Hospital de Braga
  • hbraga@hb.min-saude.pt

Hospital de Braga - Excesso de tempo á espera consulta, e remarcação da mesma

Aguarda resposta
Lara Sofia Matos Amorim coelho
Lara coelho apresentou a reclamação
10 de abril 2024
Eu, Lara Sofia Matos Amorim Coelho nº Utente: 176849566 venho por este meio expor a minha situação:
Em Maio de 2021 comecei a deixar de conseguir estar a pé no meu trabalho, muitas dores na zona lombar, nádega e perna esquerda. Como já tinha sido operada a uma hérnia na lombar no ano 2014 pensei que fosse uma pequena crise inflamatória.
Fui ás urgências onde fiz raio X e medicação, mas sem alívio nas dores. Fizeram uma carta para entregar ao meu médico de família.
Logo que tive vaga no meu médico de família levei a carta e falei que ainda estava com a mesma dor e não conseguia andar direito. O médico passou me medicação, baixa, fisioterapia e encaminhou me para Hospital da residência (Barcelos) especialidade de Ortopedia.
Passado algum tempo fui chamada ao Hospital de Barcelos (20/09/2021) para a consulta de Ortopedia, onde o Dr. foi informado que as minhas dores continuavam, nem mesmo com fisioterapia aliviava, o Dr. Pediu para fazer ressonância coluna cervical, coluna dorsal e coluna lombar.
Entretanto em Novembro 2021 fui novamente á consulta de ortopedia no Hospital de Barcelos onde o médico informou-me os problemas que eu tinha (Hérnias e outros… na zona lombar onde já tinha sido operada em 2014), encaminhou me para Hospital de Braga para a Consulta de Ortopedia pois não era da competência do médico os procedimentos que deveria ser feito (informou me que só com cirurgia ia ficar melhor).
Então continuei de baixa médica, até quem me cancelaram o pagamento da baixa médica na junta médica (devido a não ter o relatório do Hospital de Braga, o relatório do hospital de Barcelos já não servia, já tinha passado quase um ano deste relatório). Conclusão: Fiquei de baixa sem receber.
Continuei á espera de consulta do Hospital de Braga, até que quase 2 anos depois sou chamada para ir á consulta de Ortopedia (Setembro 2023). Quando fui atendida pelo médico perguntou-me o que se passava, eu expliquei as minhas queixas e tudo que se passou desde o início.
Para meu espanto o médico não tinha qualquer informação minha no processo, eu disse que o médico do hospital de Barcelos reencaminhou tudo. O médico respondeu que era problema com os ficheiros, mas não valia a pena pedir a quem tratava dos ficheiros para enviar o processo visto que eu expliquei tudo.
Para terminar a consulta o médico pediu para fazer novamente as ressonâncias e só depois decidir o que fazer com o meu caso.
Eu perguntei se demorava muito para fazer as ressonâncias e quando seria a próxima consulta, ao que o médico respondeu que estavam a chamar para fazer estes exames em 7 meses e que a consulta seria por volta dessa altura.
Mais tempo de espera, e cada vez mais com crises na minha coluna em que de repente deixava de poder sentar-me e andar deixando desamparado o meu filho de 5 anos.
Até que marcaram me consulta para dia 18/04/2024, “pensei que bom”, mas depois pensei, ainda não fiz os exames. Foi então que liguei para o Hospital de Braga a expor a situação, disseram que era normal para esperar até cerca de 1 a 2 semanas antes da data marcada da consulta e se nessa altura não me tivessem chamado para voltar a ligar.
O óbvio aconteceu, voltei a ligar para Hospital de Braga a dizer que não me tinham chamado para fazer os exames,
“Resposta: menina a sua consulta foi alterada para Março de 2025!!! Como!!! Desculpe!!!! Sim foi marcada consulta para Março de 2025!!!! mas esperem estamos em Abril de 2024!!! sim não posso fazer nada se quiser reclamar faça um email para o gabinete do cidadão a expor a sua situação.”

Aqui estou eu a reclamar, expondo a minha situação.
O que preciso é de:
- Ter exames feitos o mais rápido visto já ter passado o tempo de espera previsto, (aliás todos os prazos que tem no Portal do Tempo do Hospital de Braga, a espera de consultas, foi totalmente ultrapassado na minha situação.)
- Ter a consulta antecipada para quando os exames estiverem feitos, (não consigo esperar tanto tempo, não tenho qualquer qualidade de vida e meu filho não tem culpa, sabe o que é querer ajudar o seu filho e ter de ir de gatas para poder lhe ajudar!!!!)

Agradecia resposta a minha reclamação/queixa.

Peço desculpa, mas cansei-me de esperar, se me sentisse bem e capaz de ter uma vida normal, mas não!
Eu sinto me uma pessoa inválida.
Data de ocorrência: 10 de abril 2024
Lara coelho
29 de abril 2024

Continuo espera de resposta da parte do Hospital de Braga.
Lara Sofia Matos Amorim coelho
Lara coelho está a aguardar resolução da marca