolução foi realizada.

15 de setembro 2022
Incrível e inacreditável!

Os Senhores respondem no Livro de Reclamações Online com todo o ar de quem está a fazer um frete e com a consideração de que estão a fazer um grande favor ao cliente ao avisar telefonicamente da situação criada por vós mesmos!

E, para piorar nem sequer acertam uma única vez no meu nome: "Exmo. Senhor Carlos Oliveira"?!

Deve ter sido novamente um "erro informático" com toda a certeza, só pode!

Vão ter de fazer uma "revisão informática" completa na vossa empresa. :D

Se necessitarem de ajuda contactem-me ;)

P.S:: A desculpa dos Termos e Condições só é válida se esses termos respeitarem a Lei do Consumidor em vigor.
E prevalece sempre a Lei do Consumidor.
15 de setembro 2022
Estimado Cliente,

A Lei do Consumidor prevalecerá sempre, obviamente, e tal como já informamos anteriormente estaremos sempre disponíveis para responder às autoridades competentes.

Quanto ao restante por si mencionado na sua última resposta vamos logicamente ignorar dado que nos parece conversa de "ocasião" e não estar diretamente relacionado com o assunto que aqui estamos a tratar.

Actualização (2023-03-11):

No passado dia 27/02/2023 foi decidido pelo Tribunal Arbitral de Consumo de Matosinhos, ao qual o vendedor não compareceu (alegando doença do responsável), que eu tinha direito a receber a referida encomenda de nos termos da compra realizada, após o vendedor ter enviado um email nesse mesmo dia pela manhã a informar que essa era a sua vontade.

Entretanto, fiquei a aguardar pelo informação por parte do vendedor para realizar o pagamento.
Paguei no dia 03/03/2023, que foi quando o vendedor enviou essa informação.

Ainda estou a aguardar a entrega, que ficou prevista para 6ª-feira ou 2ª-feira, dias 10 ou 13 de Março.
E, só me informaram disto após eu ter enviado em email na 4ª-feira, dia 08/03/2023, a perguntar sobre a previsão de entrega.
Portanto, 6ª já não foi, e 2ª desconfio muito, pois ainda não fui informado antecipadamente no dia anterior, como me referiram que iriam fazer!
E, isto é uma entrega Premium, cujo produto existe em Stock, com previsão de entrega em 24/48h!

Estimado Cliente,

Permita-nos discordar do que vossa excelência menciona pois não foi decidido pelo tribunal de consumo de Matosinhos pois não existiu essa necessidade dado para evitarmos qualquer tipo de desconforto e confronto termos acedido ao por vossa excelência solicitado apenas e só por mutuo acordo. Já agora informamos também que daremos entrada de um processo contra vossa excelência pois como certamente estará de acordo difamação pode ser considerado crime e teremos naturalmente todo o gosto em ver esta situação analisada por quem de direito.

Por ultimo e de referir que a sua encomenda encontra-se processada e será entregue tão breve quanto possível no entanto vossa excelência não está a aguardar o timing que menciona até porque como sabe a encomenda foi processada à pouquíssimos dias dado termos estado em processo de litigio que voltamos a referir foi resolvido numa politica de satisfação comercial e por mutuo acordo.

Não daremos mais respostas a esta reclamação sendo que a mesma passará a ser tratada pelo nosso departamento de contencioso que dará andamento ao já elencado e com apresentação de todas as provas presentes neste portal oficioso de reclamações que é no entanto público.

Como?

Então, o que foi que fez o senhor Juiz Árbitro Dr. Rui Chaves na minha presença no passado dia 27/02/2023 pelas 16:25 no Tribunal Arbitral de Consumo de Matosinhos, e que ficou registado na Acta de Audiência de Julgamento Arbitral N/Fª 74/2022 do Proc. 1600/22, redigido pela secretária Manuel Seabra?

Mas, o pior é que continuam sem me adiantar uma data concreta de entrega, sem sequer me responderem se confirmam ou não uma entrega na próxima 2ª-feira.
Vão-me avisar apenas no próprio dia 30 minutos antes para não ter hipótese de receber a encomenda, como têm feito com tantos outros clientes?
Depreendo também que assumem que estão a trabalhar com uma empresa de logística muito incompetente, que não consegue dar datas nem prazos exactos de entrega, o que torna completamente inútil o objectivo principal desse tipo de serviço!
Estimado Senhor,

Aconselhamos que releia a ata da audiência que não tornaremos pública pelos motivos óbvios mas que no entanto é bastante clara relativamente ao por nós mencionado acima.

Estamos de consciência totalmente tranquila, felizmente, e não vamos sequer alimentar contactos com vossa excelência até porque o tema a partir deste momento será tratado em local próprio.

Relativamente à sua entrega o nosso departamento de apoio ao cliente dará seguimento ao caso.

12 de março 2023
Bom, mais uma vez parece-me que se existe alguém aqui que não sabe interpretar português, não sou eu, com toda a certeza!

Pois bem, para que não restem dúvidas do que eu disse anteriormente, publico aqui a referida Acta do Tribunal Arbitral de Consumo.
Pois, nela não consta qualquer informação privada que não possa ser tornada pública!
Tudo o que lá está, já foi aqui publicado neste portal.

E, se por acaso, V. Exa, não identificada do Hipermercado.pt (isto lá é nome de um responsável, que nem sequer assume a sua própria identidade, encobrindo-se no anonimato) tiver a capacidade de ler tudo o que eu escrevi, e conseguir interpretar correctamente, eu apenas disse exactamente o que ficou registado em Acta, nada mais do que isso.
Ou seja, a verdade, e tão somente a verdade!
Carlos Almeida avaliou a marca
11 de março 2023

São uns verdadeiros burlões! Pois, colocam os produtos à venda por um preço baixo e depois de realizada a compra alegam ter havido um "erro informático" e que o preço não é o da venda já realizada. Posteriormente, desistem unilateralmente da venda e devolvem o dinheiro, se não quisermos comprar pelo preço actualizado, sempre superior ao já pago, claro! Com certeza, colocam propositadamente os preços baixos, para aparecerem bem cotados nos resultados do KuantoKusta, para posteriormente tentarem impingir uma venda forçada por um valor superior ao inicialmente anunciado. E, já que apanharam o cliente com a compra realizada, jogam com o factor emocional da compra para tentar levar a jogada deles avante. Mesmo, que não sejam sempre sucedidos, devem conseguir algumas compras forçadas e continuam assim alegres e impunes! O que dá uma revolta imensa a quem tem de passar por esta situação de frustração e constrangimento! A lei do consumidor é por eles completamente ignorada e espezinhada! Para além disso, têm a oportunidade de conseguir ficar temporariamente com o dinheiro dos clientes que realizaram a compra e desse modo conseguirem um tipo de "empréstimo sem juros", que no total pode ser de várias dezenas de milhar de euros em poucas horas! E, depois segue-se a treta do costume: houve um "erro informático". Que nos dias de hoje serve de desculpa para tudo, e é largamente usada por governantes e serviços públicos, mas também por privados deste calibre, muito mal intencionados. NOTA: A verdadeira avaliação é muito negativa, de -10.