Sōzō Portugal, S.A.

Honda Automóveis - Jante danificada

Carlos Teixeira apresentou a reclamação
21 de maio 2023
Exmos Srs.
Venho por este meio relatar/reclamar o seguinte:

- Comprei uma viatura de marca Honda Civic e:HEV Sport (o novo Honda Civic) e que me foi entregue no dia 13 de janeiro de 2023, da qual estou globalmente muito satisfeito (é, de facto, um excelente carro - bonito, robusto e dinâmico);
- Passado pouco mais de 3 meses fiquei com a jante frontal do lado do condutor danificada (pela projeção de um objeto sobre a jante);
- Sendo ainda a viatura muito nova, e com vista à reparação da jante, telefonei para o stand/oficina onde tinha comprado o veículo: Santogal Honda (Alfragide);
- Disseram-me que, para este serviço, e uma vez que tudo pertence ao polo Santogal Alfragide, deveria entrar em contacto com as instalações da Oficina Audi Alfragide (imediatamente ao lado da Honda Alfragide) - e assim fiz.
- Pelo telefone, e uma vez que vivo em Mafra (a cerca de 40 Km de Alfragide), pediram-me para enviar fotografias da jante;
- Informei que o dano era muito localizado (uma pancada num aro da jante);
- Após análise das fotografias, responderam-me dizendo que a jante teria que ser reparada na Casa das Jantes, em Braga;
- A reparação seria rápida, e se entregasse o carro numa 3ª feira poderia levantá-lo numa 5ª feira;
- Depois de me informarem que às 5ª feiras tinham a visita da transportadora da Casa das Jantes, levei a minha viatura na 4ª feira, dia 10 de maio (por comodidade, optei por entregar neste dia, pois encontro-me muito deslocado de Alfragide, aproveitando uma boleia);
- No local disseram-me que, dado o observado, a jante tinha sofrido o impacto de um objeto metálico, mas que, ao invés de enviarem a jante para a Casa das Jantes, em Braga, poderiam resolver o assunto na oficina;
- Após ter colhido opiniões da Casa das Jantes, sublinhei que gostaria que a mesma fosse reparada neste local, em Braga;
- Disseram que o serviço ficaria igualmente bom fazendo-o na oficina de Alfragide;
- Na 6ª feira, dia 12 de maio, pelas 16.30h, desloquei-me por iniciativa própria às instalações da Oficina Audi Alfragide, e verifiquei que ainda não tinham reparado a jante; sublinhando outra vez que, e uma vez que a jante ainda não tinha sido reparada, a reparação deveria ser feita na Casa das Jantes, em Braga;
- Voltaram a insistir na reparação da jante na oficina e que a mesma estaria pronta na 2ª feira, dia 15 de maio;
- Na 2ª feira, dia 15 de maio, desloquei-me à oficina;
- Informaram-me que tinham já reparado a jante, mas que não a tinham montado ainda porque estava quente e precisava de curar;
- Pedi para ver a jante;
- Reparei que a mesma estava marcada na sua totalidade por aquilo a que designaram por pequenos lixos (a jante estava repleta destas imperfeições);
- Disseram-me para não me preocupar (!) pois tudo aquilo ia ser removido, lixando a jante (mas lá me foram dizendo que era um trabalho demorado e difícil por causa do design da jante - ou seja, nunca iria ficar a 100%);
- Foi-me informado que tinham demorado, pois estavam com falta de pessoal e tinham também muito trabalho;
- Referi novamente que o trabalho deveria ter sido feito na Casa das Jantes, em Braga, como inicialmente ficou definido, até porque estavam com falta de pessoal para fazer um serviço pequeno, comparativamente com outros, não devendo fazê-lo a correr;
- Vendo a minha insatisfação com o trabalho apresentado, assim como pela falta de garantias que o mesmo ficasse bom, informaram-me que iriam enviar a jante para Braga;
- Na 6ª feira, dia 19 de maio, telefonam-me para ir levantar o carro a partir das 11.00h;
- No dia assinalado, desloquei-me às instalações da Santogal Alfragide (Oficina Audi Alfragide), para levantar a viatura;
- Analisei a jante;
- Perguntaram-me o que achava, a que respondi que a jante estava toda suja (depois de reparada, não se compreende como estava com aquela apresentação para entrega a um cliente) e que estava com imensa tinta/verniz - um dos símbolos que existe na jante estava quase imperceptível, comparativamente com os outros das outras jantes;
- Disseram-me que tinham constatado também que a jante tinha vindo muito suja e que, mesmo assim, já a tinham lavado e que também eram da opinião que o trabalho na Casa das Jantes não tinha ficado bom (o rececionista e o chefe da oficina);
- Vendo o meu desalento, disseram-me que não me cobrariam nada.

