58.2

HiperMercado.pt - Artigo não conforme

Em tratamento
Ortoave apresentou a reclamação
16 de abril 2024
Compra efectuada no site hipermercado.pt de um pio inox. artigo entregue com defeito e vendedor recusa-se a cumprir a lei efectuando a troca ou resolução de contrato. Vendedor prende-se ao facto da guia estar assinada e assim estar aceite a conformidade do artigo (não é de lei). O estafeta não aguardou pela verificação do artigo, nenhuma guia foi assinada mas alguém ou da hipermercado ou da transportadora falsificou a assinatura. Não comprem neste site. as avaliações existentes no site são fabricadas. eu nunca recebi pedido para avaliar o site. porque será? Tendo em conta as más avaliações consegue-se perceber o modo de funcionamento da hipermercado.pt. Segundo alguns relatos os artigos são enviados deliberadamente com defeito. Consumidores particulares façam valer os vosso direitos pelo dl 84/2021, reclamem no livro de reclamações, denunciem à ASAE e recorram aos tribunais arbitrais. Consumidores empresariais codigo civil 898º até ao 925º, recorram aos julgados de paz e tribunais. Não comprem na hipermercado.pt (na opinião da hipermercado, o portal da queixa não passa de uma rede social.)
Data de ocorrência: 16 de abril 2024
Exmos. Senhores

Na sequência da S/ reclamação, somos a informá-lo de que o seu pedido não tem acolhimento legal.

Com efeito, não podemos aceitar as S/ pretensões, pois que o referido diploma legal não é aplicável à presente relação jurídico-contratual, porquanto a Sociedade, que efetuou, junto de nós, a compra do produto em crise, não preenche a definição legal de consumidor, para os efeitos do Decreto-Lei que menciona, considerando-se consumidor, nos termos desse diploma legal, “uma pessoa singular que, no que respeita aos contratos abrangidos pelo presente decreto-lei, atue com fins que não se incluam no âmbito da sua atividade comercial, industrial, artesanal ou profissional”.

Ora, não sendo a Sociedade compradora uma pessoa singular, mas antes coletiva, desde logo fica prejudicada a possibilidade de utilização dos meios ao dispor do consumidor, nos termos do Decreto-Lei 84/2021, não obstante dizermos, ainda assim, que mesmo em caso de aplicação deste diploma legal, sempre a devolução seria rejeitada, porquanto as desconformidades, ao que tudo indica, serão já posteriores ao recebimento do bem transacionado até porque o reclama 6 dias após a entrega, repetimos 6 dias após a entrega.

Ademais, o equipamento foi recebido e atestada a sua conformidade.

De qualquer das formas, e mesmo considerando a lei geral, entendemos que não existem motivos para aceitar a troca/devolução do bem, atento o estado em que este se encontra.

Nestes termos, rejeita-se a resolução do contrato de compra e venda.

Mais informamos vossa excelência que é no mínimo grave que um profissional conforme são vossas excelências faça acusações completamente surreais tais como o que acabam de mencionar "envios deliberadamente danificados" sendo que fica desde já a informação que vamos, obviamente, fazer valer os nossos direitos legais de imediato.

Atentamente,
16 de abril 2024
Independentemente da compra ser efectuada por particular ou por empresa, é da responsabilidade do vendedor a reparação, troca ou resolução do artigo não conforme. Não se aplicando o DL 84/2021 por se tratar de empresa, aplica-se o codigo geral. Assim:
-art 913º 'se a coisa vendida sofrer de vício que a desvalorize ou impeça a realização do fim a que é destinada, ou não tiver as qualidades asseguradas pelo vendedor...observar-se-á... o prescrito na secção precedente...;
-art 914º o comprador tem direito de exigir do vendedor a reparação da coisa ou, se for necessário e esta tiver natureza fungível, a substituição dela.
- art 916º 1- o comprador deve denunciar ao vendedor o vício ou a falta de qualidade da coisa; 2-A denúncia será feita até trinta dias depois de conhecido o defeito e dentro de seis meses após a entrega da coisa.
A denúncia foi realizada 5 dias (e não 6) após a entrega, repito 5 dias, não tendo sido realizada mais cedo por não atenderem o telefone (um dos meios de contacto para apoio ao cliente de acordo com o próprio site da hipermercado mas que não funciona).

Em nenhuma altura foi atestada a conformidade do artigo. Não me lembro de alguém da hipermercado ou algum seu representante estar presente no momento de abertura da embalagem.

Assim, o consumidor/comprador apenas tem de fazer a prova do defeito de funcionamento da coisa (falta de conformidade) - facto base da presunção - , sem que sobre si impendam os ónus de alegar e provar a causa concreta da origem do mau funcionamento e a sua existência à data da entrega (arts 342º nº 1, 349º e 350º nº1).
O comprador de bem de consumo não conforme pode ter direito a resolver o contrato e direito de indemnização, nos termos gerais.
Tem ainda o comprador direito a ser indemnizado, nos termos gerais, por responsabilidade civil do vendedor, pelos danos causados em violação de interesse contratual negativo ou de confiança (que visa compensar das desvantagens sofridas com a conclusão do contrato).

