Lojas de Informática - Pequeno Retalho
  • geral@hipermercado.pt

HiperMercado.pt - Incumprimento de setença

José apresentou a reclamação
22 de janeiro 2024
Em junho de 2023 encomendei uma máquina de lavar-louça e um exaustor. O exaustor chegou numa primeira entrega dentro do prazo. A máquina chegou fora do prazo. O artigo não foi desembalado pela transportadora. Paguei um serviço de instalação e o serviço não foi realizado. A máquina tinha um risco profundo na porta. A empresa refutou responsabilidade. Avancei com processo para o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo. A sentença deu-me inteira razão à luz da lei em vigor. Aceitei, de boa-fé, a substituição da porta. Ficou na sentença que a substituição ocorreria no prazo de 30 dias. O prazo não foi cumprido por alegado atraso da peça desde a fábrica, na Alemanha. Contactei a marca em Portugal e esta tem a peça em stock. Nunca foi contactada. O processo de substituição é simples. Foi dado mais 5 dias para a substituição da porta. Novamente incumprido. O desrespeito pela lei é um padrão neste caso e não um acaso.
Data de ocorrência: 18 de junho 2023
Estimado Cliente

Antes de mais gostaríamos de informar que foi um acordo e não uma sentença.

Posteriormente gostaríamos de informar que como certamente entenderá a peça pode até existir a nível comercial para consumidor final não sendo obviamente de acesso a nós como vendedor/loja e parece-nos que isso é de facto fácil de compreender.

Por último e não menos importante parece-nos que fomos claro quando não conseguimos cumprir o acordo de 30 dias em que fomos diretos com a informação de recolha do equipamento e devolução integral do valor recusada por vossa excelência.

Posto isto estamos a tentar por todos os meios ir substituir um painel que em nada impede o bom funcionamento da máquina dado vossa excelência ter recusado a recolha do equipamento e respetiva devolução.

22 de janeiro 2024
A resposta da Hipermercado.pt foi tipo relâmpago, 3 minutos após a publicação da reclamação neste foro, muito diferente do silêncio a que se remete em outras situações.
A interpretação apresentada é desconcertante e revela um desconhecimento do que efetivamente ocorreu no dia 15 de dezembro de 2023. Houve, de facto, uma sentença que homologou um acordo e condenou as partes a cumprirem o mesmo.
A explicação para justificar o atraso é risível e roça o absurdo. 30 dias para uma peça chegar à loja vinda de uma fábrica na Europa, não corresponde à realidade, nem mesmo que viesse do Reino Unido, nos piores momentos que se registaram nos primeiros meses da guerra na Ucrânia.
Por muito que julgue o contrário, a Hipermercado.pt violou a sentença proferida pelo CACCL e, por conseguinte, é o mesmo que violar uma sentença de um tribunal judicial, pelo que o incumprimento da mesma por uma das partes, permite que a outra solicite a sua execução ao tribunal judicial de 1ª instância e permite também pedir uma indemnização muito acima do valor do eletrodoméstico.
Recomendo uma leitura mais atenta à sentença proferida e ao ato legislativo nela referenciado.
Não creio que a Hipermercado.pt queira avançar para este cenário, pelo que solicito que avance rapidamente para a sua resolução, sob pena de se tomarem outras medidas.
Estimado Cliente

Tal como já o informamos estamos junto do fabricante a resolver o tema e esperamos francamente que o painel frontal da máquina seja trocado ainda no decorrer da presente semana.

Quanto às restantes afirmações, passaremos o tema ao nosso departamento jurídico que lhe responderá dado as respostas realizadas serem, nesta fase, dadas pelo serviço de apoio ao cliente e de facto existir da nossa parte a humildade, se for o caso, em reconhecer que de facto não dominamos toda a legislação em vigor até porque para esse facto dispomos de um departamento competente para o efeito que não responde, naturalmente e conforme certamente entenderá, neste portal/rede social mas sim apenas e só nos canais oficiais mas que no entanto solicitaremos que entre em contacto consigo.

Quanto à troca de painel e conforme mencionamos acima estamos junto da Siemens a tentar realizar o devido agendamento e esperamos que seja contactado em 48h/72h úteis para finalizar o tema.

Desde já as nossas desculpas

Boa tarde

Tal como acordado telefonicamente e dado não existir de facto stock da peça vamos realizar a troca do equipamento com agendamento da troca para Sábado ou 2ª feira próxima.

22 de janeiro 2024
Muito agradeço o contacto da Hipermercado.pt e a solução encontrada de subsituição do equipamento, uma vez não existirem peças atualmente em stock para a troca da porta frontal, conforme ficou acordado na sentença homologatória por conciliação, proferida pelo Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa.

Aguardo, assim, pela subsituição do equipamento, incluindo o seu desembalamento e instalação, conforme consta da encomenda, para o próximo sábado, dia 27 de janeiro ou, em caso de absoluta impossibilidade, o mais tardar, 2ª feira, dia 29 de janeiro.

Melhores cumprimentos
José avaliou a marca
31 de janeiro 2024

Lamentavelmente, a empresa sempre se recusou a trocar o equipamento que apresentava um dano e sempre refutou responsabilidades sobre o sucedido. O caso foi levado para o Centro de Arbitragem de Conflito de Consumo e foi proferida sentença homologatória por conciliação, ficando obrigada a trocar a eça danificada. Foi dado um prazo de 30 dias para substituição da peça. Esse prazo não foi cumprido. Foi dado um novo prazo de 5 dias, sob pena de o seu incumprimento levar o caso para tribunal para execução da sentença. Só aí a empresa se prontificoue a trocar o equipamento. Em resumo, passados 7 meses o equipamento foi trocado tal como fora inicialmente solicitado. Situação perfeitamente evitável, cujo diferendo provocou desgaste a ambas as partes, privou o uso do equipamento, envolveu custas processuais e requereu recursos jurídicos que adensaram o já elevado volume de processos na rede nacional de arbitragem de consumo. Ao fim de mais de meio ano, o assunto encontra-se finalmente encerrado.