42.1

Em tratamento
Karina
Karina apresentou a reclamação
27 de abril 2024
No dia de hoje me dirigi a Urgência do hospital Pedro Hispano com fortes dores na face e sangramento nasal.

Ao me dirigir a recepção a atendente me solicitou um documento que eu não possuo, pois o meu documento válido aqui em Portugal é o meu “Certificado de Registro de Cidadã Europeia”, com validade até 2027, é ele que garante minha residência legal aqui no país. Somente após o fim desta validade é que poderei solicitar o cartão de residência permanente, conforme a lei determina:

“O Cartão de Residência Permanente, que formaliza o direito de residência permanente em Portugal, só pode ser pedido pelo familiar de cidadão da UE/EEE/Suíça nacional de Estado terceiro após cinco anos seguidos a viver legalmente no país e deve ser renovado.
https://www.sef.pt › pages › conte...”

Ao dizer isso a ela e apresentar o “Certificado de Registro de Cidadã Europeia”, ela rudemente o empurrou sem sequer olhar e falou que eu deveria apresentar um cartão azul. Cartão este que é cara ser usado por todo cidadão europeu em férias, quando estiver FORA do seu país de residência. Eu resido aqui em Portugal com minha família, sendo que em meu registro consular Italiano tenho Portugal como residência permanente, não estou aqui em férias eu moro aqui.

Enfim, a atendente foi extremamente grosseira sem nenhuma simpatia e acolhimento, sendo que este deveria ser o setor de maior receptividade, pois é o primeiro contato de quem já está se sentindo muito mal com a instituição, que vai, em teoria, “cuidar” de seu bem estar.

Eu expliquei para esta atendente que estava com sangramento nasal e mesmo sabendo que se trata de uma área especializada, otorrinolaringologia, ela não me informou que não tinham essa especialidade aos finais de semana me cobrou a Taxa Moderadora por um serviço que ela sabia que não iria ser prestado.

Ao entrar para a triagem com a enfermeira, não foi auferida minha pressão, batimentos, temperatura, nada, apesar de eu falar que estava com dor na face e apresentar uma solicitação da minha médica de família para atendimento, pois minha médica da família me disse que quando eu tivesse um sangramento nasal considerável eu deveria ir a urgência e apresentar a sua referenciação para urgência. Mesmo assim nada foi feito e fui informada pela enfermeira que não havia otorrino disponível no final de semana e que eu deveria passar com a clínica geral.

Após aguardar o atendimento, que não tardou muito e eu ainda estava a esperar no local errado, pois nem conduzida ao local certo de espera eu fui, finalmente a médica me atendeu.

Embora não possa reclamar do acolhimento, pois ela foi muito simpática ela também sequer me tocou. Não analisou minhas narinas, não fez exame de toque nos seios maxilares e não levou em conta minha dor na face, pois era como se minha cabeça pesasse muito, sendo que, a única instrução que recebi foi: que para parar o sangramento eu colocasse gelo dentro da boca, bolsa gelada na fronte e não inclinasse a cabeça para trás. A dor na minha face foi totalmente ignorada e sai de lá da mesma forma que entrei e mais pobre, pois deixei 16€ da taxa moderadora, gastei com transporte sem contar o tempo que perdi e não me foi prestado nenhum serviço.
Data de ocorrência: 27 de abril 2024
29 de abril 2024
Exma. Senhora,

Recebemos a sua exposição que foi registada nesta Instituição, tendo merecido a melhor atenção.

De acordo com os procedimentos em vigor, iremos proceder ao esclarecimento dos factos relatados e posteriormente será enviada uma resposta a V. Exa.

Gabinete do Cidadão
Hospital Pedro Hispano está a aguardar resposta do utilizador