Relativamente às supostas acusações, tal como poderá se aperceber se voltar a ler, é uma transcrição de um, de muitos outros clientes, também descontente com uma não conformidade não resolvida pela hipermercado. Não obstante, terei imenso prazer que faça valer os seus e já agora os meus direitos.

Atentamente.
Estimados Srs.

O assunto encontra-se encerrado neste portal, garantidamente, até porque a partir de agora o tema será obviamente avaliado pelas autoridades competentes algo que inclusive foi dito ao seu representante legal pela nossa representante legal.

Vossas excelências não são com certeza a lei, nem são com certeza absoluta quem a avalia.

Quanto aos muitos utilizadores que menciona de facto parece-nos realmente muito grave o que diz até porque o conceito de muitos é relativo principalmente se formos analisar a quantidade de clientes, que felizmente, dispomos.

Ao dispor,
Hipermercado.pt
16 de abril 2024
Gostaríamos ainda de acrescentar que este portal/rede social é precisamente só para reclamações e nós Hipermercado.pt conseguimos, o feito, de inclusive ter uma critica altamente positiva num portal que conforme o nome indica é apenas e só dedicado a reclamações.

Mais informamos vossas excelências, convidamos inclusive, a visitarem as nossas instalações e onde vos poderemos fazer uma visita guiada mostrando toda a nossa metodologia de trabalho e onde rapidamente vos conseguiremos mostrar todas as criticas positivas que dispomos que são apenas e só cerca de 96,1% das existentes.

A morada está presente no nosso website, sendo que inclusive são uma empresa que está relativamente próxima e por tal dado cá estarmos 5 dias por semana em horário laboral estamos convictos que em breve cá passarão.

Ao dispor,
Hipermecado.pt
16 de abril 2024
Agradeço a amabilidade do convite, mas sou da opinião que essa mesma amabilidade deveria ser canalizada para resolver os problemas dos seus clientes. Se de facto se tivesse minimamente preocupado teria:
- interpelado a transportadora pelo facto de não ter esperado pela verificação de conformidade do produto ou por lhe ter entregue uma guia assinada quando o cliente lhe diz que não assinou nenhum documento;
- contactado a Rodi, procurando uma solução para o problema. Eu próprio contactei a Rodi que se disponibilizou de imediato para tentar consertar o pio ou até mesmo substituí-lo. Mas também me disseram que a hipermercado não é cliente deles!!!
O que a Hipermercado.pt fez foi apenas ficar contra o cliente, imputando-lhe culpa da não conformidade do produto. Nunca tentou sequer chegar a um meio termo!
De facto o que dá valor a uma empresa é a resolução dos problemas que surjem com os clientes. Os seus 96% nas 'opinioes verificadas' dizem muito pouco se contarmos com o facto que eu, cliente descontente que lhe poderia dar uma classificação negativa, não ter recebi o link para vos avaliar. Assim é fácil. Na verdade na trustpilot essa avaliação positiva é de apenas 14%!!!

Atentamente.
Estimados Senhores

De facto mais uma vez é completamente falso aquilo que menciona até porque felizmente podemos orgulhosamente dizer que as regras são cumpridas na íntegra e o opiniões verificadas como site oficial que é é cumpridor das normativas europeias, garantir que 99% dos consumidores que nos compram receberem o pedido de opinião, salvo erros de e-mail, daí não serem 100% e facilmente poder ser comprovado tal bastando para tal ver algumas críticas negativas também, mais ou menos ao mesmo nível das existentes no portal da queixa com a diferença que no sistema em questão é pedida uma crítica seja negativa seja positiva.

Mas todas estas questões serão devidamente tratadas em sede própria.

Ao dispor
Hipermercado.pt
17 de abril 2024
'De facto mais uma vez é completamente falso aquilo que menciona '

Ajude-me! O que é mais uma vez falso em todas as afirmações que eu fiz?

- que, de acordo com o código civil, avisei a hipermercado dentro do prazo legal, enviando fotos, da não conformidade (apesar da linha telefónica, um dos meios sugeridos para apoio ao cliente, não funcionar)?
- que a hipermercado recusou-se desde o primeiro momento a cumprir a lei e a trocar o produto ou a proceder à resolução do contrato?
- que a hipermercado imputou-me a culpa do dano?
- que em nenhum momento atestei a conformidade do produto nem assinei qualquer documento nesse sentido?
- que a hipermercado não tentou junto do fabricante resolver a situação (pois o problema poderia ter tido origem na fábrica)?
- que a hipermercado não responsabilizou a transportadora por não aguardar pela verificação de conformidade aceitando uma falsificação de assinatura na guia de transporte?
- que existem inúmeras reclamações do género e que uma delas afirma que este é um procedimento recorrente da hipermercado?
- que eu não recebi o link para poder apresentar a minha crítica negativa ao comportamento da hipermercado?
- que a vossa estatística positiva na trustpilot é de 14%

Ajude-me, qual das afirmações está incorrecta para eu poder corrigir?
Ortoave
Ortoave está a aguardar resolução da marca