45.4
Blue Planet Technologies, SA.

Homeit - Homeit é uma burla ?

Sanjiva Cacodcar
Sanjiva Cacodcar apresentou a reclamação
24 de junho 2023
1. Em 2019 comprei para a minha habitação permanente, para uso individual, o Homeit KIT com Smartlock e Teclado por 399 euros.

2. Antes da compra fui esclarecido por várias vezes pela Homeit que não haveria pagamentos adicionais nem subscrição no futuro.

3. Há pouco tempo o serviço foi desligado por falta subscrição em um plano..

Nenhum potencial cliente deverá confiar na Homeit. Depois da compra do serviço as condições mudam arbitrariamente e o equipamento associado a esse serviço fica inoperacional. A empresa decide unilateralmente alterar o seu modelo de negócio mesmo para os clientes antigos.
Data de ocorrência: 24 de junho 2023
Homeit
26 de junho 2023
Estimado Sr. Sanjiva,

Agradecemos o seu contacto e compreendemos as suas preocupações. Esclarecemos que, quando comprou o nosso Homeit KIT em 2019, estava incluído o acesso e uso gratuito da aplicação homeit para gerir o equipamento. O acordo celebrado com o senhor tratava-se de um contrato de compra e venda de equipamento, que abrangia a instalação e manutenção em áreas físicas determinadas por si.

Na altura, o nosso modelo de negócios estava focado principalmente na comercialização de equipamentos, não tendo havido formalização de um contrato adicional relativo ao software como serviço ("SAS"), de acesso e uso ("PAS") ou outro semelhante. Desta forma, o senhor beneficiou da utilização gratuita da aplicação homeit durante quatro anos, sem a necessidade de um contrato de subscrição associado.

Quero salientar que a aplicação homeit, mencionada inicialmente, passou por diversas atualizações e aperfeiçoamentos ao longo destes anos, como reflexo das mudanças nas condições do mercado. Em resposta a estes desafios, mudámos o nosso modelo de negócios e introduzimos planos de subscrição para o acesso e uso da aplicação.

Sublinhamos que esta alteração não é um aumento de preços, mas uma mudança no nosso modelo de negócio. A homeit fez todos os esforços para informar os seus clientes sobre estas mudanças e evitar qualquer interrupção dos serviços. Os preços dos planos de subscrição propostos estão alinhados com o mercado, sendo até inferiores aos praticados por outros concorrentes.

No entanto, devemos mencionar que a manutenção do serviço gratuito tornou-se insustentável, em parte devido ao aumento dos custos associados ao desenvolvimento da plataforma, mas também para refletir a compensação justa pelo uso de uma aplicação mais robusta, com mais funcionalidades e maior segurança.

Ressaltamos que a homeit, tal como qualquer empresa, não pode estar vinculada a fornecer serviços gratuitos de forma vitalícia, a menos que isso seja estipulado em um contrato, o que não é o caso. Neste sentido, a homeit teve de adaptar-se, atualizando as condições de acesso e uso da aplicação.

Por fim, informamos que, se optar por não aderir a um dos nossos novos planos, ainda poderá continuar a usar o equipamento instalado no teclado e também controlar o próprio smartlock com a app "Nuki". No entanto, a capacidade de gerar e gerir chaves digitalmente, utilizando a aplicação, não estará disponível.

Esperamos sinceramente que continue a ser nosso cliente e estamos à sua disposição para esclarecer qualquer dúvida.

Equipa homeit
Sanjiva Cacodcar