Hospital de Santo Espirito

Hospital de Santo Espirito - Deslocação de doentes

Francisco Mendonca
Francisco Mendonca apresentou a reclamação
28 de outubro 2022
Estou a ser seguido no IPO Porto desde 2019, com alguns precalcos pelo caminho, no apoio a estas deslocacoes, por relutancia do Hospital de Santo Espirito de Angra do Heroismo, em aceitar que tivesse iniciado tratamento na instituicao do Porto visto nao encontrar no HSEIT tratamento adequado ao meu caso clinico. Sou residente em Angra do Heroismo, mas optei por ser tratado no IPO Porto, porque no meu hospital de residencia declararam a inevitabilidade de uma traqueostomia apos alguns exames medicos. Perante essa "inevitabilidade" solicitei apoio na busca de uma segunda opiniao medica, apoio esse que no inicio me foi negado por, no parecer dos medicos encarregues do meu processo, bem com do C. de Administracao do HSEIT, nao haver alternativa a dita traqueostomia.Com alguma dificuldade, apos ter conseguido marcacao de uma primeira consulta no IPO Porto por minha iniciativa e persistecia, foi disponibilizado apoio as minhas deslocacoes ao IPO, onde fui sujeito a intervencao, a laser com sucesso, sem necessidade da "inevitavel" traqueostomia sentenciada pelo HSEIT. Como e obvio, estou a ser seguido, com alguma regularidade, 2 vezes ao ano, pelo IPO Porto, mas por duas vezes fui "obrigado" a lembrar o HSEIT de dar seguimento ao processo de apoio na deslocacao ao Porto. E um direito de qualquer Utente, ser apoiado pelo Estado, ao ser deslocado, quando nao consegue tratamento adequado na sua area de residencia.No passado dia 11 Outubro voltei a ter consulta no IPO Porto, ato medico que foi dado a conhecer atempadamente, aos servicos competentes do HSEIT, para darem inicio a mais um processo de deslocacao. Desta vez e apesar de eu ter relembrado os servicos do HSEIT, este Hospital demitiu-se do seu dever de me apoiar nesta deslocacao, nao dando ate a data de hoje qualquer justificacao para tal, sendo que tive que me deslocar ao IPO Porto assumindo, por inteiro, as despesas dessa deslocacao. Perante o silencio do HSEIT, contatei a Direcao Regional de Saude que de imediato reportou a rececao da minha exposicao, mas ate a data mantem silencio, tal qual a entidade hospitalar. Por outro lado, na ausencia de tal silencio, contatei a Vice-Presidencia do Governo Regional dos Acores que nem se dignou informar a rececao do meu contato.
Nao posso aceitar que nos dias de hoje, um Estado se esquive ao seu dever de proteger os seus cidadaos.Tenho o direito ao acesso a Saude Publica e ha um Hospital que tem tentado, por mais que uma vez, limitar esse direito, sem qualquer razao aparente, primeiro ao querer (quase) obrigar-me a uma intervencao cirurgica, que iria deixar marcas para todo o sempre, sem me dar hipoteses de segunda opiniao, e agora ao desvincular-se da sua obrigacao de me apoiar no direito a um tratamento digno! Mais revoltado fico quando os orgaos competentes da Regiao tardam em tomar uma posicao sobre este lamentavel processo.
Data de ocorrência: 10 de outubro 2022
Francisco Mendonca