Lojas de Informática - Pequeno Retalho
  • geral@hipermercado.pt

HiperMercado.pt - Máquina lavar louça espanhola em portugal

Victor Ferreira apresentou a reclamação
2 de fevereiro 2024
- No dia 21/11/2023 encomendei uma Máquina de Lavar Louça LG no site “HIPERMERCADO.PT” (J. V. Oliveira – Comércio e Instalação de Portas e Automatismos, L.da), que paguei por MB.
- Não me foi fornecido qualquer documento de quitação (Recibo). Fui informado que a Factura estaria disponível na minha “Conta de Cliente”. Não estava nem nunca esteve.
- Em 04/12/2023 pedi informação se seria possível confirmar a data de entrega desta encomenda. Responderam que “é dificil dar uma data concreta da entrega devido ao elevado nº envios”. Solicitei os contactos da transportadora. Não se dignaram responder.
- No dia 06/12/2023 fui informado que “Acabamos de ser informados pela transportadora responsável pela entrega do seu equipamento que o mesmo foi transferido para a plataforma errada. Dado se tratar de um assunto de demorada resolução, e a entrega estar de facto atrasada somos a informar que vamos enviar uma nova unidade que receberá até a próxima quarta-feira 13/12/2023”.
- O equipamento foi recebido em 18/12/2023, sem que viesse acompanhado de qualquer documento contabilístico de transporte.
- Após a recepção do mesmo, verifiquei que o modelo da máquina era de origem espanhola, com Painel de comandos e Manual de instruções em Espanhol, por isso não destinada ao mercado Português (confirmado pela LG Portugal). Isto sem que me tivessem dado conhecimento prévio, logo sem a minha concordância.
- Questionei a “Hipermercado” sobre o assunto, nomeadamente sobre o eventual accionamento da garantia se necessário e a quem recorrer e solicitando o envio de um Manual em Português e a troca do Painel de comandos (por outro em Língua Portuguesa).
- Começaram por responder: “De facto temos diversos equipamentos adquiridos a fornecedores espanhóis e tal nunca aconteceu…”; “Caso não pretenda a recolha podemos enviar de facto, tal como a lei exige, o livro de instruções digital em Português no entanto será impossível a troca de painel no entanto caso pretenda podemos compensar vossa excelência com um crédito de 40€ que será transferido para a sua conta bancária que nos disponibilizará caso seja do seu interesse esta solução”.
- Respondi que “…esperava um pouco mais de atenção da V/ parte…” uma vez que: 1.º O Manual de instruções digital também eu poderia obter facilmente; 2º Aceitaria a compensação de 40 € (o seu preço de venda da máquina tinha entretanto descido precisamente o valor de 40 €); 3º Propus – a) “A troca do equipamento pelo modelo destinado ao mercado Português”. Ou b) “Manter este equipamento assumindo V. Ex.as os custos com a troca do Painel de comandos” (tinha previamente consultado a LG Portugal que confirmaram a viabilidade da troca do Painel de comandos, desmentindo assim a “Hipermercado.Pt”.
- Concordaram com “Efetuar a troca do painel pela LG enviar-nos a fatura emitida com os nossos dados e procedermos ao pagamento”.
- Respondi que: “Nestas condições, pretendo efectuar a troca do Painel de comandos, a ser feita pela LG. Uma vez que a situação anómala foi criada por V. Ex.as, deverá ser a V/ firma a efectuar o pedido para o efeito ao Serviço Técnico da LG e a procederem aos trâmites inerentes”.
- O fornecedor retorquiu com “De facto não é verdade que não se destine ao mercado Português até porque neste momento qualquer equipamento e segundo a legislação em vigor desde que adquirido na união europeia pode ter como destino o mercado Português”. O Espanhol tem palavras muito parecidas com o Português, mas é caso para perguntar – se o equipamento fornecido tivesse sido adquirido por eles p. ex. na Alemanha, no Chipre, na Lituânia ou na Grécia (países da EU)?! Seria muito complicado lidar com a máquina em qualquer dessas línguas. Adquirindo este tipo e gama de equipamentos, em qualquer estabelecimento comercial em Portugal, os mesmos são sempre fornecidos com o Painel de comandos e o Manual em Português, ou seja, destinados naturalmente ao mercado Português.
- Após tantas e tamanhas desculpas e confusões, prescindi do desconto de 40 €, mas exigi a troca do Painel de comandos e do Manual em Português.
- Enviaram-me uma impressão em formato A4 do Manual (não o Manual original) em Português, só após nova insistência minha, quando tinham dito que já tinham procedido ao seu envio.
- Recusaram a troca do Painel de comandos, ou seja, deram o “Dito por não dito”.
Conforme referido atrás, o equipamento foi
- Encomendado em 21/11/2023
- Pago em 24/11/2023 por MB
- Recebido em 18/12/2023
- Factura emitida em 22/12/2023
Após numerosas insistências, a Factura do equipamento foi-me enviada por e-mail, no dia 22/12/2023, com data desse mesmo dia.
É mais barato? É
Mas não é a mesma coisa…
Vale a pena? Não, não vale
Data de ocorrência: 18 de dezembro 2023
HiperMercado.pt
6 de fevereiro 2024
Estimado Cliente
De facto parece-nos importante que o tema seja devidamente esclarecido e a reclamação contenha todos os factos:
1 - Enviamos um equipamento embalado de origem e sem nunca ter sido aberto onde de facto o painel estava em Espanhol no entanto sem sermos conhecedores de tal.
2 - Prontamente propusemos uma desvalorização ou a recolha e devolução algo que rejeitou e exigiu a troca do painel.
3 - Comercialmente achamos por bem aceder a suportar o custo da troca do painel no entanto quando o informamos de tal solicitou a troca do painel acrescidos da desvalorização previamente proposta o que obviamente recusamos tendo sido prontamente informado, inclusive foi agendada, a recolha do equipamento e respetiva devolução mesmo que o equipamento já estivesse utilizada tendo sido também por vossa excelência recusado.
4 - Enviamos inclusive um livro de instruções que mencionava não existir via transportadora para além do já enviado anteriormente de forma digital.