Não coloco em causa, de forma alguma, o trato pelos senhores que acima referi. Antes pelo contrário, o trato foi sempre cordial, educado e prestável.
Coloco em causa todo o processo de reparação e o mau resultado final, levando a que nem sequer me cobrassem um trabalho demorado e cheio de peripécias.
O trabalho seguiu inicialmente um rumo que eu não pretendia (uma 1ª repintura imperfeita na oficina), culminando numa 2ª repintura na Casa das Jantes, em Braga, no qual se nota o excesso de material com que a jante ficou. Inicialmente, e após ver o 1º trabalho, perdi a confiança no que estavam a fazer na oficina; no 2º trabalho, perdi totalmente a confiança no trabalho que foi executado na Casa das Jantes (a apresentação totalmente suja da jante para entrega ao cliente é igualmente espelho do mau serviço prestado).
Fiquei extremamente desiludido com o trabalho feito neste último local, pois pensava que sabia como trabalham, tendo visto também o resultado desse mesmo trabalho.

Tenho uma viatura nova com uma jante duas vezes mal reparada (segundo a minha opinião, corroborada igualmente pela opinião dos senhores da oficina em Alfragide).
O que era um dano localizado transformou-se, agora, numa jante estragada.
Após ter perdido completamente a confiança nestas reparadoras, só vejo, como solução para este problema: solicitar a V. Exas que me substituam a jante arruinada por uma nova jante.
Data de ocorrência: 19 de maio 2023
21 de maio 2023
Exmo(a). Sr(a). Carlos Teixeira,

Desde já agradecemos a vossa comunicação.

Informamos que a situação por vocês exposta no dia 2023-05-21 se encontra em acompanhamento pelo nosso departamento de Apoio ao Cliente, que irá contactá-los através do seguinte endereço: apoiocliente@sozo.pt.

Sózó Portugal
22 de maio 2023
Aguardo contacto, uma vez que a V. mensagem foi gerada automaticamente.
Destaco ainda que nunca me teria ocorrido falar da Casa das Jantes, em Braga, pois desconhecia a existência desta parceria entre a oficina do grupo Santogal (e que intervém também veículos Honda) e esta reparadora do Norte. De qualquer forma, manifestei sempre preferência pela Casa das Jantes. No entanto, repito, a oficina da marca insistiu na reparação local - situação que originou uma primeira má reparação - antes de, segundo a oficina (!), optarem pelo envio da jante já (mal) intervencionada para Braga. Refiro ainda que resolvi levar a viatura ao local onde a tinha comprado, uma vez que é nova e está em garantia.
12 de junho 2023
Exmo(a). Sr(a). Carlos Teixeira,

Informamos que a situação por si exposta no dia 2023-05-21 foi acompanhada pelo nosso departamento de Apoio ao Cliente, tendo sido contactado através do seguinte endereço: apoiocliente@sozo.pt.

Sózó Portugal
12 de junho 2023
A situação foi resolvida exclusivamente por mim, com a compra de uma jante nova num outro concessionário autorizado.
Carlos Teixeira avaliou a marca
18 de julho 2023