45.4
Blue Planet Technologies, SA.

Homeit - Alteração unilateral de contrato de prestação de serviços

Carlos José Reis Lopes Ramos
Carlos Ramos apresentou a reclamação
21 de março 2023
Adquiri em setembro de 2022 um starterkit da homeit, que custou cerca de 350 euros, mais a instalação, acabou por ficar em cerca de 500 euros. Ora adquiri neste empresa, após alguma pesquisa na internet e esta empresa tinha como atrativo, entre outras coisas a questão de não ter mensalidades, conforme imagem de printscreen que anexo. Fui surpreendido recentemente com um email da empresa referida, que a partir de 1 de abril começariam a cobrar mensalidades, sem as quais não poderia continuar a usufruir das funções para as quais adquiri o hardware. Como entendo que é uma prática abusiva e lesiva dos interesses do consumidor, apresento esta queixa. De notar, que após enviar email para a empresa a reclamar desta situação, (há cerca de 3 dias) enviando o printscreen que vos envio, rapidamente a empresa alterou no seu site essa referência à ausência de mensalidades, passando a figurar a tal obrigatoriedade de mensalidade, temendo eu, que mais consumidores tenham sido perfeitamente enganados tal como eu fui, pois comprei um produto em determinadas condições, e passados uns meses essas condições foram alteradas unilateralmente. Produto adquirido segundo a política dessa altura. Alteração contratual a partir de 1 de abril, sem alternativa possível. Resumindo, ou pago ou perco todo o investimento entretanto efetuado
Data de ocorrência: 17 de março 2023
Homeit
22 de março 2023
Caro cliente,

Lamentamos o descontentamento causado pelas recentes mudanças no preçário do software Homeit. Queremos esclarecer a situação e abordar as suas preocupações de forma transparente:

- O novo preçário entrará em vigor a partir de 1 de abril deste ano. Asseguramos que todos os nossos clientes foram informados com um mês de antecedência por email. Já estamos atualizando as informações em nosso site e pedimos desculpas por eventuais inconsistências que possam ocorrer durante este processo.
- Quanto à garantia, o Código Civil estabelece um período de 6 meses para equipamentos utilizados em atividades profissionais. Como adquiriu o produto em setembro de 2022, o período de garantia ainda está em vigor e, portanto, deve usufruir do antigo tarifário até o final deste prazo.
- Mesmo com a introdução das mensalidades, continuará sendo possível utilizar o sistema localmente através do Bluetooth, de forma gratuita. Acreditamos que a taxa mensal de 2,5€ para a funcionalidade de gestão remota é justa, levando em consideração os benefícios que oferece.
- As alterações nos preços do software são uma resposta às condições de mercado e à necessidade de manter a qualidade do serviço prestado pela Homeit. Garantir a sustentabilidade e a confiabilidade do serviço é fundamental para nós e para os nossos clientes.
- Caso possua a evidência de uma comunicação oficial da Homeit que mencione um software gratuito "para sempre" ou "vitalício", pedimos que nos envie essa informação. Nesse caso, honraremos o compromisso assumido. No entanto, é importante salientar que assumir que um "plano gratuito" permanecerá gratuito indefinidamente é, na nossa opinião, uma interpretação incorrecta.

Entendemos a sua frustração e estamos comprometidos em encontrar uma solução justa para todos os envolvidos. A sua satisfação é importante para nós, e trabalharemos para esclarecer quaisquer dúvidas adicionais ou discutir possíveis alternativas que possam atender às suas necessidades.

Agradecemos a sua compreensão e esperamos poder continuar a fornecer-lhe um serviço de qualidade.

Atenciosamente,
Bernardo Ferreira