Posto o acima mencionado, não entendemos de facto o teor da sua reclamação até porque não nos permitiu de todo resolver a mesma.

Ao dispor,
Hipermercado.pt
8 de fevereiro 2024
Resulta claro do texto da minha reclamação inicial aquilo que eu solicitei, aquilo em que concordaram ou discordaram, aquilo que eu aceitei ou recusei.
Em relação a isso julgo não haver dúvidas nem mais nada a acrescentar.
Agora:
- Se concordaram em substituir o Painel de comandos
- Se eu concordo com essa solução
- Porque não o fizeram ainda ou porque não o fazem?
- Neste momento é só e apenas isso que está em causa
Com isto espero que impere o bom senso e o problema fique resolvido
HiperMercado.pt
14 de fevereiro 2024
Estimado Cliente

O bom senso da nossa parte imperou desde sempre com a assunção da responsabilidade e inclusive com a tentativa de agendamento da recolha do equipamento e respetivo reembolso para além de todas as outras alternativas que lhe demos e que já descrevemos no entanto aquilo que não podemos de facto fazer é juntar todas as soluções e apresentar-lhe numa só dado que isso significaria basicamente oferecer-lhe o equipamento o que obviamente não é possível.

Todas as soluções apresentadas foram recusadas sendo que agora sim menciona que afinal pretende só a troca do painel e obviamente não vamos aceder até porque mais uma vez gostaríamos de o relembrar e deixar de forma pública a nota que cumprimos escrupulosamente aquilo que o bom senso determina ou seja apresentar-lhe soluções válidas que até ao dia 08/02/2024 vinham sendo recusadas e em alternativa apresentava uma solução com mais uma solicitação.

Tudo isto é claro, está registado nas comunicações e damos este tema como terminado sendo que qualquer esclarecimento que necessite a partir deste momento tratará diretamente com o nosso departamento de contencioso.

Ao dispor,
Hipermercado.pt
24 de fevereiro 2024
O principal propósito desta reclamação foi tornar pública uma situação semelhante a tantas outras que visam esta entidade (e outras semelhantes).
Hoje em dia qualquer um vende coisas através da Internet.
Podemos até fazer um exercício de atentar um pouco na Denominação e Razão Social que está por trás da sigla “Hipermercado.pt” desta entidade - "J.V.Oliveira - Comércio e Instalação de Portas e Automatismos, Lda.
Portas, Automatismos e Assistência Técnica a Condomínios".
Se corre bem, tudo está bem.
Se algo não corre bem, estão criadas as condições para percorrer um "calvário" de reclamações e explicações até que se dignem solucionar ou minimizar os danos e transtornos causados (ou não).
Chegam até a intentar inverter os papéis, tentando fazer crer que são eles as vítimas.
Muitas vezes esquecem-se das suas obrigações para com os clientes. Esquecem-se que para reparar uma inconformidade dum artigo, o cliente tem direito à resolução do contrato, à sua substituição ou a uma redução adequada do preço e é ao cliente que assiste esse direito de opção.

Como disse atrás:
É mais barato? É
Mas não é a mesma coisa…
Vale a pena? Não, não vale!

Fica o alerta!
Os possíveis futuros interessados que tirem as ilações que entenderem
Victor Ferreira avaliou a marca
9 de março 2024

Falta de postura, compreensão e vontade de satisfazer o comprador, tentando apenas impor a sua vontade. Falta-lhes cultura de fornecedor com qualidade, é apenas mais um a vender "coisas" através da Internet.